Conheça 6 ferramentas grátis para chatbots e saiba como atingir os melhores resultados.

Os chatbots são softwares poderosos, que provam seu valor diariamente. Além de facilitar a comunicação com clientes, eles conseguem escalar o atendimento, reduzir custos e representam uma série de benefícios.

Por um lado, as empresas conseguem direcionar melhor as equipes de atendimento, eliminando demandas repetitivas com as automações. Por outro, os clientes conseguem atendimento mais rápido e soluções mais personalizadas.

Mas como saber se toda a estratégia de chatbots está dando certo? É importante observar métricas e dados que nem sempre estão muito claros para as empresas.

Pensando nisso, Blip desenvolveu quatro ferramentas grátis para chatbots, que têm o objetivo de otimizar ainda mais esse recurso das empresas. Continue a leitura para conhecê-las!

Ferramentas grátis para chatbots

1. Calculadora de ROI de chatbots

ROI quer dizer, em inglês, Return on Investment. Como o próprio nome sugere, essa é a sigla para a métrica que nos mostra o retorno total do investimento feito em chatbots.

A calculadora de ROI de chatbots, desenvolvida por Blip, facilita os cálculos e entrega, em percentual, o valor de retorno sobre investimento do chatbot.

Usar a calculadora de ROI é simples: basta acessar a ferramenta e seguir o passo a passo, inserindo os dados e avançando.

Ferramentas grátis para chatbots

Leia mais: como calcular o ROI de chatbots

Com o ROI, será possível saber se os investimentos feitos até o momento estão trazendo bons resultados. Caso ainda não seja o caso, a métrica permite tomar decisões mais embasadas, com base nos dados gerados pelo usuário.

2. Calculadora de conversão de chatbot

Outra métrica importante para empresas que usam chatbots é a taxa de conversão. Com ela, é possível saber quantas conversões o chatbot realizou em um determinado período de tempo.

Assim como o ROI, essa taxa pode ser obtida com uma fórmula, que foi simplificada pela Calculadora de conversão de chatbot, desenvolvida por Blip.

Ilustração de Ferramentas grátis para chatbots

Para usar essa ferramenta, basta abrir a calculadora e seguir os passos da tela. Em poucos cliques, você terá a taxa de conversão do chatbot.

Leia mais: Como calcular a taxa de conversão de chatbots

Com a taxa de conversão, será possível saber se a estratégia do chatbot foi bem elaborada ou se precisa de atenção em algum ponto.

3. Gerador de QR Code

QR codes são códigos de resposta rápida, criados para facilitar o acesso a determinadas páginas. Na prática, são códigos quadrados, que podem ser acessados usando câmeras em aparelhos celulares.

Para os chatbots, usar um QR code pode ser uma porta de entrada, levando clientes e outros usuários para o contato do chatbot.

Mas como criar um QR code com link para o chatbot? Basta utilizar o gerador de QR Code desenvolvido por Blip.

O passo a passo é simples: você abre o gerador, insere as informações e em poucos cliques, terá o QR code que leva para o link escolhido.

Leia mais: QR code: como gerar um código de resposta rápida

O QR code é um recurso que permite colocar pontos de entrada em mídias físicas, como jornais, panfletos e revistas, mas também em mídias digitais.

4. Gerador de link para WhatsApp

Da mesma forma como podemos gerar códigos de resposta rápida, também conseguimos gerar links que enviam os clientes direto para uma conversa do WhatsApp. Muito além de um simples link, é possível escolher mensagens pré-configuradas para os clientes enviarem.

Os links para WhatsApp encurtam o caminho da comunicação, pois os usuários não precisam ter o número da empresa salvo nos contatos.

Para usar, é fácil. Basta acessar o Gerador de link para WhatsApp desenvolvido por Blip, inserir as informações necessárias, criar a mensagem e pronto! Em poucos cliques você terá um link personalizado para o WhatsApp de sua empresa.

Ilustração de Ferramentas grátis para chatbots

Leia mais: crie um link para WhatsApp Grátis!

Assim como o QR Code, o link para WhatsApp pode ser usado em vários tipos de propagandas, inclusive junto aos códigos, levando os usuários direto para o contato da empresa.

Veja também: Plataforma de atendimento multicanal: por que a sua empresa deve ter uma

5. Gerador de persona para chatbots

As personas são elementos importantes para criar interações cada vez mais humanizadas. A persona age como uma representação fictícia de quem interage com o chatbot, conferindo-lhe traços de personalidade, valores e até mesmo um tom de comunicação específico.

Para facilitar a criação de personas eficazes, surge a ferramenta “Gerador de Persona para Chatbots”, uma solução inovadora que orienta as empresas na definição e desenvolvimento de personas cativantes para seus chatbots.

O “Gerador de Persona para Chatbots” oferece uma abordagem estruturada e intuitiva para criar personas sob medida, alinhadas à identidade da marca e às expectativas dos clientes.

Através de uma série de perguntas e opções de personalização, a ferramenta ajuda as empresas a definirem a personalidade do chatbot, desde sua linguagem e estilo de comunicação até seus objetivos e abordagem para lidar com diferentes cenários.

Acesse essa ferramenta gratuita e não conte com a sorte em sua estratégia de atendimento!

6. Gerador de templates de notificações ativas

Notificações ativas no WhatsApp são um recurso que permite que empresas entrem em contato com seus clientes. Usando o Blip, por exemplo, você poderá criar templates personalizáveis e ainda mensurar resultados.

Com elas é possível trabalhar estratégias de engajamento e vendas extremamente personalizadas e efetivas para sua base de contatos.

Para auxiliar nesse processo, criamos uma ferramenta grátis para chatbot, que ajuda na criação desses templates personalizados.

Confira o gerador de templates de notificações ativas e comece a conversar com seus clientes de forma mais inteligente!

Dica bônus: Click to WhatsApp

Esperamos que as ferramentas grátis para chatbots ajudem sua empresa a alcançar resultados ainda melhores.

Mas preparamos uma dica bônus: os anúncios Click to WhatsApp!

Se um chatbot consegue atender um grande número de pessoas e auxiliar em demandas mais repetitivas, o WhatsApp é o canal ideal para implementar o atendimento.

Afinal, quem não tem o WhatsApp instalado em seu smartphone?

Logo, as campanhas Click to WhatsApp são uma excelente forma de iniciar conversas inteligentes com os clientes. Se você tiver um chatbot que utiliza o app como canal, as conversas podem ir ainda além.

Esse tipo de campanha cria botões que são vinculados em anúncios no Facebook e Instagram, podendo também serem usados em outros tipos de banners.

Ao clicar nos botões, os clientes são levados diretamente para o canal de sua empresa no WhatsApp. Essa é uma ótima oportunidade para um chatbot começar as interações com os clientes e até mesmo para aumentar as vendas.

Conclusão

Até aqui, apresentamos 6 formas de aproveitar ainda mais o potencial dos Contatos Inteligentes. As ferramentas grátis para chatbots foram pensadas justamente para explorar este potencial.

Agora, o próximo passo é testar todas elas, aplicando da melhor forma ao seu negócio!

Se preferir, pode contar com a Blip para potencializar ainda mais a comunicação com seus clientes. Além das ferramentas gratuitas, a plataforma possui diversas integrações e permite criar, gerenciar e analisar dados de chatbots.

Fale com a gente e conheça as soluções que sua empresa precisa para se comunicar com clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀