Muitas empresas ainda não conhecem os benefícios de fazer automação para Instagram. E, enquanto isso, a rede social ganha cada vez mais espaço na comunicação entre marcas e clientes. E você, vai ficar de fora dessa?

Segundo o site Statista, mais de 2 bilhões de pessoas têm perfil criado no Instagram e aproximadamente 1,6 bilhão de usuários acessam sua conta pelo menos uma vez ao dia.

Quando observamos o contexto brasileiro, os números também são significativos. É o que mostra essa pesquisa recente sobre Mensageria no Brasil, realizada por Mobile Time e Opinion Box:

  • 82% dos internautas possuem o aplicativo Instagram em seu smartphone (esse número representa um crescimento de 17% quando comparamos à pesquisa de 2019);
  • 79% dos usuários acessam o Instagram diariamente;
  • 59% dos entrevistados usam o Instagram para envio de mensagens para marcas por meio do direct. 

A pesquisa ainda mostra os principais motivos que levam as pessoas a enviarem mensagens no Instagram, são eles:

  • Tirar dúvidas/pedir informações (80%);
  • Comprar produtos e serviços (66%);
  • Receber promoções (66%);
  • Obter suporte técnico (51%).

Diante deste cenário, fica evidente a necessidade de investimento em atendimento personalizado, rápido e eficiente. 

A boa notícia é que é possível implementar uma automação para Instagram e oferecer um atendimento com um padrão excelente, a qualquer hora!

Continue lendo ou assista ao vídeo a seguir e descubra as melhores dicas para otimizar o atendimento ao cliente no canal!

O que é automação para Instagram?

A automação de conversas consiste em implementar um chatbot no direct do Instagram da sua empresa, possibilitando que seu cliente tenha atendimento na palma da mão a qualquer hora do dia, de acordo com a necessidade dele.

Há, ainda, a possibilidade de utilizar as vantagens da inteligência artificial para tornar a conversa cada vez mais natural e eficaz.

Além do que acabamos de ver, há ainda pelo menos mais 3 boas razões para utilizar o recurso de automação para Instagram e potencializar o engajamento dos seus clientes nas conversas com sua empresa.

Em geral, o resultado é a aproximação de sua marca do consumidor e conversas com o intuito de criar relacionamentos mais duradouros.

3 razões para automatizar o atendimento no Instagram

1. Estar presente no momento certo

Um artigo do Google mostra que 80% dos brasileiros utilizam smartphones para pesquisar sobre produtos ou serviços antes de efetuar alguma compra ou contratação.

Ou seja, agora os seus clientes visitam o Instagram de sua empresa enquanto fazem outras atividades, como assistir uma série, conversar com amigos ou até mesmo no caminho para a casa. 

Automação para Instagram - chat

É cada vez mais latente a necessidade de criar estratégias de comunicação focadas no comportamento do cliente e não somente nas necessidades da sua marca.

Sabendo disso, podemos notar a importância de estar presente e disponível para tirar dúvidas, apresentar produtos, informar valores e fechar negócios aproveitando do chamado micro-momento.

Segundo Lisa Givelber, VP de Marketing do Google,

“as pessoas estão tomando suas decisões mais rápido do que nunca e elas esperam poder começar a agir logo, assim que definem o que querem”

e as marcas devem estar prontas para responder a essa ação com um atendimento qualificado e ágil.

💡 Saiba mais: Aprenda como enviar mensagens automáticas no Instagram

2. Melhorar a qualidade do atendimento

Segundo pesquisa da Forum Corporation, cerca de 70% dos clientes abandonam uma marca por questões relacionadas ao atendimento, e entre os motivos principais estão a falta de contato e a baixa qualidade no atendimento recebido.

O consumidor moderno não está preso a nenhuma empresa, pois vive em um mundo cheio de opções de escolha e com uma facilidade incrível de escolher entre novas marcas.

Sendo assim, ser uma empresa disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana é algo essencial, sobretudo nas redes sociais.

Porém, mais do que ter um atendimento disponível a qualquer momento, é necessário entender as necessidades do seu cliente e disponibilizar um serviço de qualidade e com eficiência.

Para alcançar o objetivo de tornar a experiência durante o atendimento do seu cliente melhor, é necessário algumas ações: 

Entender a jornada de compra do seu cliente

Para entender a jornada de compra do cliente é necessário descobrir quais são as ações e comportamentos que ele tem antes, durante e depois de conversar com sua marca.

Por isso é importante conhecer o público alvo e traçar bem a persona de sua empresa.

Se sua empresa possui essas informações e sabe interpretá-las corretamente, você tem o “mapa da mina” para antecipar necessidades do seu cliente e ajudá-lo no momento certo. 

💡 Leia mais: Aprenda mais sobre a Jornada do Cliente

Chatbot para Instagram

Mapear as demandas mais recorrentes

Segundo o Principio de Pareto, “80% dos efeitos surgem a partir de apenas 20% das causas, podendo ser aplicado em várias outras relações de causa e efeito”.

Ou seja, se você conseguir mapear as solicitações mais frequentes aos clientes e automatizar as respostas, você pode aumentar em 80% as chances de ter um atendimento eficiente no seu Instagram.

Aqui em Blip temos uma equipe multidisciplinar especialista em realizar análises de conversas e desenvolver fluxos conversacionais que fazem sentido para seu negócio e seu cliente.

Separamos um vídeo muito completo pra você entender nossa metodologia na construção de contatos inteligentes, confira:


 

3. Otimizar o tempo dos atendentes

Apesar de acreditar no potencial da automação para Instagram com chatbots e contatos inteligentes, entendemos que existem demandas que exigem o atendimento humano, seja por dúvidas mais críticas, por segurança de informação ou porque o próprio cliente solicita esse contato. 

Sabendo disso, após mapear a jornada do seu cliente e mensurar as dúvidas e solicitações mais frequentes, o tempo de atendimento dos atendentes será otimizado. 

Com isso, sua empresa pode direcionar o esforço e capacidade humana para contatos que exijam mais pessoalidade e criatividade, de acordo com a sua demanda. 

A plataforma Blip, de Blip, é uma ferramenta que permite o transbordo para o agente humano de forma rápida e descomplicada.

Além disso, você pode organizar filas de atendimento de acordo com a demanda solicitada e ainda implementar pesquisas de satisfação para medir a qualidade do atendimento.

Será que a automação para Instagram funciona?

Um exemplo de utilização do Contato Inteligente no Instagram é o case do Thiago Nigro, o Primo Rico, no Instagram.

automacao instagram primo rico take blip - Automação para Instagram: o que é, como fazer? automacao para instagram,o que é automação no instagram,automatizar instagram,instagram para empresas

Com mais de 5 milhões de seguidores no Instagram, Thiago Nigro, além de possuir um perfil muito popular e o maior dentro do segmento de finanças, realizou em 2020 diversas lives, atingindo mais de 180 mil pessoas conectadas simultaneamente.

O Primo Rico lançou uma campanha com 12 lives em seu perfil. Durante uma das lives, com mais de 40 mil pessoas ao vivo, o influenciador convidou os seguidores a enviarem uma direct message (DM) para receberem um conteúdo exclusivo.

Usando a API para Instagram Messaging, uma ferramenta de automação do Instagram, as mensagens eram automatizadas através da plataforma Blip.

Os resultados que O Primo Rico atingiu com automação para Instagram foram incríveis, veja só:

  • 50 mil mensagens trocadas em menos de 1 hora;
  • 49% das vendas do curso “Do Mil ao Milhão” pelo Instagram;
  • 7,5 mil pessoas responderam à pesquisa sobre um novo produto;
  • O contato inteligente já trocou mais de 180 mil mensagens com quase 70 mil usuários.

Esses números mostram a força do Instagram e o poder que uma estratégia de marketing alinhada com um Contato Inteligente podem proporcionar à sua empresa.

Ilustração Instagram

Como ter um Contato Inteligente no Instagram?

Você está a poucos passos de ter um Contato Inteligente no perfil do seu negócio!

Aqui em Blip temos uma estrutura completa para acompanhar sua empresa durante todo processo de automação do seu Instagram.

Além disso, temos uma plataforma desenvolvida para facilitar o processo de construção, acompanhamento e evolução do seu atendimento. 

E para facilitar seu aprendizado, disponibilizamos a Blip Academy, com trilhas gratuitas explicando passo a passo como tudo funciona, nosso blog e fórum recheados de dicas de especialistas e, é claro, uma equipe disponível para dar todo suporte que sua empresa precisa.

Acreditamos na importância das conversas entre marcas e clientes e evoluímos nossa ferramenta diariamente. As melhores e maiores empresas contam com nossas soluções!

Que tal ter respostas automáticas e personalizadas de acordo com as principais dúvidas de seu público no Instagram, reduzir o tempo de espera, ter uma comunicação ágil no seu perfil, ganhar eficiência operacional e ter um atendimento humano facilitado?

Agende uma conversa com a gente e comece agora mesmo a otimizar o atendimento de sua empresa!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀