Outsourcing (em português, terceirização) é uma prática empresarial que consiste em transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa. Saiba mais!

O termo pode soar familiar, mas você sabe o que é outsourcing?

Outsourcing (ou em bom português, terceirização) é transferir tarefas, operações, trabalhos ou processos para uma força de trabalho externa, contratando terceiros por um período de tempo determinado.

As empresas geralmente fazem isso para reduzir custos ou melhorar sua eficiência. As funções terceirizadas podem ser desempenhadas por fornecedores no local ou remotamente.

Continue lendo e entenda com mais detalhes o que é outsourcing, por que as empresas contratam um prestador de serviços e quais são suas vantagens!

O que é outsourcing ou terceirização?

outsourcing take blip e1648153906778 - O que é outsourcing e quais suas vantagens para empresas? o que é outsourcing
Em palavras simples, a terceirização é a prática de obtenção de bens e serviços de um fornecedor externo.

É mais usado em indústrias em que há escassez de mão de obra para posições específicas ou em que o custo da mão de obra é muito alto. Por exemplo, desenvolvedores de software ou designers.

O outsourcing pode ser usado para qualquer posição, mas hoje vemos empresas usando para funções não fundamentais — aquelas cujo objetivo é fornecer suporte à infraestrutura central da empresa ou auxiliar nas operações diárias.

Com a ascensão do setor de tecnologia e o ecossistema de startups, o outsourcing tornou-se uma janela de oportunidade para as empresas encontrarem talentos.

Por que as empresas terceirizam?

Uma empresa às vezes experimenta crescimento a uma taxa que não pode suportar com sua própria equipe interna.

Para manter o ritmo, uma opção é contratar uma força de trabalho pré-treinada de empresas especializadas para executar as atividades, conforme e onde necessário sem interromper o fluxo de negócios.

Em casos de processos que ocorrem apenas por um curto período de tempo, pode ser muito mais eficiente a contratação de uma equipe terceirizada e temporária de trabalhadores para a execução.
Quando a empresa implementa um novo processo, pode fazer o outsourcing do serviço para trabalhadores treinados, em vez de investir tempo, dinheiro e esforço para treinar e manter os trabalhadores internos.

Além disso, as empresas de outsourcing geralmente fornecem funcionários com alto nível de especialização para atuarem nas equipes de trabalho, o que libera os funcionários internos para assumirem outras funções.

De acordo com um artigo de Brandon Gaille, 46% das empresas citaram que sua principal razão para o outsourcing era reduzir os custos operacionais, com 12% desejando acessar recursos específicos. Ele lista as razões pelas quais as empresas fazem outsourcing:

  • Reduzir ou controlar custos – 44%
  • Obter acesso a recursos de TI indisponíveis internamente – 34%
  • Liberar recursos internos – 31%
  • Melhorar o foco nos negócios ou no cliente – 28%
  • Acelerar a reorganização/transformação da empresa – 22%
  • Acelerar um projeto – 15%
  • Ter acesso a conhecimentos de gestão indisponíveis internamente – 15%
  • Reduzir o tempo de colocação no mercado – 9%

Exemplos de outsourcing

Como medida de redução de custos, o outsourcing pode ter impactos significativos em setores como o de manufatura.

Mas o outsourcing não se limita a trabalhos de fabricação. Trabalhos de atendimento ao cliente, como aqueles em call centers e trabalhos de programação de computadores, também são terceirizados por empresas que buscam maneiras de reduzir custos.

Um grande número de empresas faz outsourcing de pelo menos algumas funções de tarefas de recursos humanos, como gerenciamento de benefícios de funcionários e folha de pagamento.

O outsourcing também pode envolver a compra de componentes de outra fonte, como peças para equipamentos de informática. Às vezes, os componentes podem ser comprados por menos do que custaria às empresas fabricarem esses itens, e eles podem ser de maior qualidade.

A Apple é um bom exemplo disso. Embora seus produtos sejam projetados nos EUA, muitos dos componentes usados ??nesses produtos são comprados de fornecedores terceirizados.

Os serviços de tecnologia da informação (TI) também podem ser adquiridos por outsourcing.

A computação em nuvem e software como serviço (SaaS), por exemplo, oferece às empresas acesso a serviços e ferramentas de computação que antes eram gerenciados internamente pelos departamentos de TI das empresas.

Outsourcing: vantagens para empresas

iStock 1179591044 e1648153937315 - O que é outsourcing e quais suas vantagens para empresas? o que é outsourcing

A terceirização tem o potencial de liberar dinheiro, pessoal, instalações e tempo, o que resulta em economia de custos de mão de obra, impostos, energia e produção.

As empresas podem empregar estratégias de outsourcing para focar nas principais competências do negócio. Isso permite que mais recursos sejam investidos no que fazem bem, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade. A produção pode ser simplificada e o tempo de produção reduzido, diminuindo os custos operacionais.

As funções que uma empresa não realiza geralmente são terceirizadas para organizações externas que têm competência nessas atividades, beneficiando a contratante por meio do gerenciamento adequado das funções.

Uma empresa também pode se beneficiar da orientação de empresas terceirizadas, evitando infrações a normas ou leis governamentais, como regulamentos ambientais ou requisitos de segurança do trabalho.
As empresas que usam o outsourcing aprendem rapidamente que esses profissionais são orientados para gerar resultados e dependem muito de metas e entregas.

O outsourcing pode ser uma estratégia muito útil para as margens de lucro de uma empresa e para fins de produtividade. Ele traz vantagens que, se bem exploradas, contribuem para a evolução e sucesso dos negócios.

Melhor que terceirizar é implementar as melhores soluções de tecnologia em sua empresa! Fale com a gente e conheça a Blip!

Este post foi escrito pelo oHub, plataforma de terceirização de serviços. Acesse nossa plataforma e peça um orçamento agora mesmo!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀