Ter uma comunicação criativa é se destacar em meio a um mercado dinâmico e competitivo. Leia este artigo e descubra 5 formas de melhorar a comunicação de sua empresa.

O que é ter uma comunicação criativa e se destacar em meio a um mercado com investimentos superiores a 16 milhões por ano? Às vezes pode parecer que sair da caixinha e inovar na forma de comunicar o seu produto e serviço é uma missão impossível.

Investir em serviços bem prestados e um bom atendimento são muito importantes para conquistar o cliente, mas não são mais o suficiente para sua empresa ganhar mercado. É necessário também apostar em uma comunicação criativa para consolidar uma posição de destaque, e principalmente, a frente da concorrência.

Isso porque o engajamento e fidelização do consumidor é fruto, principalmente, de ações comunicativas criativas que vão além do contato empresa-consumidor, mas que conseguem tocar a alma, gerar empatia. Perde espaço para a concorrência a empresa que não aposta numa estratégia de relacionamento com seus públicos de interesse.

Confira neste post algumas formas de analisar, planejar e executar sua comunicação criativa e conseguir mais clientes fieis a sua marca.

5 ações para uma comunicação criativa: conheça práticas comunicativas e criativas

1. Seja um bom ouvinte

Não basta ter boas ideias para ser criativo. É muito importante ser bom ouvinte, principalmente, nos momentos mais difíceis. Uma crítica ou sugestão de um consumidor pode contribuir bastante para a empresa melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Por isso, é fundamental ouvir com humildade o que o público espera da organização. A impaciência e a arrogância são inimigas que devem ser combatidas, quando as pessoas relatam um problema relacionado com a empresa. Ignorar as informações repassadas pelos clientes é um erro grave hoje em dia.

E esse é o primeiro passo para construir uma comunicação criativa para seu negócio.

2. Use as redes sociais a seu favor

Uma organização precisa ter uma boa presença digital para estar antenada com as tendências de comportamento do consumidor. De que forma isso pode ser feito? Uma boa resposta para esta pergunta é apostar nas redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube etc.

Elas são muito importantes não apenas para divulgar as iniciativas da empresa, mas também para interagir com as pessoas. Por meio de uma rede social, é possível esclarecer as dúvidas dos clientes de forma rápida, clara e transparente.

Afinal, o consumidor espera ter o mesmo nível de atendimento nos diferentes pontos de contato com sua empresa. Seja em uma loja física, pelo telefone ou nas redes sociais. Ele quer rapidez e a solução para seu problema. Isso é chamado de estratégia omnichannel e, se sua empresa ainda não está investindo nisso, está na hora de repensar o caminho que sua marca quer seguir.

Sem dúvida, isso contribui para o fortalecimento da imagem e mostra seriedade e respeito com o público-alvo.

3. Produza conteúdo para ter uma comunicação criativa

Inegavelmente, é fundamental ter uma presença efetiva nas redes sociais. Porém, isso apenas produzirá resultados efetivos para o negócio, caso o conteúdo produzido seja relevante para os consumidores.

Produzir conteúdo vai muito além de simplesmente fazer uma publicação nas redes sociais. É necessário ir além, entender quais os problemas seu cliente enfrenta e criar algo que vá ajudá-lo no momento certo.
Para isso, você pode apostar em:

  • criar vídeos curtos, informativos e atraentes
  • ter um fórum para criar uma comunidade ao redor da marca
  • enviar e-mails informativos para sua base dados
  • ter perfis nas redes sociais de acordo com seu público, que sejam atualizados constantemente
  • elaborar textos relacionados com a atuação da empresa (sem empurrar um produto ou serviço para o consumidor)

Por exemplo, uma escola de idiomas pode ter um blog, onde são publicados vídeos e artigos sobre a importância de incentivar a leitura na infância ou sobre técnicas de memorização.

Assim, consegue construir uma relação mais próxima com o público do que somente manter um contato comercial.

Outro exemplo são as empresas que apostam nos memes (peças produzidas com tom humorístico para difundir uma ideia na internet). Logicamente, isso deve ser feito com bom senso e criatividade, porque o público está cada vez mais exigente e menos tolerante a erros.

A Netflix é um excelente case de comunicação criativa, que conseguiu criar um perfil divertido e quase que “real” para se comunicar com os usuários.

Basta dar uma zapeada pelos perfis do Instagram e do Facebook para ver respostas bem-humoradas para os usuários que comentam em seu perfil. É basicamente uma estratégia de marketing de relacionamento e digital muito bem feita.

Uma comunicação criativa não se resume somente em ser inovador, sempre na forma de passar a mensagem, mas manter uma comunicação natural e real com seu público.

4. Busque o “Why” da sua empresa

A comunicação criativa deve ser bastante valorizada para uma organização conquistar resultados cada vez mais expressivos. Por isso, mais do que somente pensar na mensagem, sua empresa deve entre o seu “porquê”.

Qual o seu propósito? Qual o valor que sua empresa entrega?

5. Priorize a tecnologia sempre que possível

A tecnologia está cada vez mais presente na sociedade. Por isso, é importante utilizar recursos que facilitem a vida do consumidor.

Uma empresa pode perfeitamente investir no videochat — ferramenta que ajuda o cliente a conhecer um produto ou serviço. Esta medida é uma forma inteligente de reforçar a comunicação criativa e incentivar as vendas.

Outra ação que ajuda a expandir o negócio é a adoção de chatbots (automatizar o chat da empresa em aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp etc.).

Eles permitem que o consumidor interaja com a atendente ou faça vários procedimentos de maneira automatizada, como participar de promoções, conhecer novas ofertas, fechar um negócio, entre outras possibilidades.

Outras formas de usar o chatbot para criar uma comunicação criativa na sua empresa são:

  • enviar conteúdos informativos por mensagem (fluxo de inbound marketing)
  • enviar cobranças e faturas para pagamento
  • atualizar o cliente sobre o andamento do pedido
  • etc.

Quer saber mais como a comunicação automatizada pode ajudar seus colaboradores a ganharem mais tempo e seus clientes ficarem mais satisfeitos? Conheça nossos cases de sucesso!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀