Alguma vez você perdeu a data de pagamento de algum boleto impresso devido à demora de entregas ou esqueceu onde tinha guardado a via em papel? Situações como essas são comuns (ou melhor, eram) no nosso dia a dia. No entanto, para salvar a nossa vida no quesito pagamentos, veio aí a fatura digital!

Pensando nas situações que colocamos acima e em muitas outras, várias instituições financeiras aderiram a essa nova forma de pagamento, também conhecida como fatura verde, que é uma solução rápida, prática e ecológica que vai de encontro a esse problema. 

Vamos lá?

Mas afinal, o que é a fatura digital?

A fatura digital é um documento com a mesma estrutura e informações contidas em sua versão impressa, que possibilita a realização de pagamentos, transferências e demais transações bancárias de forma rápida, sustentável e barata.

Dentre suas principais vantagens podemos destacar:

Sustentabilidade

O papel e documentos impressos estão cada vez mais fora de moda. Com isso, receber a fatura digital por meio de uma mensagem ou e-mail se tornou a maneira mais ecológica de realizar suas transações financeiras.

Redução de custos

Com a fatura digital, eliminamos custos relacionados a impressão e distribuição dos documentos. Vale lembrar que como ele não será entregue de forma física, não teremos o problema de faturas atrasadas e extravios.

Organização

Se papel já está fora de moda, organizar faturas impressas em uma pastinha também não está com nada. Ter a possibilidade de organizar toda sua vida financeira dentro de uma pasta ou app no telefone é a nova realidade!

Envio automático da 2ª Via

Perdeu sua fatura digital no meio de tantas mensagens? Não tem problema! Uma das maiores vantagens das faturas digitais é a emissão da segunda via de forma rápida e prática através dos canais das instituições financeiras.

Solicitação de 2ª via pelo WhatsApp

Solicitar a segunda via de sua fatura nunca foi tão fácil! Já imaginou conseguir essa informação em segundos, isso mesmo, segundos! Através da interação dos chatbots com o WhatsApp Business API, conseguimos integrar as ferramentas relacionadas a parte financeira da sua instituição com o canal de mensageria queridinho do Brasil.

Como chatbots podem ajudar nesse processo?

Através de plataformas que podem ser integradas com os canais de mensageria — como Blip —, o usuário consegue uma série de facilidades; seja para a empresa que emite a fatura digital, tanto para o próprio cliente. São elas:

Bots para acolhimento dos clientes e direcionamento do atendimento

Através dos chatbots, seja integrados aos canais de mensageria ou até mesmo por visualização em sites, é possível entender a demanda do seu cliente e direcionar o atendimento para a emissão do documento.

Integração com ferramentas financeiras

Devido à API aberta, a plataforma Blip dispõe de funcionalidades de integração com seu CRM ou ferramenta responsável pela emissão da fatura digital.

Envio de arquivos de texto, imagem e documentos

Com a fatura digital em nosso sistema, é possível atender a solicitação do cliente da maneira que for mais conveniente, seja enviando somente o código de barras ou todo o documento em imagem ou arquivo PDF.

Fatura Digital

Segurança para enviar a fatura digital

Para emissão da fatura o bot solicita aos clientes informações de confirmação e busca no sistema, podendo também solicitar senha para abertura do arquivo. Mas e a LGPD? É possível excluir todas as informações no fim do atendimento caso seja de interesse do usuário, fazendo somente uma pergunta.

Quem já utiliza essa funcionalidade em Blip?

Confira alguns casos logo abaixo:

Segmento de telecomunicação — Claro

Uma das maiores empresas de telecomunicação do Brasil, a Claro, é uma de nossas clientes que apostou no uso de chatbots e canais de mensageria para emissão de segunda via de faturas via WhatsApp para seus clientes.

Para solicitar o documento, basta o usuário acessar o número oficial da operadora, confirmar seus dados e em poucos segundos estará com seu boleto na palma da mão.

Hoje, cerca de 70% dos clientes das operadoras de telefonia já utilizam a fatura digital e aboliram sua versão impressa, tendo um aumento de 13% no período da pandemia. Isso significa que a era do impresso está cada vez mais próxima do fim e suas contas digitais são a mais nova realidade!

Segmento bancário — Banco Itaú

As facilidades e inovações na área financeira passam por um crescimento exponencial, e não seria diferente com nosso cliente, o Banco Itaú.

Através do internet banking e do app, o banco possibilita aos clientes acessar sua fatura digital, atualizada em tempo real com os lançamentos e efetuar o download do arquivo.

Utilizando a tecnologia da Blip, o banco também disponibiliza a seus clientes a possibilidade de emissão das faturas pelo WhatsApp, de forma rápida, prática e segura.

E você, está esperando o que para revolucionar a relação de pós venda e atendimento aos seus clientes? Aumente agora suas possibilidades de venda através da fatura digital! Continue no nosso blog e confira: Como vender pelo WhatsApp? Confira as melhores dicas!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito