Customer Data Platform é um banco de dados unificado que permite a diversos setores de uma empresa acessarem informações. Veja como as empresas podem se beneficiar ao utilizar a ferramenta!

Lidar com dados não é uma tarefa fácil. O grande volume de informações trafegadas na internet resulta na enorme variedade e dispersão de meios para extração, o que torna o trabalho de retenção e engajamento mais complicado.

A cada dia, a expectativa dos clientes com a experiência dos produtos segue aumentando.

Consumidores cada vez mais querem que a comunicação com marcas seja uma experiência fluida que reflita suas intenções baseado no comportamento e interesse do momento, com sugestões assertivas e que façam sentido.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Vamos conhecer mais sobre Customer Data Plataform?

O que é o Customer Data Platform?

O Customer Data Platform (ou CDP) é um software responsável por criar um banco de dados persistente e unificado com informações extraídas de várias fontes. O objetivo, então, écriar um perfil único e entregar uma experiência personalizada para cada cliente.

“Se há uma coisa com a qual todos podemos concordar na era da transformação digital, é esta: há tantos dados disponíveis sobre nossos clientes, os dados estão saindo de tudo e de todos os lugares.”

Disse Daniel Newman em artigo publicado no site da Forbes.

No passado, as pessoas costumavam realizar compras em lojas físicas e ter uma relação direta com os vendedores, dessa forma era possível saber exatamente o que o cliente precisava, além de sugerir as melhores soluções.

Atualmente, a maior parte da comunicação entre empresas e clientes é feita por canais digitais, como um Contato Inteligente (também conhecido por chatbot), o que significa que clientes interagem mais com softwares do que pessoas. 

Está gostando do conteúdo? Que tal se aprofundar ainda mais?

Aplicações de Chatbots



 

Essa comunicação possibilita muitas vantagens tanto para o cliente quanto para a marca, oferecendo benefícios como:

  • a otimização de processos;
  • redução de custos;
  • disponibilidade de atendimento durante todo o dia;
  • realização de compras em qualquer lugar e em qualquer hora.

Além de ser uma ferramenta poderosíssima para entender o comportamento do cliente, coletar dados e aprimorar a jornada de compra do usuário.

Ao mesmo tempo, empresas estão tendo dificuldade para responder e identificar os clientes de acordo com cada necessidade, especialmente quando a comunicação com a marca é feita por vários canais. O que gera uma fragmentação dos dados de clientes por diversas bases.

Suponha que um cliente realiza o primeiro acesso ao seu site, as primeiras informações serão armazenadas por meio de cookies no navegador e trackings de comportamento. Logo em seguida, decide realizar um contato por meio do chatbot e após, se registra na newsletter

Considerando esse pequeno fluxo, o cliente já realizou contato com a marca por meio de 4 sistemas que possuem diferentes informações sobre o mesmo. Evidenciando a necessidade de possuir uma camada central para visualizar e unificar os dados de todos os sistemas

Com os dados centralizados, é possível mapear o comportamento do cliente e ter mais assertividade ao disparar campanhas de marketing e vendas.

Partindo do ponto de vista do cliente, é possível perceber claramente as consequências da difusão de dados citada acima no dia a dia.

Por exemplo, quando pesquisamos por um produto e recebemos vários anúncios para comprá-lo ou quando continuamos a visualizar anúncios de produtos que já compramos e recebemos ofertas por e-mail que não temos mais interesse.

Como o Customer Data Platform funciona?

O Customer Data Platform funciona como uma plataforma centralizadora dos dados. Primeiramente todos os dados de usuário são coletados através dos serviços conectados, então, esses dados são limpos e unificados gerando uma nova base de dados.

Com essa nova base, é possível gerar análises por meio de inteligência artificial e seguir modelos de machine learning para realizar predições. 

O processo completo da utilização de um CDP pode ser descrito da seguinte forma:

1. Inserção de dados

Integração de dados com os sistemas-base. Nessa fase, é importante mapear e definir as origens dos dados.

2. Normalização dos dados

Padronização dos dados para que possam ser comparados da melhor forma. Os perfis de cada base são unificados formando um perfil único (também chamado de perfil 360º). Aqui estarão todas as informações do usuário, como por exemplo, comportamento, cliques, últimas ações, transações, entre outros.

3. Analytics & Machine Learning

Com a base normalizada já pronta, é possível analisar os dados dos clientes e seu comportamento. Os algoritmos de machine learning ajudam a reconhecer padrões, obter insights e aumentar o engajamento em futuras atividades do marketing.

4. Segmentação

Definição de grupos alvo específicos para campanhas de marketing e vendas. É possível criar grupos de consumidores baseado em características comuns. Por exemplo: consumidores de Belo Horizonte que interagiram com o chatbot com pelo menos 2 mensagens na última semana.

5. Ação

O envio da campanha para o segmento de clientes definido no passo anterior. Pode ser por meio de um e-mail, sms, notificação, uma propaganda ou até mesmo anúncios em redes sociais. 

Customer Data Plataform na prática
Customer Data Plataform na prática.

Por que usar uma Customer Data Platform?

Os consumidores são o centro de tudo que fazemos. Para realmente entendermos e colocarmos o cliente no centro do negócio, ferramentas como o Customer Data Platform são a escolha certa para dar agilidade, independência e autonomia às equipes de marketing.

A precisão e a assertividade nos dados são fundamentais para alcançar bons resultados, fornecer uma experiência consistente, um bom marketing de engajamento, aumentar as vendas e até mesmo melhorar o seu produto.

Fale com um especialista

E aí, gostou do Customer Data Platform? Continue no nosso blog e confira: Quais são as principais tendências para 2021 em tecnologia e inovação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: