Neste artigo, confira como a transformação digital na comunicação agrega pontos extremamente relevantes para a experiência do cliente!

Um dos aspectos mais importantes trazidos pela transformação digital foi a mudança na forma com que as empresas se relacionam com os consumidores.

Se antes as equipes de marketing criavam conteúdo para um público massivo, exibindo-o na televisão, jornais ou outdoor, com poucos recursos para segmentar o público, agora podem atingir diretamente o seu público-alvo.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Vamos conhecer mais sobre os impactos da transformação digital na comunicação?

Quais são as grandes mudanças no mercado?

Hoje as equipes de marketing têm a possibilidade (e o dever) de observar os clientes, aprender o que eles querem e precisam e criar conteúdo de acordo com isso.

Em resumo, os esforços de marketing devem ser focados no público certo e apresentado da forma certa. E se a empresa tem um público variado, apresentar conteúdos diversificados e direcioná-los corretamente é fundamental para o sucesso do negócio. 

Outra mudança trazida foi o grande número de plataformas para interação com o público. Enquanto no modelo antigo haviam poucos canais de comunicação e eles mudavam muito lentamente, hoje novas mídias continuam surgindo constantemente e estão sempre mudando.

O público migra de uma para outra e os times de marketing devem estar sempre atentos a isso. Os chamados Millennials não usam mais o Facebook como há alguns anos — eles preferem o Instagram ou WhatsApp —, enquanto as gerações anteriores começaram a usar mais esse canal, por exemplo.

Cada plataforma tem sua própria estética, regras e melhores práticas, e o conteúdo deve também ser personalizado para cada uma delas.

Quais são as possibilidades com a transformação digital na comunicação?

Isso trouxe muitas novas oportunidades para profissionais de comunicação usarem a criatividade e os tirou de uma zona de conforto onde bastava criar alguns anúncios e investir toda a verba em alguns poucos e grandes veículos.

Para os consumidores as mudanças também foram significativas.

Eles têm mais acesso a informações, contato direto com as empresas por diversos canais, e sabem que elas estão empenhadas em responder a todos, pois não querem ser vistas como organizações que deixam seus clientes falando sozinhos nos maus momentos.

Sites onde consumidores opinam e publicam queixas também obrigam empresas a serem mais cuidadosas.

Em resumo, a transformação digital na comunicação afinou a conversa entre e misturou os papéis de emissores e receptores. Se antes a empresa falava a todos do alto da montanha e não ouvia ninguém, agora se trata de fato de uma comunicação focada no cliente específico e de duas vias. 

Essa personalização e interação leva a relacionamentos mais sólidos, que geram maior engajamento e fidelização. 

Por que a análise de dados é fundamental?

Graças à transformação digital na comunicação, hoje também podemos criar relatórios muito detalhados sobre a performance das campanhas e conteúdos, sobre o comportamento do público, engajamento de cada ação e, com a ajuda da análise de dados, ter insights para ajustes e testes A/B. 

Tudo o que fazemos na internet deixa uma pegada, e cabe aos responsáveis pela comunicação seguir os passos do público para entender os seus hábitos em detalhes.

Os dados que podem ser obtidos das redes sociais vai muito além de informações demográficas, por exemplo.

Podemos usar a visualização de dados para saber os interesses específicos do nosso público, com quem ele interage, encontrar pessoas com interesses parecidos, quais conteúdos eles gostam mais e quais ignoram. 

Qual a importância dos relatórios?

Transformação digital na comunicação

Com os dados em mãos, podemos partir para análise e criar relatórios detalhados para descobrir o que precisamos mudar para atingir o nosso público.

E criar relatórios também ficou mais fácil na era digital. Se antes as equipes tinham que fazer os relatórios desde o esboço até a apresentação final, hoje temos serviços que proporcionam templates de relatórios personalizáveis como este abaixo:

Os relatórios de marketing digital são muito úteis para aumentar o engajamento em suas redes sociais e otimizar suas campanhas de publicidade. Os relatórios podem ser uma visão geral ou se referir a um canal apenas, e podem incluir dados como:

  • uma visão geral de sua estratégia de marketing;
  • seus objetivos de marketing;
  • métricas de conversão, como leads orgânicos (os que gerados através de conteúdo não pago, em resumo) e os leads pagos, além do custo por conversão;
  • métricas de tráfego gerado por cada canal e segmentação;
  • uma visão geral do SEO, incluindo as palavras-chave que têm melhor performance;
  • visão dos dos canais de mídia social;
  • desempenho dos canais específicos;
  • métricas de engajamento: impressões, cliques, contagem de inscrições, gostos e comentários;
  • informações demográficas, como idade, região, sexo e profissão;

Tudo isso fornece informações para otimizar a comunicação com o público, focar nos canais que dão melhor retorno e ajustar ou deixar de lado os que mostram não ter boa presença do seu público-alvo.

Como a criação de personas pode auxiliar?

Com todas essas possibilidades para conhecer o seu público, fica muito mais fácil também criar personas. Tudo o que você precisa para criar as suas está em algum lugar no trajeto que seu cliente percorre até chegar fazer determinada ação. 

Para criar personas, que podem ser consideradas como a representação do cliente ideal, você precisa entender como os seus clientes interagem com a sua marca, como e quando eles compram, o que gostam, os seus passatempos, formação e outras.

Essas informações são fáceis de conseguir, mas ter certeza que você as entende e pode usá-las é algo mais complexo. Para facilitar a visualização, utilizar infográficos pode ser uma boa opção, como no caso da persona abaixo:

Sendo a persona um elemento essencial para a comunicação com o seu público e sua estratégia de marketing, construí-la bem é praticamente tão importante quanto determinar o seu público-alvo.

Isso porque ter uma persona bem construída é a base para personalizar a comunicação com o seu cliente, enquanto definir o público-alvo é algo mais abrangente e referente a um grupo de consumidores que possuem um perfil semelhante.

Para ambas as finalidades, você deve contar com o apoio dos recursos que fazem parte da transformação digital e conhecer melhor quem você quer impactar e quem quer que interaja com a sua marca.

Construindo relacionamentos de longo prazo

Os recursos digitais nos deram ferramentas para entender o público de maneira inimaginável há alguns anos, e isso ajuda não só na comunicação, mas na otimização dos produtos e serviços.

O que, no fim, leva a um melhor relacionamento com o cliente ao oferecer o que ele de fato precisa.

As necessidades, os seus gostos e feedbacks, voluntários ou involuntários, dos consumidores cada vez mais oferecem ideias para melhorias e mesmo criação de produtos. Por isso, quanto antes as empresas se adaptarem aos recursos disponíveis, mais rápido elas vão alcançar os consumidores.

Gostou de conferir um pouco mais dos impactos da Transformação digital na comunicação? Continue no nosso blog e confira: Como captar clientes? Confira as melhores dicas e insights!

Esse artigo foi escrito em parceria com o blog Venngage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *