Você já se viu olhando para a tela do seu celular e pensando: e agora? O que eu faço? Muito provavelmente sim! Afinal, tomar decisões nem sempre é uma tarefa fácil, mas ter um conjunto de opções bem organizadas e listadas pode tornar esse processo mais simples. E com as novas mensagens interativas do WhatsApp isso é possível!

As mensagens interativas são uma forma de ajudar clientes a escolherem a melhor opção de forma simples, otimizada e de fácil compreensão. O WhatsApp lançou recentemente novos tipos de mensagem que permitem que clientes respondam em segundos. São as Mensagens de Listas e as Mensagens de Produto.

Conteúdos somente em texto podem ser confusos e o usuário não vai pensar duas vezes na hora de fechar a conversa e procurar outra marca. Por isso, listar mensagens é uma forma mais fácil e interativa de ajudar consumidores a tomarem decisões e passarem para a próxima etapa da jornada do cliente

Continue a leitura e entenda mais sobre as mensagens interativas e como você pode usá-las no seu fluxo conversacional!

O que são as Mensagens de Listas e as Mensagens de Produto do WhatsApp?

Por muito tempo, empresas só podiam enviar listas numeradas em texto para se comunicarem com clientes.

Com a chegada das Mensagens de Listas e Mensagens de Produtos isso mudou, melhorando ainda mais a experiência do usuário, ao fornecer um formato simples para as pessoas selecionarem o que desejam ao falar com chatbots e contatos inteligentes. 

Mensagens de Listas

product messages whatsapp e1634169538753 - Mensagens interativas no WhatsApp: aumente as taxas de resposta e conversão mensagens interativas

As List Messages ou, em português, Mensagens de Listas, são um tipo de mensagem interativa do WhatsApp que permitem que marcas enviem uma lista estruturada com até 10 opções em suas conversas, para que o cliente selecione de forma simples o que deseja. 

Esse tipo de mensagem substitui o uso de menus com opções numeradas que obrigavam o usuário a responder com um número.

As Mensagens de Listas oferecem uma maneira simples e objetiva de clientes fazerem uma seleção. É possível personalizar as listas em seções e adicionar cabeçalhos e descrições por item da lista.

Além disso, as opções ofertadas dentro das Mensagens de Lista podem ser dinâmicas, ou seja, a lista de alternativas pode se atualizar automaticamente. 

Mensagens de Produto

Product Messages ou Mensagens de Produtos também são um tipo de mensagem interativa que permite o envio de listas personalizadas de produtos e serviços para que clientes possam comprá-los sem sair da conversa.

Essas mensagens são super dinâmicas e podem ser personalizadas de acordo com os interesses de cada cliente. Existem dois tipos de Mensagens de Produtos: 

  • Vários produtos: mensagem contendo até 30 itens de uma lista personalizada de produtos e serviços;
  • Único produto: mensagem contendo um único produto da lista de catálogo exibido em forma de Página de Detalhes do Produto.

Por que utilizar as mensagens interativas do WhatsApp?

Conteúdos visuais e interativos aumentam o engajamento e as taxas de resposta e conversão. Durante testes realizados pelo Facebook, os chatbots que usaram recursos de mensagens interativas alcançaram taxas de resposta e conversões significativamente mais altas em comparação com aqueles baseados somente em texto. 

Além disso, de acordo com a pesquisa do ION Interactive com a Demand Metric, 90% dos participantes do estudo acreditam que conteúdos interativos são mais eficazes para educar clientes e 96% percebem que a interatividade impacta as decisões de compra durante a jornada de consumo

Os principais benefícios de usar List Messages e Product Messages no WhatsApp incluem:

1. Maior eficiência de comunicação

As Mensagens Interativas chamam a atenção de clientes e permitem que eles saiam de uma posição passiva para se tornarem agentes ativos em sua jornada de compra. Esse processo libera hormônios que trazem a sensação de prazer, alegria, bem-estar e conforto. 

Tudo isso pode ser facilmente percebido a partir do aumento do engajamento do usuário com a marca. 

2. Melhora os resultados de negócios

Durante os testes, negócios tiveram uma conversão média de 7% de Mensagens de Vários Produtos enviadas para o carrinho. É um recurso que potencializa a realização de pedidos. Ao longo do período, também foi percebido que as pessoas tiveram níveis de compreensão mais altos interagindo com Mensagens de Listas.

A ION Interactive em seu estudo avaliou que 68% das empresas participantes obtiveram crescimento de receita com o uso de conteúdos interativos. 

3. Jornadas e experiências únicas

Com as mensagens interativas é possível melhorar cada vez mais a experiência dos clientes que interagem com o Contato Inteligente da sua marca, permitindo que eles encontrem e realizem mais rapidamente o que buscam.

É possível combinar as Mensagens de Produtos com ferramentas de navegação, como NLP, pesquisa de texto, Mensagens de Listas e Botões de Resposta para que o cliente tenha uma experiência mais fluida, intuitiva e rápida

Como e quando usar mensagens interativas?

Use as List Messages e Product Messages para ajudar seus clientes a decidirem quais ações desejam realizar em seguida. Elas podem ser utilizadas em diversos momentos e para os mais diferentes casos de uso. 

Mensagens de Listas são ótimas para apresentar várias opções:

  • menu de perguntas frequentes;
  • seleção de lojas próximas;
  • horários disponíveis para reservas;
  • escolha de produtos ou serviços recentes para repetir;
  • atendimento ao cliente;
  • opções para comprar e levar.

As Mensagens de Vários Produtos podem ser usadas para:

  • disponibilizar listas de produtos e serviços de acordo com o interesse do cliente;
  • fazer recomendações e ofertas;
  • possibilitar que o cliente compre itens solicitados anteriormente. Por exemplo, um usuário pode repetir seu último pedido com apenas alguns cliques.

Já as Mensagens de Produtos Únicos são melhores para guiar os clientes a um item específico do estoque de uma empresa, oferecendo respostas rápidas a partir de um conjunto limitado de opções, como:

  • responder a uma solicitação específica do cliente;
  • fornecer uma recomendação ou realizar uma oferta.

Com as mensagens interativas do WhatsApp é possível criar experiências mais agradáveis, simples e eficazes para seus clientes. Além disso, elas ajudam a aumentar a taxa de resposta e conversão, por oferecerem uma experiências mais colaborativas do que as mensagens de texto. 

A melhor parte? Use todos esses recursos de mensagens interativas sem precisar enviar templates para pré-aprovação do WhatsApp.

Gostou de conhecer essas novas ferramentas para facilitar as comunicações da sua empresa pela plataforma? Então aproveite para descobrir como vender ainda mais pelo WhatsApp!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀