A comunicação é importante não só para os seres humanos, como também para as empresas. Por isso, entenda um pouco mais sobre comunicação corporativa e a sua importância.

O ato de comunicar é nativo ao ser humano. Desde que nascemos, tentamos nos comunicar de alguma forma. Quando bebês, choramos para chamar a atenção. Quando crianças, já aprendemos a falar, essencial para sermos entendidos.

O mesmo acontece com as empresas. Para que elas sejam entendidas pelos fornecedores, é necessária uma boa comunicação. O mesmo para repassar alguma mensagem aos colaboradores e clientes. Todos os processos se resumem em comunicação, que podemos definir como fundamental para um bom segmento.

Mas, para investir em uma boa comunicação para sua empresa, é preciso primeiro entender bem o que é comunicação corporativa. Tem interesse no tema? Então acompanhe este post!

O que é comunicação corporativa?

A comunicação corporativa é mais do que apenas a forma que a empresa se comunica. Ela parte da coordenação de todas as comunicações que envolvem a organização, tanto internas quanto externas.
O processo envolve o planejamento do formato da comunicação, por onde será feita, para quem será direcionada (nisso, envolve-se o trabalho das personas) e qual a mensagem que deve ser passada.

Essa parte é muito importante e deve ser sempre feita com cuidado já que, principalmente em meios digitais, as palavras podem sair do contexto e gerar um problema.

Por fim, toda a comunicação corporativa envolve também o compartilhamento de informações com as pessoas que devem ser envolvidas. Nesse caso, as informações podem ser compartilhadas para negociar com um fornecedor ou cliente e também para que a equipe interna possa aprimorar a estrutura organizacional.

Por que a comunicação é importante nas empresas?

Por si só, a comunicação é importante para melhorar o contato com todos os stakeholders da empresa. Mas, além disso, ela é fundamental para que os processos sejam conduzidos de maneira adequada.

Com a estruturação da comunicação, as ordens são melhores compreendidas, os avisos e sugestões são repassados e todas as demais ações são organizadas adequadamente. Dessa forma, o retrabalho é diminuído, mais tempo é ganho e as dores de cabeça (quase) desaparecem.

Só que a comunicação corporativa tem duas esferas: a interna e a externa. Vamos entender um pouco mais de cada.

Qual a diferença entre comunicação interna e externa nas empresas?

Comunicação corporativa interna

A comunicação corporativa interna é aquela realizada com os funcionários. Costuma acontecer entre os membros da empresa, setores (como RH, contabilidade, administração…), gestores e colaboradores.

Ela é fundamental para que a empresa equilibre seus processos e tenha mais eficiência no cumprimento de tarefas. Além de minimizar erros, ela otimiza os procedimentos com mais agilidade.

Cada colaborador fica consciente de suas atividades e o cumprimento de tarefas se torna mais efetivo. Conflitos organizacionais também são minimizados, pois a informação é transmitida de forma mais eficaz.

A comunicação interna também serve para informar e engajar nos eventos que acontecem dentro das empresas. Nesse caso, ela é uma forte aliada de ações de endomarketing.

Vantagens de uma comunicação interna bem estruturada

Uma boa comunicação corporativa é importante para a credibilidade e eficiência da organização. Dentro da empresa, ela é fundamental para garantir que os procedimentos sejam realizados adequadamente e que todos estejam a par das normas e indicações.

O colaborador informado é mais empenhado, capaz de propor soluções, compreender contextos e interagir melhor com a equipe. Além disso, ruídos e boatos são minimizados e a produtividade aumenta porque todos estão conscientes das diretrizes e padrões da empresa.

Comunicação corporativa externa

Já a comunicação externa nas empresas se refere à interação com clientes, fornecedores, instituições reguladoras e outros profissionais que não pertencem à organização.

É importante para garantir a satisfação dos clientes e promover uma boa imagem da empresa, sendo um excelente canal para construir uma boa reputação. Além disso, é o recurso para atender o cliente, o meio de promover vendas, anunciar ofertas e divulgar produtos e serviços.

É também o canal para conversar sobre falhas da empresa, fundamental para não perder a fidelidade do consumidor e se conscientizar de processos que precisam ser melhorados.

Quer descobrir o que o público acha da sua empresa? Veja como fazer uma pesquisa de satisfação do cliente.

Pela comunicação corporativa externa, você pode ainda construir uma boa relação com fornecedores e também estabelecer uma boa situação da organização perante entidades governamentais.

Por que investir em bons canais de comunicação externa?

Ter bons canais de comunicação com o cliente e profissionais habilitados para atendê-los é fundamental para manter uma boa imagem da empresa. O consumidor, recebendo atenção e um bom tratamento, tende a confiar mais na empresa e continuar a adquirir seus produtos ou serviços. Além disso, a corporação que escuta e dialoga com seu cliente demonstra maturidade e comprometimento.

É na comunicação com o público também que a empresa terá a possibilidade de receber feedbacks, que são oportunidades para aprimorar o que ela oferece.

Leia mais: Como atender um cliente bem? Veja nossas 11 dicas para um atendimento eficaz

Já deu para entender o que é comunicação corporativa e o quanto ela é importante tanto internamente quanto externamente. Mas como colocar isso em prática?

Quais recursos utilizar para executá-la?

Há uma tendência de modernização nas comunicações das empresas com o avanço tecnológico. Reuniões, murais, jornais impressos, e-mails e comunicados mantêm sua importância, mas novos recursos estão surgindo no mercado. Videoconferências, blogs corporativos, informativos digitais, TV corporativa, newsletters, redes sociais, chatbots e aplicativos de mensagens são apenas alguns exemplos de inovações.

Veja quais os meios de comunicação são mais usados por seus funcionários, clientes e fornecedores e use a tecnologia à favor da sua empresa! Lembre-se que a tecnologia também pode ser uma aliada no para ganhar tempo, qualidade e diferencial.

Utilizar de tecnologia permite maior interatividade e o diálogo com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, além de serem mais econômicos que outros meios de comunicação quando se coloca tudo na ponta do lápis.

Leia também: O que é SAC e qual o seu papel em uma empresa

O que é importante para uma boa comunicação corporativa?

Adequação ao público

O processo comunicativo exige que as informações sejam transmitidas de forma diferente, de acordo com o tipo de público.

Se o receptor da mensagem é o líder da corporação, um especialista na área ou um possível cliente que não conhece ainda o produto, a linguagem precisa ser apropriada para cada um.
Isso envolve um cuidado com a semântica e os termos utilizados para evitar ambiguidades, incompreensão, perda de interesse e inadequações.

Agilidade

As tecnologias atuais oferecem recursos para as informações serem transmitidas de forma mais veloz. Além disso, a sociedade tem estado mais acelerada, comunicando-se e acessando notícias de forma instantânea. Por isso, invista em meios rápidos e eficazes para propagar informações.

Avaliação do processo

É muito importante acompanhar como está a transmissão de informações, ver se o conteúdo foi compreendido e aceito, se os canais estão sendo realmente eficazes.

Sem esse monitoramento, você não percebe as dificuldades e potenciais das medidas que está aplicando. Lembre-se dos feedbacks, que falamos nesse texto.

Multilateralidade

A comunicação de mão dupla tem se mostrado um fator muito importante no desenvolvimento organizacional. Isso porque ela possibilita um maior envolvimento dos colaboradores, levando a equipe a se sentir mais valorizada e a se comprometer mais com as atividades do trabalho.

Além disso, a comunicação de mão dupla permite que diferentes pontos de vista sejam colocados em discussão e que as situações possam ser compreendidas de forma mais global. Isso também vale para seus clientes: ouça o que eles querem e trabalhe para que você o satisfaça ainda mais. O que vale hoje é a experiência, muito mais que só o produto.

A comunicação na empresa é fundamental para garantir a eficácia dos procedimentos, minimizar conflitos organizacionais e garantir uma boa imagem para a organização.

E então, gostou de saber o que é comunicação corporativa e a importância dela para a empresa? Até a próxima!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀