Aprenda como calcular o ROI de chatbots em alguns passos. Confira

Os chatbots continuam mostrando sua importância e se mostrando ferramentas que geram valor para empresas.

De um lado o atendimento escalado aos clientes, com tempo de espera reduzido e soluções rápidas. Já do lado das empresas, as equipes de atendimento podem focar nas demandas mais complexas, como deixar o atendimento mais personalizado.

Neste contexto, calcular o ROI de chatbots é saber o valor exato de quanto essa ferramenta já gerou de retorno e este texto traz uma ferramenta grátis e simplificada, que permite calcular o retorno sobre o investimento de chatbots em poucos passos.

Continue a leitura para aprender mais sobre a métrica de retorno de investimento e saber como calcular em poucos passos.

O que é ROI?

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, que em português quer dizer retorno sobre investimento. Como o próprio nome sugere, essa métrica permite avaliar o que sua empresa tem de retorno ou perda sobre os investimentos feitos em ações de marketing.

De certa forma, o ROI é o resultado final de alguma ação ou campanha de marketing. Com ele, podemos calcular os custos de novas ferramentas, como os chatbots, por exemplo. Além disso, esse cálculo permite saber os impactos de cada ação, no resultado da empresa.

Leia também: métricas de chatbot – como definí-las de forma estratégica

Como calcular o ROI?

Calcular o retorno sobre investimentos é uma tarefa simples e pode ser feita com uma fórmula:

ROI = (receita gerada – custos) / Custos

Ou seja, para calcular o ROI, basta subtrair os custos da receita gerada, dividindo o resultado pelos custos.

Por exemplo, para uma campanha que custou R$25000,00 e gerou R$200mil, o cálculo fica da seguinte forma:

ROI = 200mil – 25mil / 25mil

ROI = 7

Neste exemplo, a campanha em questão teve um retorno de 7 vezes o valor investido. Se multiplicarmos este valor por 100, teremos o resultado de que o retorno de investimento da campanha foi de 700%.

Leia também: Calculadora de taxa de conversão de chatbots

Passo a passo: como calcular o ROI do seu chatbot?

Toda empresa deve saber quanto obteve de retorno sobre o investimento que fizeram em chatbots e outras ferramentas.

Calcular o ROI de chatbots

Pensando nisso, Blip criou uma calculadora especial, que permite calcular o ROI de chatbots gratuitamente e em apenas aluns passos. Confira:

Passo 1: abra a calculadora de ROI de chatbots e insira seu nome e e-mail;

Passo 2: insira as informações sobre o chatbot, bem como o nome de sua empresa;

Passo 3: insira os gastos e investimentos do chatbot;

Passo 4: clique em calcular!

Pronto! Após clicar em calcular, você saberá o retorno do investimento em chatbots. O próximo passo é usar este dado para comparar com outras métricas e tomar decisões importantes sobre os próximos investimento.

4 dicas para aumentar o ROI de seu chatbot

Ter um bom ROI é essencial para ter uma empresa saudável. Para aumentá-lo, a organização pode promover diferentes iniciativas, como:

1. Invista em tecnologias

Uma dica para garantir bons retornos sobre investimentos é investir em tecnologia. Afinal, os chatbots são um bom exemplo de como novas tecnologias são capazes de otimizar processos, reduzir custos e melhorar resultados.

Leia também: WhatsApp Business API: conheça os benefícios para sua empresa

2. Capacite sua equipe

Novas tecnologias exigem, também, equipes preparadas para otimizarem cada nova ferramenta de trabalho. Logo, capacitar as equipes quer dizer garantir melhores retornos sobre investimentos.

3. Tenha uma estratégia de marketing

Uma estratégia de marketing deve incluir todos os planos de ação, projeções e metas para a empresa. Além disso, a estratégia deve detalhar como cada canal será usado.

4. Invista em upselling e cross-selling

Por último, investir em upselling e cross-selling também são formas de aumentar o ROI de uma empresa.

Na prática, upselling são ações que focam em vender uma versão completa de algum produto. Por exemplo, é a possibilidade de aumentar o tamanho de um produto após a compra, por um valor especial, no caixa.

Já o cross-selling foca em adicionar produtos e serviços ao que foi comprado. Por exemplo, é a possibilidade de adicionar produtos ao que foi comprado, por preços reduzidos.

Até aqui, você aprendeu o que é retorno sobre investimento e como calcular o ROI de chatbots. Além disso, demos 4 dicas para você aumentar essa métrica na sua empresa, garantindo o sucesso e bons resultados.

A calculadora de ROI foi desenvolvida por Blip, e tem como objetivo ajudar a manter a saúde do chatbot de sua empresa, além de mostrar se o investimento gerou retorno.

Imagem para ilustrar calcular o ROI de chatbots

Blip tem tudo que sua empresa precisa para ter chatbots e atendimento automatizado. Estamos há mais de 22 ajudando empresas a terem conversas inteligentes com seus clientes, tudo em um Blip.

Com o Blip, sua empresa poderá criar chatbots, testá-los e publicá-los em diferentes canais. Além disso, sua empresa terá todas as soluções de comunicação e atendimento em um só lugar.

Quer entrar para a era do comércio conversacional? Fale com a nossa equipe!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito