Que as datas promocionais ajudam a aquecer o mercado, incentivando o consumo e movimentando bilhões na economia, não é novidade pra ninguém. Agora, como se beneficiar da melhor maneira para ver suas receitas crescendo também nesses períodos?

Hoje em dia existe data para tudo, datas comemorativas que celebram desde causas importantes, como a conscientização sobre alguma doença, datas que evidenciam algum gênero, grau de parentesco, profissão específica, datas religiosas, datas que celebram sentimentos e assim por diante. 

São inúmeros os motivos para celebrarmos que muitas vezes nos perdemos e não nos organizamos a fim de tirar o melhor proveito de cada uma delas para o nosso negócio.

Cada data sazonal tem sua particularidade e um perfil de consumo diferente. São direcionadas a públicos distintos e favorecem segmentos de mercados diversos. 

É fundamental entender o momento de consumo, para ofertar o seu produto de forma que atenda a necessidade daquele consumidor, naquela ocasião específica.

Dito isso, seguem aqui algumas dicas de como se destacar na multidão e fazer com que as pessoas de fato lembrem da sua marca e as principais tendências de marketing. Vamos lá?

Quais as datas promocionais mais convertem no mercado nacional?

img DatasPromocionais - Datas promocionais: quais são as mais importantes no Brasil? Datas promocionais

As 3 principais datas promocionais em nosso país são:

1. Natal

O Natal é um feriado religioso, comemorado anualmente em 25 de dezembro. Essa data é o marco das comemorações do final de ano, antecipando a virada de ano e início das férias de verão em nosso país. Apesar de ser uma data cristã, o Natal é amplamente comemorado por muitas pessoas que não seguem a religião. 

Como costumes populares dessa data comemorativa as pessoas enfeitam suas casas com temas natalinos, com árvore de Natal, pisca-pisca, presépios, reúnem os familiares e amigos na véspera de Natal com músicas natalinas, comes e bebes e realizam a Ceia de Natal a meia noite celebrando o nascimento de Jesus. 

Além disso, uma característica muito marcante desta data é a troca de presentes entre amigos e familiares, sem contar ainda com a presença mágica do Papai Noel, que vem todos os anos presentear as crianças que se comportaram bem durante o ano que passou, não é mesmo?

Com tantas tradições que envolvem essa data, este é um período que estimula vendas de todos os segmentos, desde decoração, alimentos e bebidas, vestuário, brinquedos, entre outros. É um período de aumento significativo nas vendas dos varejistas e empresas de todos os segmentos e que vem apresentando crescimento constante ao longo dos anos. 

Para o Natal de 2020 Blip fez uma campanha super especial, de cunho emocional e social, onde as pessoas puderam presentear uns aos outros com presentes virtuais e foi um sucesso!

Black Friday

Nascida nos Estados Unidos, a Black Friday teve sua primeira edição no Brasil em 2010 e foi totalmente online.

No decorrer dos últimos dez anos o varejo físico foi aderindo também a essa data promocional já tão consolidada em outros países e, a partir de 2019, a data se tornou a mais importante em volume de vendas para o e-commerce nacional, superando o Natal, segundo o Ebit/Nielsen.

Só em 2020 a Black Friday movimentou no mundo digital R$4bi no Brasil, considerando quinta e sexta-feira.

A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro e apesar do receio que muitos varejistas têm, não canibaliza as vendas do Natal. Como dissemos acima, cada data tem seu público e seu perfil de compra. Se você ainda tem essa preocupação, precisa rever sua estratégia de vendas.

Segundo as intenções de busca realizadas no Google, essa temporada de compras do final de ano demonstra hábitos de consumo diferentes.

Enquanto no Natal as pessoas pensam em celebração e presentear ao próximo, na Black Friday o consumo é mais individual, com compras para si mesmo e para casa, destacando neste período o consumo de itens de tecnologia.

Entenda como o uso de chatbots pode ajudar e muito a impulsionar as vendas na Black Friday.

Dia das Mães

O dia das mães, é a data criada para homenagear a figura familiar materna e no Brasil acontece anualmente no segundo domingo de maio. É uma data que tem um apelo muito emocional e fortemente aguardada pelo comércio todos os anos, por disputar as primeiras posições no que diz respeito ao volume de vendas e faturamento no país.

Apesar de mãe ser mãe, elas não são todas iguais e não estão vivendo as mesmas fases da maternidade. Temos as mães que estão grávidas, as mães de bebês e crianças pequenas, mães de jovens, mães com filhos casados, mães que já são avós, mães de filhos de quatro patas e assim vai. 

Sendo assim, apesar da presenteada ser uma figura feminina, quem presenteará são pessoas de diferentes perfis e com isso a comunicação tem que ser adaptada e pensada para cada público específico.

Veja aqui um exemplo de campanha super personalizada para o Dia das Mães de 2020, realizada pela Blip.

Quais outras datas promocionais são relevantes?

Apesar de não estar no top 3 temos outras datas muito importantes que ajudam a movimentar fortemente a economia nacional, que são:

  • PÁSCOA: A Páscoa é um feriado religioso com data móvel, acontecendo sempre no domingo após a Sexta-Feira Santa.
  • DIA DOS NAMORADOS: No Brasil o dia dos Namorados é comemorado anualmente no dia 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro”.
  • DIA DOS PAIS: O Dia dos Pais é comemorado por aqui sempre no segundo domingo de agosto.
  • DIA DAS CRIANÇAS: O dia das crianças é celebrado anualmente em 12 de outubro.

Além dessas comemorações, existem outras datas promocionais em nosso país que no passar dos anos vem ganhando força e que devem ser aproveitadas e consideradas no calendário promocional de alguns segmentos, são elas:

  • Dia da Saudades: 30 de janeiro
  • Dia do Padrinho: 30 de janeiro
  • Dia Internacional da Mulher: 08 de março
  • Dia do Sogro: 10 de março
  • Dia Mundial do Consumidor: 15 de março
  • Dia do Beijo: 13 de abril
  • Dia da Sogra: 28 de abril
  • Dia do Trabalho: 1 de maio
  • Dia Internacional da Família: 15 de maio
  • Dia do Afilhado: 21 de maio
  • Dia do Abraço: 22 de maio
  • Dia do Homem: 15 de julho
  • Dia Internacional da Amizade: 20 de julho
  • Dia dos Avós: 26 de julho
  • Dia do Irmão: 5 de setembro

Do planejamento à venda

Agora que você já sabe das principais datas comemorativas que temos em nosso país é importante se planejar, se organizar para preparar com antecedência o que será ofertado em cada data e qual será sua estratégia de comunicação.

É importante lembrar que as pessoas hoje em dia buscam experiências personalizadas e buscam uma jornada de compra com a menor fricção possível.

Ninguém tem tempo sobrando nos dia de hoje e mesmo assim somos impactados por muito conteúdo ao decorrer do nosso dia, então as marcas precisam aproveitar de forma estratégica aquela fração de atenção dedicada a seus produtos. 

Esteja onde seu cliente está, ouça com atenção, chame ele pra conversa, tire suas dúvidas, entenda sua necessidade, oferte a ele o que ele precisa naquela ocasião. Uma boa maneira é realizar um atendimento de qualidade em canais de comunicação bem aceitos pelo público, como o WhatsApp, ou até mesmo utilizando chatbots.

Personalize essa relação para ser mais assertivo e conquistá-lo. Ofereça conveniência, facilite a vida dele, mostre que sua marca se preocupa.

Dê assistência personalizada, seja relevante e eficiente e sua marca irá se destacar, pode ter certeza! E você está enxergando as particularidades e características de cada data promocional?

Está otimizando da melhor maneira seus recursos e tempo para criar uma relação de longo prazo com seu público?

Gostou de conhecer um pouco mais sobre as melhores datas promocionais para o comércio? Continue no nosso blog e confira: Veja as 5 melhores estratégias para lançar promoção para clientes

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀