Quando o assunto é o potencial de crescimento e de sucesso de um negócio, é muito comum ouvirmos o termo escalabilidade.

Isso porque, para que uma empresa cresça, ela precisa gerar valor para si mesma, potencializar seu retorno sobre investimento (ROI) e manter um ritmo de desenvolvimento constante. E a escalabilidade ajuda a alcançar tudo isso.

Esse conceito pode ser resumido na capacidade de um negócio aumentar seus lucros sem que isso interfira na totalidade dos seus gastos.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Ou seja, uma empresa é escalável se ela consegue aumentar significativamente seu faturamento sem aumentar seus custos, o que gera resultados muito mais lucrativos.

A escalabilidade ainda pode ser utilizada como projeção de crescimentos futuros, comprovando o potencial de sucesso do seu negócio.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Para ajudar a dominar esse conceito, neste artigo te explicaremos tudo o que você precisa saber para aplicar a escalabilidade na sua empresa. Continue lendo!

Quais são as vantagens da escalabilidade para um negócio?

Já deu para entender que aplicar esse conceito gera resultados mais robustos para a sua empresa, mas apostar na escalabilidade pode trazer ainda mais vantagens para o seu negócio.

A primeira delas é a criação e reprodução de modelos de processos. Um dos objetivos do sistema escalável é que ele seja de fácil reprodução para que, assim, os mesmos processos possam ser aplicados em diferentes estágios do negócio, e até mesmo em diferentes áreas.

Isso diminui a preocupação e os custos repensando novas estruturas de operação da sua empresa, já que os processos estão padronizados e basta serem aplicados à nova área ou etapa do negócio.

A segunda vantagem é a otimização dos custos. Um bom exemplo de como a escalabilidade pode aumentar a lucratividade e diminuir os custos de uma empresa é com a automatização de processos.

Com o uso de chatbots, por exemplo, é possível aumentar a capacidade de atendimentos simultâneos a clientes sem aumentar o custo com a expansão do time de atendentes.

Por fim, temos o aumento da produtividade como mais uma vantagem de aplicar esse conceito à sua empresa. Quanto mais ágil, fácil e eficiente é a forma de um negócio operar, mais simples se torna a sua replicação e, consequentemente, maior a sua produtividade.

Processos automatizados e bem desenhados permitem constantes otimizações, o que faz com que a taxa de erros caia, o potencial produtivo da empresa cresça e os funcionários produzam em larga escala. 

O que faz com que um negócio seja escalável?

Para que um negócio seja considerado escalável, ele precisa atender a três principais características. São elas:

  • ser ensinável;
  • gerar valor;
  • permitir ser replicado.

Ser ensinável significa que todas as etapas e detalhes do processo de produção podem ser mapeados e repassados.

Isso evita que o conhecimento sobre o negócio permaneça limitado e permite que ele seja compartilhado com os demais colaboradores, fazendo com que mais pessoas tenham know how sobre o funcionamento da empresa e tornando ainda mais fácil a sua expansão.

O aspecto valioso do negócio é resultado do processo de especialização em alguma atividade, tornando a empresa referência naquilo que oferece a seus clientes, sejam produtos ou serviços.

Além de entregar boa qualidade, um negócio que gera valor por meio do que faz também se destaca da concorrência e aumenta os níveis de satisfação e confiança do seu público.

Já o trabalho que pode ser replicado é aquele que, através da multiplicação de um único produto, permite o aumento das vendas sem que seja necessário repetir o trabalho inicial inúmeras vezes.

Aplicações surpreendentes chatbot

É possível entender um pouco melhor esse aspecto ao pensar no mercado editorial: a partir de uma versão inicial de um livro, são feitas tiragens e o conteúdo desse livro é replicado milhares de vezes sem que o autor precise reescrever sua história a cada vez que alguém deseja comprar uma nova cópia. Portanto, ele é um produto replicável.

Deu pra entender um pouco melhor o que faz um negócio ser escalável? Agora vamos te explicar como aplicar a escalabilidade na sua empresa!

Como aplicar a escalabilidade em um negócio?

Tornar um negócio escalável é sinônimo de rentabilidade e crescimento rápido, por isso tem se tornado tendência entre muitas empresas.

Unir produtos inovadores a uma estratégica de escalabilidade faz com que negócios jovens tenham uma escalada de crescimento acelerada e que empresas já estabelecidas se renovem e obtenham melhores resultados.

A seguir, mostraremos algumas formas de aplicar esse conceito ao seu negócio:

Inove o modo como a sua empresa trabalha

Repensar o modelo do seu negócio e apostar em formas mais flexíveis e menos tradicionais de operar é uma ótima forma de aplicar a escalabilidade à sua empresa.

Quando equipes trabalham em regime de home office, por exemplo, é possível cortar diversas despesas que seu negócio teria com uma equipe trabalhando in loco, sem diminuir a produtividade dos seus funcionários.

A terceirização dos serviços também representa uma solução de modelo de negócio inovador, se comparado aos modelos tradicionais.

Ele te ajuda a cortar gastos e aumentar lucros, visto que sua produção ficará por conta de uma empresa especializada, que também se responsabilizará pelo pagamento da mão de obra. 

Busque melhorar constantemente

Apostar em melhorias contínuas para o seu negócio é uma ótima forma de continuar crescendo de forma lucrativa e sem perder sua competitividade.

Seguir sendo relevante para o mercado não é tarefa fácil, mas buscar melhorar constantemente ajuda a ter um olhar atento sobre seu negócio e uma visão estratégica para novas possibilidades de inovação e desenvolvimento.

Isso garante que seu negócio não fique obsoleto e que você não tenha gastos exorbitantes repensando todo o seu modelo de negócios no futuro, já que esses investimentos são feitos aos poucos.

Aposte em tecnologia

Sem dúvida, a tecnologia é uma das maiores aliadas das empresas em sua jornada de crescimento. Ela te ajuda a tornar seu negócio escalável, agregando agilidade, integração e eficiência a diversos tipos de atividades. 

Investir em ferramentas de gestão, por exemplo, proporciona centralizar variados processos em um só lugar, além de integrar o trabalho de diversas equipes, otimizando o tempo e o trabalho dos seus colaboradores.

A automatização de processos, por sua vez, diminui custos com equipe, traz agilidade para atividades antes feitas manualmente e aumenta a produtividade dos funcionários, visto que eles passam a ter mais tempo para trabalhar em questões estratégicas e menos mecânicas.

Uma ótima solução para quem deseja tornar seu negócio escalável por meio da tecnologia é apostar em chatbots, como veremos a seguir.

Escalabilidade e chatbots

Para que a escalabilidade utilizando chatbots seja um sucesso, é imprescindível que haja um planejamento capaz de prever o crescimento futuro do negócio e o aumento da demanda.

Isso garantirá que a performance do bot permaneça estável e que ele consiga continuar interagindo com os usuários de forma satisfatória, mesmo que haja um crescimento considerável desse número.

Aqui em Take Blip, já desenvolvemos projetos de chatbot que tiveram enorme sucesso, desde pequenas demandas até casos em que o número de interações era muito grande.

Como é o caso do chatbot para as Casas Bahia, que trocou 2 milhões de mensagens com consumidores durante a Black Friday de 2016. Além disso, destaca-se também o projeto de chatbot para o Rock in Rio, que trocou 3 milhões de mensagens com 77 mil pessoas nos dias do festival. 

Esperamos que, com esse artigo, você tenha conseguido entender a importância da escalabilidade para o sucesso de um negócio e tenha condições de pensar em maneiras de aplicar esse conceito à sua empresa! Continue no nosso blog e confira: O que é planejamento estratégico? Saiba por que ele é tão necessário e aprenda como fazer um para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *