Mobile marketing é um termo que se refere ao uso de dispositivos móveis em ações de marketing, e essa estratégia de marketing vem se mostrando cada vez mais uma tendência.

E não é para menos!

Um estudo realizado em todas as capitais do país pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou que 86% dos consumidores efetuaram pelo menos uma compra em lojas online no último ano. A pesquisa mostrou também que os smartphones foram a ferramenta mais utilizada por quase 70% dos entrevistados.

Nesse sentido, uma estratégia de mobile marketing busca interagir com o público-alvo de uma marca usando as aplicações nativas dos dispositivos móveis: celulares, tablets, notebooks, smartwatches e diversos outros.

Se você ainda está em dúvidas sobre a efetividade desse método, vou te fazer uma pergunta: até a hora que você começou a ler este guia, quantas vezes você pegou no seu celular?

Eu não preciso estar do seu lado para ter a certeza de que foram várias vezes, correto?

Agora pare e pense em quantas vezes, hoje, o público da sua marca já checou as notificações no smartphone. Ou quantas vezes uma rápida olhada no smartwatch ocorreu?

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

  • O que é mobile marketing?
  • Como surgiu o mobile marketing?
  • Quais as principais características dessa estratégia?
  • Quais as vantagens de aplicar uma estratégia mobile marketing?
  • Como aplicar essa estratégia?
  • Campanhas criadas por Blip que usam estratégias mobile marketing

Caso tenha se convencido da importância do mobile marketing para o seu negócio, continue por aqui, porque separamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre essa estratégia. Vem!

O que é mobile marketing?

Uma tradução livre do termo é “marketing móvel”, que descreve as ações de marketing que são criadas para os dispositivos móveis. Podemos definir o que é mobile marketing como um braço do Marketing Digital.

Qualquer aparelho que possua um sistema operacional (Android, iOS…) pode ser chamado de dispositivo móvel. É o celular que você carrega no bolso, o tablet e o notebook que estão na mochila, o smartwatch que fica no seu pulso até na hora de dormir, o GPS conectado ao seu carro… 

Para isso, uma série de ações são pensadas para divulgar produtos e serviços, reforçar o posicionamento da empresa e construir um relacionamento duradouro com o usuário.

E-mails, mensagens SMS, chatbots, blog posts, redes sociais, aplicativos. Tudo é pensado com foco na experiência do cliente que está com o celular na mão.

De onde surgiu essa história de mobile marketing?

O termo mobile marketing surgiu no começo da última década, apesar de que a aplicação dele tem origem nos meados da década de 90 e início dos anos 2000. O conceito condiz com o crescimento do uso de celulares.

Andreas Kaplan, que é professor de Marketing na ESCP Business School, definiu o termo em 2012 como: “Qualquer atividade de marketing realizada por meio de uma rede onipresente à qual os consumidores estão constantemente conectados usando um dispositivo móvel pessoal”.

As duas marcas pioneiras no uso dessa estratégia foram a Nike e a Pontiac, que em 2005 lançaram campanhas via SMS para os usuários. Foi quando elas perceberam que o mobile marketing era o futuro das estratégias digitais, já que as pessoas estavam cada vez mais apaixonadas com o uso de celulares. Hoje, ela é o presente.

Particularmente, eu não consigo nem imaginar como era o mundo antes do celular!

Quais as principais características dessa estratégia?

É preciso destacar que o mobile marketing é apenas uma das diversas estratégias do grande universo do marketing digital. O foco dela é bem específico, direcionado e tem alcançado grandes resultados, mas falamos disso depois.

Agora eu quero te mostrar as características desse tipo de estratégia e onde ela pode ser aplicada.

1. SMS

Pouco falado nos dias atuais, mas ainda bem popular em alguns segmentos. O envio de mensagens curtas e objetivas tende a ser usado para uma base de clientes já fidelizados. O uso de SMS dentro do marketing costuma funcionar para divulgar notícias, enviar promoções e até mesmo campanhas de entretenimento.

Leia mais: SMS Corporativo como ferramenta estratégica: vantagens e dicas para aplicação

2. E-mails

Um canal extremamente estratégico para captação e nutrição de leads. Com uma boa base de contatos, você consegue interagir com essas pessoas e entender exatamente em qual momento de compra ela está, além de saber o momento ideal para vender o seu produto ou serviço.

Leia mais: O que é funil de vendas no marketing digital? Guia de como criar um e os benefícios para a empresa

3. QR Code

Fisicamente, um QR Code pode parecer um amontoado de pontos e figuras sem formas, juntas em um quadrado. Funcionalmente, ele se assemelha a um código de barras, porém lido por uma câmera de qualquer dispositivo móvel para redirecionar o usuário para algum local (digital) específico. Podem ser inseridos em impressos ou até mesmo estar presente na tela de alguma aplicação ou e-mail.

Leia mais: 4 atributos OBRIGATÓRIOS para criar um campanha de marketing viral e cases de sucesso

4. Aplicativos

Muitas empresas têm investido em aplicativos próprios para aplicar suas estratégias de mobile marketing. Geralmente, são aplicativos que trazem informações atualizadas da empresa, dados, ou até mesmo alguma interação com games, vídeos etc. Quem não tem intenção de investir em aplicativos próprios, pode buscar aplicativos de terceiros para fazer campanhas e anúncios para divulgar alguma ação.

Leia mais: 4 aplicativos de chat mais usados do mundo ocidental: conheça suas funcionalidades 

5. Mídias sociais

Elas dispensam qualquer apresentação. Se pensarmos que existem cerca de 7,6 bilhões de pessoas no mundo, 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos nas mídias sociais e 2,9 bilhões (39%) acessam pelos dispositivos móveis

A gente tem mais do que certeza que elas são poderosos canais dentro de uma estratégia de mobile marketing. Podem ser usadas para interagir com as pessoas, criar conteúdo de valor, ou seja, conteúdo que irá ter um impacto no dia a dia de quem acompanha e até mesmo para fazer o atendimento de uma marca. Canal não falta para aplicar isso. Tem o Facebook Messenger, o WhatsApp, o Telegram e vários outros.

Leia mais: Redes sociais para empresas: descubra suas particularidades e como utilizá-las para atrair clientes

E quais as vantagens de aplicar uma estratégia mobile marketing?

Provavelmente você está lendo este guia usando um dispositivo móvel, acertei? Provavelmente é o seu celular, ou notebook. Acertei novamente?

A sua resposta já mostra a principal vantagem do uso do mobile marketing dentro de uma empresa: atingir o público-alvo no local que ele mais acessa.

Com o dispositivo na palma da mão, 24 horas por dia, temos pessoas conectadas que buscam resolver tudo ali de forma prática. Seja fazer uma transferência bancária, até mesmo as compras de casa.

Indo além, cerca de 40% das compras online são feitas em dispositivos móveis como aponta uma pesquisa feita pelo próprio Google.

Planejar estratégias e campanhas dentro do contexto de mobile marketing é ter a certeza de:

  • Alcançar um alto número de pessoas;
  • Ter uma taxa de abertura e clique elevada;
  • Segmentar a estratégia para o público-alvo compatível com a marca.

É hora da mão na massa: como aplicar essa estratégia?

Dentro dos canais que citamos acima, você pode explorar ações de mobile marketing como:

  • Envio de cupons de desconto por SMS;
  • Enviar informações de campanhas por SMS;
  • Interagir com uma lista de contatos por e-mail e acompanhar essas pessoas até o momento de decisão de compra;
  • Enviar sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse;
  • Ter cupons de descontos exclusivos para QRCode;
  • Usar aplicativos de terceiros para divulgar uma ação;
  • Ter um aplicativo para interagir com o público, com conteúdo que não seja diretamente ligado a uma venda;
  • Fazer campanhas de Adwords dentro do Facebook e Instagram;
  • Publicar imagens nas mídias sociais com uma ação exclusiva que vale somente com apresentação daquela publicação;
  • Criar ações exclusivas de WhatsApp para quem interage com a marca nesse canal.

Apesar dessas sugestões, temos algumas dicas de ações que você não deve fazer usando o mobile marketing como estratégia. Evite:

  • Comprar listas de contato;
  • Enviar conteúdo e campanhas para pessoas que desconhecem a sua marca;
  • Experiências negativas com os usuários, foque em ações exclusivas e personalizadas;
  • Demorar no retorno do contato, os canais de dispositivos móveis pedem por agilidade, assim como o ritmo da pessoa que está usando.

Campanhas criadas por Blip que usam estratégias mobile marketing

Aqui em Blip, já fizemos trabalhos incríveis para os nossos clientes com foco em mobile marketing. A gente entende que o público deles tem grande presença digital e tende a interagir com a marca muito mais usando os dispositivos móveis, do que outras plataformas.

Serviço multicanal para companhia elétrica

A CEMIG é uma companhia elétrica de Minas Gerais. O maior desafio enfrentado por ela era oferecer um atendimento rápido e de qualidade para as mais de 30 milhões de pessoas que dependem do serviço da empresa.

Blip criou e implementou o CEMIG Torpedo que permite, via SMS, que os clientes informem faltas de energia, consultem o valor da última fatura ou informe a leitura da conta.

Alugar carros pelo WhatsApp

Em parceria com a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, a Localiza, Blip facilitou a experiência dos consumidores da empresa ao implementar um chatbot para o Facebook Messenger.

Essa ação permite que os usuários façam, alterem ou cancelem reservas de carros, o que facilita a experiência e agiliza o atendimento feito a essas pessoas.

Vouchers de sorvetes pelo celular

O amor ficou no ar com essa campanha!

No Dia dos Namorados, em 2018, nossa ação de mobile marketing acabou com o estoque especial de gelatos da Bacio di Latte previsto para o mês inteiro de junho.

A campanha distribuiu “gelatos elegantes” por meio de um chatbot criado no Facebook Messenger, por Blip. As pessoas que interagiam com o bot criavam uma mensagem personalizada para seus cônjuges, namorados(as) e até mesmo amigos ou familiares. Quem recebia a mensagem ganhava um voucher para retirar um gelato gratuitamente na loja no dia 12 de junho.

Games no Facebook Messenger para interagir com o consumidor

A rede de varejo Pontofrio tem forte presença digital, e para estreitar ainda mais a relação com os seguidores e consumidores, a equipe de marketing da empresa idealizou uma campanha de mobile marketing para ser veiculada no Facebook Messenger.

Com a ajuda de Blip para a criação do chatbot usado no canal, a marca enviava dicas e frases que deveriam ser traduzidas no “código secreto de emojis”.

O usuário que interagisse e acertava a sequência de emojis ganhava os produtos mais desejados e campeões em busca no site, loja e aplicativo do Pontofrio: cafeteiras, celulares, notebooks, refrigeradores e até televisores.

E aí, preparado para o futuro das ações de marketing digital?

Para te inspirar ainda mais, conheça outros casos de sucesso de Blip usando estratégias mobile marketing. Até mais!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀