Programar é uma das principais funções de quem trabalha com sistemas e programas de computador. Mas existem diferentes linguagens de programação e muitos profissionais se especializam em algumas delas. Saiba mais!

Para muita gente, programação de computadores pode ser um bicho de sete cabeças. Por outro lado, é um assunto imperativo para quem quer entrar de cabeça no mundo da computação e realizar tarefas como desenvolver aplicações e sites.

Por isso, um dos primeiros passos para começar a programar é aprender e escolher entre as linguagens de programação mais usadas. Afinal, é com base nesses códigos que um profissional dessa área vai trabalhar diariamente.

O segredo dos computadores é que eles são muito bons e rápidos para realizar cálculos, ajudando os seres humanos a extrair informações, processar dados e automatizar tarefas.

Mas, sem alguém para dizer o que ele deve calcular, eles se tornam inúteis. É aí que pessoas que analisam sistemas, programam computadores e desenvolvem softwares entram.

Como analista de sistemas, aprendi que trabalhar com programação de computadores envolve, principalmente, a capacidade de se comunicar com as máquinas. Mas como podemos nos comunicar com o computador? Continue lendo e aprenda quais são as linguagens de programação mais populares.

Como funciona a programação?

Assim como existe a linguagem dos seres humanos, existe a linguagem de máquinas, que consiste apenas em zeros e uns: o sistema binário. O computador, em sua forma primitiva, não tem inteligência para juntar letras, formar palavras e extrair significado delas.

O ser humano não consegue resumir de forma prática e rápida uma complexa linha de raciocínio em apenas zeros e uns.

Ao longo do tempo, essas duas linguagens em extremos opostos do espectro foram se aproximando, de forma que o ser humano pudesse falar e ler instruções que seriam traduzidas em tempo hábil para binário. Para fazer a ponte, surgiram as linguagens de programação.

Logo, uma linguagem de programação é um padrão de comunicação de instruções para um computador através de palavras  e símbolos. Assim como qualquer linguagem, define regras de sintaxe e semântica que são traduzidas em um programa de computador.

Linguagens de programação mais usadas

Qual linguagem de programação aprender?

Escolha qual será sua atuação: front-end, back-end ou fullstack e procure conhecer as linguagens de programação mais utilizadas dessa área.

Cada vez mais, o ideal é não se prender a apenas uma linguagem ou tecnologia específica, principalmente no começo de sua carreira. Uma mudança de empresa ou projeto pode exigir que você lide com outras linguagens.

6 linguagens de programação mais usadas

Entre as linguagens de programação mais usadas hoje estão:

Linguagens de programação mais usadas
  • Java: portável e escalável. É a base de diversos sistemas, como o Android. Tem uma comunidade forte e extensa. Muitas empresas ainda têm sistemas desenvolvidos em Java, fazendo que a procura por profissionais que saibam a linguagem ainda seja considerável.
  • JavaScript: pode ser usada tanto no front quanto no back-end, sendo umas das linguagens mais versáteis. É a linguagem majoritária para desenvolvimento web e dificilmente um programador não terá contato com ela alguma vez na vida no mercado de trabalho.
  • C#: portável e simples. Desenvolvida e mantida pela Microsoft, é uma linguagem muito conhecida e fortíssima no cenário de desenvolvimento de jogos. Baseada nas linguagens C++, Java e Object Pascal.
  • Python: é considerada uma das linguagens mais fáceis, quando não a mais fácil de aprender. Com uma sintaxe simples e extremamente legível, torna o desenvolvimento menos verboso. Apesar de não ter tido Machine Learning e Extração de Dados como objetivos ao ser criada, ganhou muita força nessas áreas nos últimos anos.
  • Ruby: Sintaxe simples e fácil. Inspirada em linguagens como Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada e Lisp, tem como objetivo pegar o melhor dos dois mundos da programação funcional e da programação imperativa. Muito popular entre as startups, é famosa por ser usada em aplicações mundialmente reconhecidas, como Airbnb, Twitter e GitHub.
  • Swift: open-source e de sintaxe simples. Tem como antecessor o Objective-C. Se o seu objetivo é se aventurar no mundo do desenvolvimento de softwares para a Apple, Swift é o seu melhor caminho.

Outras linguagens de programação que não podemos esquecer

Porém, além das linguagens de programação mais usadas na atualidade, ainda temos um grande peso de linguagens como Assembly e C que datam dos anos 50 e 70, respectivamente.

Essas linguagens são robustas, amplamente usadas e conhecidas, permanecendo fortes mesmo após tantos anos.

A linguagem de montagem (Assembly) tem uma tradução 1:1 para o código binário, sendo considerada de baixo nível e cumprindo papel importante no mapeamento das instruções dadas ao hardware, ou seja à máquina física, e o software.

Como cada arquitetura de computador exige uma codificação específica, o Assembly foi e é usado como ponto de partida para muitas das linguagens de mais alto nível.

Por outro lado, a linguagem C, ainda se mantém popular por ser largamente usada e possuir compiladores em praticamente todas as arquiteturas de computadores.

Quando C trouxe o poderoso conceito de struct, ela se tornou tão versátil, robusta e legível que a maior parte do kernel (que em outras palavras seria o cérebro do sistema operacional) do Unix foi reescrito utilizando-a.

Teve como pontos de design: acesso e controle da memória e componentes do hardware; ser reutilizável; e ser de alto nível. Assim, C se estabeleceu como uma linguagem simples e poderosa, tendo grande aderência e demanda até hoje.

Como fazemos em Blip?

Linguagens de programação mais usadas

Para fechar o conteúdo, quis trazer também um pouco da realidade de Blip para discutirmos.

Por aqui, procuramos trabalhar com as melhores tecnologias disponíveis no mercado, nos preocupando com a qualidade, robustez e flexibilidade. Estamos sempre inovando e pesquisando o que há de mais novo no mundo de TI.

Essas são algumas das principais linguagens de programação que usamos e o contexto de cada uma:

C#

  • O cérebro da plataforma de chatbots que criamos, o Blip — desenvolvido pelo time da plataforma, roda com .Net Core e .Net Framework
  • No contexto dos bots de clientes de Blip, o desenvolvimento de APIs intermediárias (que conversam com o sistema do Blip) também é em C# usando .Net Core e .Net Framework

Javascript

  • Por trás da carinha do Blip está o Angular
  • Sentindo as evoluções do mercado, decidimos inovar e desenvolver alguns projetos utilizando o framework do Vue
  • Para testar o queridinho da vez dos frameworks de front-end, decidimos desenvolver uma de nossas ferramentas internas explorando o que o React tem a nos oferecer
  • Em alguns casos, os bots construídos no Builder (ferramenta visual do Blip de desenho de fluxo e criação de bot) pelo nosso time de desenvolvedores precisam de realizar tarefas específicas e processar dados da conversa. Para isso, fazemos scripts em JavaScript puro

Python

  • Para algumas ferramentas, scripts e casos pontuais, o time de desenvolvedores e de business intelligence de Blip aproveitou os benefícios que o Python traz;
  • Também temos scripts e processamento de alguns modelos de Inteligência Artificial feitos com Python, uma vez que Python tem uma comunidade ampla e tem muita aplicação nessa área.

Concluindo

As linguagens de programação surgiram como a ponte entre pessoas e máquinas, definindo padrões para traduzir dados de lógica pura em conhecimento significativo. São nada mais que convenções e regras para passar instruções para um computador através de palavras e símbolos.

Agora que você já conhece as linguagens de programação mais usadas, aqui estão algumas dicas para você que trabalha em TI ou se interessa por carreiras como desenvolvimento, arquitetura de software, inteligência artificial, business intelligence, banco de dados:

  • Estudar os fundamentos de lógica e linguagens de programação
  • Atualizar conhecimentos e estar por dentro das tendências do mercado
  • Ter uma boa base nas principais linguagens de programação do mercado: Java, JavaScript, C#, Python…

Por fim, se atualizar e manter os estudos em dia é bastante desafiador, mas existem formas de continuar aprendendo sempre sobre as linguagens de programação mais usadas no mundo da tecnologia.

Por falar em tecnologia, já conhece a melhor plataforma de atendimento ao cliente do mercado? Converse com a nossa equipe!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀