Em um mercado competitivo como o brasileiro, qualquer empresa precisa lidar com tecnologias atualizadas e úteis para se destacar entre a concorrência. Por isso, contar com um setor bem estruturado de tecnologia da informação é fundamental nos dias de hoje.
Esse setor é o responsável pela segurança da informação, programação dos sistemas, automação dos processos de comunicação, suporte técnico e por várias outras funções.
No entanto, nem sempre todos os colaboradores entendem a importância desse setor, o que pode gerar grande pressão e expectativas das empresas com TI.
Pensando nisso, no post de hoje vamos apresentar as melhores formas de integrar e introduzir o setor de TI para todas as outras áreas da empresa. Confira!

Importância da comunicação para gerenciar as expectativas das empresas com TI

Uma empresa que apresenta boa sinergia entre todos os setores tem, com certeza, boas estratégias de comunicação interna. A comunicação interna é a responsável pelo alinhamento de informações entre cada uma das equipes da empresa, com os mesmos objetivos, valores e práticas.
Grande responsável pelo bom funcionamento dessa comunicação, o setor de TI fica em segundo plano algumas vezes, sem que suas estratégias sejam conhecidas — ou mesmo reconhecidas — pelos outros funcionários da empresa.
A comunicação interna é uma importante engrenagem do motor da empresa. No entanto, ela é ainda mais fundamental nos momentos de crise, nos quais é imprescindível minimizar erros e mal entendidos. Veja agora algumas formas de promover melhor esse entendimento através da comunicação com a empresa:

Treinamentos e palestras

Uma ótima forma de introduzir as funções e a importância do setor de TI para toda a empresa é fazendo treinamentos e palestras periódicas.
Por isso, promover apresentações, mostrando os avanços e os usos de novas tecnologias pelo setor de TI é uma maneira eficiente de trazer o interesse dos funcionários para a atuação desse departamento.
Outro ponto importante diz respeito aos treinamentos da equipe. A maioria das soluções encontradas pelo setor de TI trará um impacto direto na rotina de trabalho da empresa. Assim, educar os envolvidos na utilização dessas tecnologias é fundamental para manter um bom relacionamento entre os setores, criando oportunidades para a troca de informações e aprendizados.

Divulgação interna

Outro ponto importante na comunicação de uma empresa para fortalecer o conhecimento sobre as ações do setor de TI é a divulgação interna. E meios para isso não faltam. Intranet, mailing interno e até mesmo o bom e velho mural de recados são opções para mostrar para os colaboradores os novos avanços do setor de TI.
Além disso, também existem outras opções digitais e mais modernas, como ferramentas como o Workplace do Facebook, um chatbot para comunicação interna, entre outras.
Nesse tipo de iniciativa, é possível incluir informações sobre novos projetos, tanto de comunicação interna quanto externa, roadmaps do setor para atender as necessidades futuras da empresa, entre outros assuntos. Isso pode e deve ser feito também por cada um dos setores, em um movimento de valorização da divulgação do trabalho de todos os envolvidos.

Linguagem acessível

Sem dúvidas, uma das maiores barreiras que impede o crescimento do interesse das pessoas nos assuntos relacionados à TI é a complexidade dos termos técnicos mais comumente usados por quem trabalha na área.
Por isso, visando a alcançar um maior público e ter sucesso na divulgação dos trabalhos do setor de TI da sua empresa, é fundamental tornar as informações acessíveis a todos os funcionários. Procure simplificar as apresentações, usando infográficos e imagens. Assim, você conseguirá explicar os processos do setor para as pessoas mais leigas no assunto.

Conteúdo atraente

De maneira semelhante ao uso da linguagem acessível, é muito importante criar um conteúdo de divulgação do setor de TI que seja atraente e interessante para todos os envolvidos. A partir do uso dos diferentes canais de comunicação interna da empresa, é fundamental utilizar uma linguagem clara e direta, chamando para a ação todos os envolvidos.
Quando as pessoas se sentem parte de um projeto, tendem a colaborar de maneira mais incisiva, tomando a iniciativa e apresentando ideias. E esse é um fator de que o setor de TI pode se valer, afinal de contas, alguns profissionais da área podem trabalhar de maneira isolada. Além disso, quanto maior a integração entre os diferentes setores, melhor será a aceitação às novas ideias do departamento de TI.

BLiP: Uma solução de governança e integração para o setor de TI

Se o desafio de apresentar a área de TI à empresa já é grande, ele é potencializado quando falamos de chatbots — um desafio bastante vivenciado por nós, da Take.
Essa tecnologia revolucionária permite que as empresas poupem tempo e custos com as estratégias de atendimento automatizado, que podem resolver a maioria das questões mais comuns dos clientes.
E, buscando trazer as facilidades dessa tecnologia para as empresas, a Take desenvolveu o BLiP, uma plataforma unificada de chatbots que, além de oferecer diversos benefícios para os processos de construção do software, ajuda na sua gestão por parte da equipe.
O BLiP conta com acessos diferenciados para cada membro do time, permitindo que devs, designers e outros analistas — com viés técnico ou mesmo de negócios — trabalhem em conjunto nos projetos de bots. Assim, a plataforma une diferentes mundos e responsabilidades, permitindo que pessoas de outras áreas entendam melhor os desafios e possibilidades relacionados à tecnologia.
Quando buscamos soluções em tecnologia da informação, é fundamental contar com o apoio e a experiência de empresas especializadas, capazes de fornecer um serviço de qualidade garantida.
Com o grande crescimento da área de TI, o mercado tem visto surgir várias opções, sendo que nem sempre elas se traduzem em excelência, o que pode trazer insatisfações. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas e boas práticas de divulgação, fica bem mais fácil gerir as expectativas das empresas com TI!
Quer conhecer mais sobre o BLiP e como a Take pode te ajudar nos desafios de TI da sua empesa? Então entre em contato com a gente!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀