Conheça uma ferramenta que vai ajudar a calcular a conversão de chatbos

Os chatbots são ferramentas capazes de simular conversas em tempo real com seres humanos. Além disso, podem levar soluções por meio de mensagens, ajudando empresas a se comunicarem com seus clientes.

Mas nem sempre conseguimos saber se um chatbot está realizando bem o seu trabalho. Por isso, é importante monitorar resultados e acompanhar as métricas constantemente.

Por falar em métricas, neste post você vai aprender como calcular uma das métricas mais importantes para sua estratégia: a taxa de conversão de chatbots.

Continue a leitura e descubra uma ferramenta que vai simplificar os cálculos de conversão do chatbot de sua empresa.

Imagem para ilustrar conversão de chatbots

O que é a taxa de conversão?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito por trás da palavra conversão. No marketing digital, fala-se muito nisso, pois uma conversão é um dos indicadores mais importantes para qualquer campanha.

Por definição, as conversões acontecem quando os usuários de um site, plataforma ou aplicativo realizam uma ação de natureza mensurável. Por exemplo, clicar em um botão, preencher formulários, responder mensagens ou compartilhar conteúdo, são ações que configuram conversões.

Se considerarmos o funil de vendas, uma conversão quer dizer que o usuário avançou em sua jornada de compra, rumo ao objetivo final, que muitas vezes é fechar negócio.

Black Friday Omnichannel: Como chatbots podem aumentar as vendas durante o evento

Por que medir a taxa de conversão de chatbots?

A resposta para essa pergunta é simples. É importante medir a taxa de conversão de chatbots, pois é um dos principais indicativos de que o ativo digital funciona bem ou mal.

Assim como outras métricas do marketing digital, a taxa de conversão também ajuda a adotar uma gestão data driven. Isso quer dizer que as tomadas de decisão serão feitas com base em dados, no lugar de apenas impressões e opiniões.

Afinal, medir o sucesso de um ativo digital, como um chatbot, é garantir que os investimentos feitos nessa ferramenta estão gerando bons resultados.

Imagem para ilustrar conversão de chatbots

Como analisar minha taxa de conversão?

Com a taxa de conversão do chatbot em mãos, será possível comparar com outras métricas de sua empresa.

Por exemplo, é possível comparar as taxas de conversão de outros ativos digitais e saber qual deles está performando melhor. Além disso, é possível identificar, por exemplo, se os usuários estão aderindo ao chatbot.

Passo a passo: como calcular suas conversões?

Até aqui, você aprendeu o que é a taxa de conversão de chatbots e sua importância para o marketing digital. Imaginamos que você esteja se perguntando: mas como calcular a conversão de um chatbot?

Na prática, existe um cálculo que nos leva ao resultado dessa métrica. Mas existe uma ferramenta que torna este processo muito rápido: a calculadora de conversão de chatbots.

Com a calculadora, todo o cálculo acontece em apenas 3 passos! Confira:

  • Passo 1: Preencha os dados solicitados sobre seu chatbot
image 7 - Como calcular a conversão de chatbots? conversão de chatbots
  • Passo 2: Clique no botão “calcular conversão”
image 8 - Como calcular a conversão de chatbots? conversão de chatbots
  • Passo 3: Pronto! Seu resultado logo irá aparecer
image 6 - Como calcular a conversão de chatbots? conversão de chatbots

Viu só, como é simples calcular a conversão de chatbots? Com a calculadora, tudo fica mais simples ainda!

Na situação acima, consideramos que a empresa teve 1000 usuários mensais e 250 conversões ao mês. Com esses resultados, chegamos à taxa de conversão de 25%.

Isso quer dizer que 25% das pessoas realizaram alguma ação após interagirem com o chatbot dessa empresa, seguindo para a próxima etapa do funil de vendas.

Como melhorar a conversão de chatbots?

Se a taxa de conversão do chatbot não estiver boa, ou seja, os usuários não estiverem tomando ações, é importante considerar algumas mudanças na estratégia.

Primeiramente, o chatbot foi implementado em quais canais? Os usuários conseguem acessá-lo facilmente?

Muitas pessoas podem nem saber que o chatbot existe, por ele estar em um canal que não faz sentido para o público alvo. Sendo assim, considere testar o chatbot em outros canais.

Dica: o WhatsApp é um dos canais de maior sucesso para chatbots.

Se o problema não for com os canais, o fluxo de interações pode não estar adequado aos usuários. Isso quer dizer que será necessário revisar as interações, analisar o volume e fazer as mudanças necessárias no fluxo.

Imagem para ilustrar conversão de chatbots

Por fim, após calcular a conversão do chatbot, o mais importante é saber interpretar os resultados e usá-los para criar hipóteses e melhorias para a estratégia do seu negócio.

Além disso, não é porque as conversões estão boas que o seu chatbot não precisa de atenção. Por serem ativos digitais e pertencerem à estratégias, os chatbots devem ser constantemente avaliados e testados.

Para isso, Blip possui ferramentas gratuitas, como a calculadora de conversão de chatbots, que podem ajudar a monitorar a saúde dos chatbots de sua empresa.

Confira as ferramentas grátis e garanta o sucesso do chatbot de sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀