Descubra como o Golden Circle está transformando a forma das empresas impactar o seu público!

Estamos vivendo na era do marketing 4.0, com uma série de mudanças nas tendências dos consumidores e do relacionamento com as marcas. Diante deste cenário, como criar uma conexão sólida entre o público e a marca?

Um dos desafios é a definição do discurso da marca, que pode influenciar diretamente na tomada de decisão do cliente. Por isso, é importante conhecer ferramentas que ajudem a construir um discurso coerente.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

O Golden Circle é uma abordagem que veio para conectar o consumidor com a marca nestes tempos modernos. Confira neste artigo um pouco mais sobre o termo, como aplicá-lo e quais os impactos pode gerar no seu negócio.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

O que é o Golden Circle

O Golden Circle (ou círculo dourado, em português) é uma abordagem para inspirar pessoas a impactarem negócios compartilhando um propósito.   

O método foi divulgado por Simon Sinek no livro “Start with Why” (em português, comece pelo por que) e se popularizou com uma apresentação no TED Talks em 2009. Segundo ele, líderes que conseguem inspirar pessoas a agirem com propósito, conquistam uma conexão muito mais duradoura e sólida com seu público. 

Como funciona o Golden Circle

A estrutura do discurso acontece de dentro para fora, em três partes: “por que”, “como” e “o que”. 

Comece pelo “Por que”

Significa dizer que antes de tudo, é necessário entender qual é a finalidade da ação ou do negócio.

Qual é a causa? Quais são as crenças? Por que alguém deve se importar? Defina a motivação pensando em como ela poderá inspirar pessoas a seguir esse propósito para alcançar resultados extraordinários. 

Fale “como”

Estabeleça quais são os fatores diferenciados daquilo que você faz. É uma explicação sucinta de como algo é diferente ou melhor.

Qual é o plano de ação?  Quais são os processos? Que métodos são utilizados? Em suma, nesta etapa é preciso responder como as ações estão alinhadas ao propósito. 

Compartilhe “o que”

Independente do cenário de aplicação desta ferramenta, seja de caráter pessoal ou empresarial, definir o que se faz é primordial. Descreva o que foi gerado a partir do propósito (por que) e das ações (como). Quais são os produtos? Quais são as funcionalidades? E Serviços? 

Como o Golden Circle impacta negócios

O golden circle é uma abordagem comumente utilizada para melhorar a liderança, cultura corporativa, contração, desenvolvimento de produtos, vendas e campanhas de marketing.

Esta abordagem é amplamente utilizada por grandes empresas, como Apple, Natura e Harley Davidson. Ou por figuras públicas como os irmãos Wright e Martin Luther King, que conseguiram movimentar milhões de pessoas em prol de uma causa. 

Golden Circle da Apple

“Em tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Acreditamos em pensar diferente. O jeito com que temos de desafiar o status quo é fazer os nossos produtos com um belo design, simples e fáceis de usar. E conseguimos fabricar excelentes computadores. Não vai comprar um?”

O propósito da Apple foi definido em sua fundação e não mudou até hoje. Não importa quais produtos fabrique, nem o ramo de atividade para a qual migre, seu porquê ainda permanece constante.

Esta forma de se comunicar permite a Apple ser única e ter clientes fiéis porque se identificam com o propósito da marca.  

Caso de uso Take Blip

“Nós acreditamos que uma mensagem pode mudar o mundo, porque por meio das melhores experiências conversacionais aproximamos pessoas. De forma segura e escalável, possibilitamos a construção, gestão e evolução de contatos inteligentes. Faça parte do BLiP, a plataforma que possibilita criar experiências incríveis.” 

Na Take Blip, temos o propósito de ser “One Step Beyond” (Sempre um passo à frente, em português). Com esse direcionamento, todos os colaboradores possuem autonomia para pensar, executar e compartilhar ações que façam a Take ser pioneira. Os parceiros que a contratam, acreditam e fazem parte desse propósito

Conclusão

Entendeu o potencial do Golden Circle de impactar negócios? Essa abordagem explica como comunicar o propósito para criar relacionamento duradouro com o público.  

 As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso. Que tal aplicar o golden Circle na próxima campanha de marketing? Continue no nosso blog e confira: Marketing 4.0: o que você precisa para se destacar da multidão? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Talvez você goste desses conteúdos também: