O marketing já foi visto como algo negativo na área da saúde. A crença era de que a mercantilização dos serviços poderia descredibilizar os profissionais de forma agressiva e, muitas vezes, induzir ao erro.

Mas este cenário mudou. Hoje, sabemos que o marketing bem feito traz benefícios tanto para as clínicas quanto para os pacientes. Isso é ainda mais real quando falamos em marketing de conteúdo. 

Neste contexto, o marketing odontológico tem o objetivo de dar visibilidade e aproximar dentistas e pacientes, podendo transmitir confiança e levar conhecimento onde antes não era possível. 

Este post tem o objetivo de mostrar os benefícios do marketing para dentistas e dar dicas valiosas para divulgar clínicas odontológicas. 

Por que fazer marketing odontológico? 

Primeiramente, o mercado odontológico é um dos mais concorridos no Brasil. Afinal, é um dos países com maior número de dentistas no mundo, segundo dados do Conselho Federal de Odontologia.

Neste contexto, o marketing para dentistas aparece para que diferentes profissionais consigam se destacar, conquistando aqueles pacientes que ficam entre um e outro e que ainda não estão fidelizados.

Além disso, o marketing pode levar conhecimento ao público, gerando credibilidade aos profissionais e clínicas odontológicas. 

Afinal, é possível fazer marketing odontológico de forma ética?

🦷 É claro que sim! 

Como falamos anteriormente, antes o marketing não era considerado algo ético quando feito para divulgar serviços da área de saúde. Mas isso mudou. 

Desde que obedeça o Código de Ética Odontológica, o marketing odontológico traz benefícios tanto para os pacientes quanto para os profissionais. 

💡 Dica: é muito importante ler o documento do código de ética, para então adequar todas as práticas de marketing odontológico. 

Algumas das práticas consideradas antiéticas e que podem até ser punidas pelo CFO são:

  • Anunciar práticas ou técnicas não comprovadas cientificamente;
  • Usar imagens mostrando antes e depois, incluindo preços e comercializando  serviços;
  • Usar telemarketing e métodos tradicionais como caixas de som, plaqueteiros e mala direta; 
  • Anunciar qualificações não registradas no Conselho Federal de Odontologia. 

Marketing para dentistas – usando a tecnologia para ir além

img Odonto - Marketing odontológico: como divulgar os serviços com tecnologia marketing odontológico,marketing para dentistas,consultório odontológico,chatbot para dentistas,marketing consultório odontológico

Vimos que um consultório odontológico ou uma clínica de dentistas não só pode como deve investir na divulgação de seus serviços. 

A boa notícia é que a tecnologia e os meios digitais permitem ir além das técnicas tradicionais — e às vezes antiéticas — e entregar informações relevantes ao público. 

Abaixo, veja algumas dicas para mandar bem no marketing para dentistas.

1) Conheça seu público

Como em qualquer estratégia de marketing digital, é essencial que uma empresa antes de colocar a mão na massa pense sobre sua persona, ou seja, a pessoa com quem você vai falar diretamente.

Mas aí você se pergunta: eu sou dentista, então as pessoas que me seguem são meus pacientes e querem ouvir tudo o que eu sei sobre a odontologia, certo?

Errado! 

Para ter sucesso com a divulgação você precisa captar a atenção de quem também não é o seu paciente ainda. Afinal, de que outra forma você vai aumentar a sua clientela com marketing?

🔎 Saiba mais: aprenda como definir a persona para o seu negócio. Clique aqui!

2) Invista em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias do Inbound Marketing, que tem como objetivo atrair o seu cliente oferecendo conteúdos que sejam relevantes para ele.

No contexto de marketing para dentistas, os conteúdos podem variar bastante. Desde cuidados básicos com a saúde bucal, até conteúdos mais específicos, como preenchimento labial.

Se caprichar em criar conteúdo relevante para a persona, ele vai chegar diretamente a quem importa, ou seja, potenciais clientes para o seu negócio.

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo gera engajamento e educa o consumidor. Muito além disso, ela gera credibilidade sobre o assunto em questão. 

3) Esteja presente nas redes sociais

Já não é mais novidade que o mundo está conectado através da internet e, principalmente, às redes sociais, não é mesmo?

Por conta disso, para que você esteja em constante interação com os seus clientes, é muito importante também estar presente nesses meios.

Existem várias opções de redes sociais com funcionalidades e perfis de usuários diferentes. 

Dito isso, descubra onde o seu público está, ou seja, qual a rede social mais utilizada por ele. Dessa forma, você não corre o risco de investir recursos para se comunicar com um público que não é de interesse. 

4) Fidelize os seus pacientes

Esse é o momento que, no marketing, nós chamamos de relacionamento no “pós venda”.

Ou seja, quando o contato entre empresa e cliente chega ao fim, é importante que você aposte em atitudes que tenham como principal objetivo fidelizar os seus clientes.

Isso é especialmente importante para a área da saúde, uma vez que o recomendado é que o paciente realize consultas semestrais. 

No caso do paciente se sentir confortável tanto com o ambiente, como também com o profissional que o atendeu, as probabilidades de voltar são muito maiores.

Além disso, quando falamos sobre consultórios odontológicos, as indicações são um dos principais fatores para que novos clientes cheguem até você. 

Chatbot para dentistas – contatos inteligentes para marketing odontológico

Um chatbot é um software capaz de conversar naturalmente com pessoas, cumprindo o papel de atendente virtual. Uma das grandes vantagens é fazer todo esse processo de forma rápida e assertiva. 

💡 Saiba mais: Aprenda tudo que precisa saber com nosso guia completo sobre chatbots!🤖 

No momento onde a transformação digital se torna praticamente uma necessidade, os chatbots ganharam espaço e são uma ferramenta realmente útil a diferentes setores. 

Para o marketing odontológico, a definição continua a mesma e as possibilidades são realmente inovadoras. 

Afinal, os chatbots estão presentes em canais já utilizados pela maioria das pessoas, como o WhatsApp, e já são usados no ramo da saúde para otimizarem o atendimento ao cliente.

Veja só algumas das vantagens que os chatbots podem trazer aos dentistas:

Acompanhamento pré e pós consultas

O pré atendimento odontológico é tão importante quanto a consulta em si. O mesmo é válido para os momentos pós consulta. 

Neste contexto, um contato inteligente pode fazer toda a diferença. Graças à automatização, ele pode coletar feedbacks e informar sobre detalhes importantes aos pacientes.

Na prática, será possível saber como foi a consulta e marcar o retorno de um paciente, por exemplo. Tudo isso com um atendimento humanizado e personalizado.

Entrega de conteúdo relevante

No contexto do marketing de conteúdo, os chatbots podem cumprir o papel de mensageiros, entregando conteúdo de qualidade aos usuários. 

Na prática, além de estar presente nas redes sociais e canais convencionais, um consultório odontológico poderá se comunicar com os pacientes por WhatsApp ou outro canal.

Atendimento personalizado e multicanal

O uso de chatbots e contatos inteligentes torna o atendimento ao cliente cada vez mais personalizado e disponível em diferentes canais de atendimento.

Isso acontece devido ao fato de os contatos inteligentes serem capazes de aprender com as interações e entregarem respostas e resultados mais eficazes. 

Utilizando Blip como plataforma para gerenciar o contato inteligente, você consegue centralizar diferentes canais, como WhatsApp e Facebook Messenger, em um só lugar. 

Consultório odontológico disponível 24/7

Um contato inteligente torna o atendimento ao cliente escalável e disponível 24h.

Isso quer dizer que os pacientes poderão fazer agendamento de consultas, tirar dúvidas e até mesmo solicitar resultados de exames a qualquer momento.

Um chatbot para dentistas pode ser programado para não deixar nenhum paciente esperando por resposta. 

Decisões guiadas por dados

O atendimento feito com contato inteligente gera dados constantemente.

Com isso, as decisões de marketing e relacionamento com os pacientes poderão ser guiadas por dados exatos e organizados. 

A plataforma Blip possui todos os recursos necessários para uma análise de dados completa e bem feita. 

Blip: Soluções de contato inteligente para dentistas

Se chegou até aqui, já conhece os benefícios de investir no marketing odontológico. Melhor ainda, já sabe como inovar em atendimento com um chatbot para dentistas. 

Com isso em mente, é hora de conhecer Blip: todas as soluções de contato inteligente que você precisa para entregar a melhor experiência em marketing e atendimento ao cliente.

Entre em contato com nossa equipe e conheça também nossos casos de sucesso

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀