Sabemos que a transformação digital chegou até nossas casas, trabalhos e faz parte do nosso dia a dia de uma forma inevitável e imprescindível. Mas e se eu te contasse que essa digitalização, ou melhor, que a Indústria 4.0 impactará até na nossa comunicação?

Dos primeiros equipamentos e maquinários fabris, foram necessários 300 anos até chegarmos aos smartphones que, hoje, nos dão a capacidade de controlar toda uma organização sem sair de casa. 

As máquinas a vapor e as linhas de produção, marcam um período extremamente importante e significativo para nossa história, além de aquecer a economia. Agora, 3 séculos depois, a 4º revolução industrial promete trazer tecnologias de ponta e sistemas de última geração para as fábricas. Quer saber um pouco mais sobre o tema? Basta seguir com a leitura!

Como e quando surgiu o conceito de Indústria 4.0?

O termo indústria 4.0 só se oficializou em 2011, quando pela primeira vez, foi assim definido na famosa Feira de Hannover — um dos maiores eventos sobre automação industrial do mundo, realizado na Alemanha todos os anos.

A indústria 4.0 surgiu como a consequência de inovações e pesquisa. Seu conceito trouxe várias oportunidades oferecidas pela tecnologia moderna, mas também surgiu pela necessidade de adaptar toda a produção, que, muitas vezes, era primitiva quando relacionada às tendências do mercado. 

O desafio é atender todas as necessidades dos clientes no campo da produção, que crescem a cada dia mais. 

Como a Indústria 4.0 tem impactado no mercado?

A quarta revolução industrial é um tema que não se restringe apenas às produções fabris, ela ganhou força nesse setor, é claro, mas podemos destacar a sua importância em todos os setores da economia

As empresas precisam apostar na tecnologia como forma de aumentar a produtividade e promover uma melhor experiência ao cliente final. Assim, vemos inovações em áreas como varejo, saúde, logística, finanças, agricultura e muitas outras. Embora cada setor tenha sua aplicação, as tecnologias utilizadas nessa nova era são similares.

Várias tecnologias estão em crescente com a Indústria 4.0, algumas delas são: Big Data, Chatbots, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade virtual, Impressão 3D, e por aí vai! Podemos listar todas as tecnologias pertencentes a esse processo de revolução, afinal, toda nova tecnologia pode e deve ser agregada aos processos para sua melhoria.

Comentamos acima, que a Indústria 4.0 auxilia diversos segmentos, mas e se pensarmos exclusivamente na comunicação das empresas?

Como a Indústria 4.0 está impactando na comunicação?

Algumas das tecnologias mencionadas acima são voltadas para a comunicação, mas o grande desafio disso tudo, é otimizar todas elas para que possam trazer um resultado positivo e satisfatório para a satisfação dos nossos clientes.

No texto sobre transformação digital, eu abordo sobre a comunicação no setor bancário e sobre como este setor precisa se adaptar às exigências de mercado. Mas todas as boas práticas, uso de chatbots, canais digitais, comunicação rápida e efetiva, devem sim ser prioridades de todos os segmentos. Afinal, os consumidores estão em todos eles, não é mesmo?

Nós, enquanto clientes, sempre priorizamos o bom atendimento, aquele de qualidade, que resolve os problemas bem rapidinho, mas como fazer todo esse atendimento satisfatório com esse volume tão alto de requisições atual?

Todos queremos ser atendidos o mais rápido possível, e se ainda pudermos escolher o canal de atendimento, melhor ainda! Mas, estar em todos os canais de atendimento não é uma tarefa fácil para um atendente humano, por exemplo. 

Dependendo do volume diário, é operacionalmente impossível! A melhor maneira de fazer tudo isso, é utilizando de todas as tecnologias de ponta que a 4º revolução nos traz: chatbots, inteligência artificial e, claro, os próprios canais digitais que já usamos diariamente. 

Mas como a indústria 4.0, possui sim um viés de chão de fábrica e produção em si, não podemos deixar de mencionar a otimização interna que isso pode causar nas organizações.

Processos são comunicados mais rapidamente com o setor de produção, resultados com a coordenação, mudanças na operacionalização do maquinário, que antes demandava toda a parada da produção, treinamentos longos e cansativos, hoje podem ser feitos por WhatsApp. Imagina só quanta otimização isso pode trazer? A comunicação interna nunca foi tão rápida. 

Como está ocorrendo a Inovação industrial no Brasil?

A indústria nacional ainda demonstra certas barreiras para inserir novas tecnologias, esbarrando em questões burocráticas, falta de informação e receio de mudanças. 

Entretanto, os empresários brasileiros tem sentido na pele as consequências da indústria 4.0 e vem percebendo que se não se adequarem e evoluírem, vão acabar perdendo seus consumidores para as empresas mais modernas do novo século. 

Reconhecendo a importância da transformação digital para a economia e para a saúde das organizações, o governo brasileiro lançou a Agenda Brasileira para a Indústria 4.0, que traz 10 passos para o alcance da transformação digital, tudo isso para motivar e trazer cada vez mais as empresas brasileiras para dentro dessa revolução e a todos os resultados que ela pode promover!

Agora que você já sabe um pouco mais como a Indústria 4.0 impactará a comunicação nas empresas, que tal entender como o WhatsApp e Big Data podem andar lado a lado?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀