Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil. A alta complexidade e as constantes mudanças no mercado exigem que os líderes adotem métodos inovadores para sua gestão e alcance de resultados — e é aí que entra o assunto do post de hoje: a metodologia OKR e suas aplicações!
Mas, o que é OKR?
OKR é a sigla de Objectives and Key Results, ou, em português, Objetivos e Resultados-Chave.
Como o nome já diz, a metodologia OKR envolve a definição de objetivos e metas orientadas a resultados, além da implementação de ações para alcançá-los.

Como usar a metodologia OKR?

O processo de como definir OKR ajuda sua empresa a estabelecer metas de longo e curto prazo. Por meio da metodologia OKR sua equipe deve conseguir destrinchar as estratégias e transforma-las em ações, que irão traduzir as metas e objetivos, em resultados.
No primeiro momento, você pode definir as metas corporativas com objetivos ambiciosos. A partir desses OKRs gerais, pode haver a definição dos OKRs dos times e os individuais.
Essa organização em níveis faz com que todos os OKRs estejam conectados, permitindo que cada área e pessoa conecte as suas metas às metas da empresa.
A Take, por exemplo, adotou a metodologia OKR em 2015 e, desde então, temos aprimorado cada vez mais a sua utilização no nosso dia a dia. Hoje, temos total autonomia no trabalho para definir:

  • 40% das metas dos times e individuais alinhadas à estratégia da Take
  • 60% conforme a nossa percepção e foco de trabalho

Acreditamos que, ao participar de todas as etapas da construção dos OKRs, os Take.seres poderão perceber o real sentido do que estamos fazendo e contribuir de forma mais eficaz com o resultado global.
Além disso, nossos exemplos de OKR são divulgados em nossa ferramenta de gestão interna e repassados à empresa toda, possibilitando que todos opinem e acompanhem as metas da empresa, das áreas e dos colegas.
Isso viabiliza trocas, cooperação entre times, discussões sobre os caminhos traçados e reforço da visão e seus desafios. A visibilidade facilita entender os objetivos em que cada um está trabalhando.

Por que a metodologia OKR tem bons resultados?

Para as empresas que adotam a metodologia OKR ela se torna um dos pilares do sistema de gestão. Novamente, na Take, o Take.OS (um trocadilho com Operating System), o que nos ajuda a trabalhar sempre alinhados à nossa estratégia com foco nos resultados e dá clareza aos nossos objetivos.
Além disso, por ser uma metodologia transparente, toda a sua equipe pode participar da definição dos objetivos OKR e da construção dessa estratégia (organizacional, de times e individual). 
O objetivo da metodologia OKR é tornar toda a sua empresa muito mais alinhada, com a capacidade de envolver colaboradores e gestores, de maneira que todos participem – de verdade das decisões que os afetam.
Outro ponto a destacar da metodologia OKR é a possibilidade de acompanhar e definir novos OKRs, por meio de:

  • pontuação e criação de OKRs, quando pontuamos os OKRs do trimestre que passou e criamos os do trimestre seguinte;
  • acompanhamento semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o que é mais adequado para cada time.

Por meio da metodologia OKR é possível acompanhar os processos de perto e criar OKRs mais reais, e que atendam a um ambiente em constante mudança.
Com essa estrutura, nós da Take, percebemos que tivemos mais adesões e discussões sobre a nossa forma de construir uma Take melhor a cada dia, direcionando os esforços e caminho para um canal em comum: o resultado planejado!
Se tiver alguma dúvida sobre o processo, é só deixar aqui nos comentários! E se você curtiu o jeito como definimos e acompanhamos nossas metas, já pensou em trabalhar na Take? Confira nossas vagas abertas!


metodologia okr karina

Karina Soares
Analista de RH na Take

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀