Autonomia no trabalho tem sido palavra de ordem dentro das empresas que buscam pessoas empoderadas e empolgadas com novos desafios — o que se complementa ao desejo das próprias pessoas de estarem em ambientes onde possam desenvolver projetos e tomar decisões com confiança.
A Take acredita e apoia bastante a autonomia, e foi pensando nisso que fiz este artigo! Acompanhe e veja um pouco de como ela funciona na prática por aqui.
Para começar, nada melhor do que entender o conceito de autonomia no trabalho: autonomia é a qualidade de ter:
- independência;
- liberdade para tomar decisões;
- responsabilidade sobre seus próprios atos;
- autossuficiência.
Um pouco da autonomia no trabalho em nosso dia a dia
Na Take, acreditamos que autonomia e iniciativa no trabalho começa com a visão clara e compartilhada por todos, pois é assim que, na Take, ampliamos o conhecimento do que planejamos e até onde queremos chegar.
Dessa forma, todos os Take.seres possuem suas responsabilidades muito bem descritas. Além disso, cada papel na Take conta com a sua missão e palavra de ordem estabelecidas — e muitas vezes, as próprias pessoas podem ajudar na descrição de seus papéis.
Com isso, acreditamos que as pessoas podem ter mais clareza do que a empresa espera de cada papel e de como elas podem contribuir da melhor forma para alcançar os objetivos do planejamento estratégico.
É por isso que buscamos, sempre, construir relações de transparência, com conversas e comunicação franca.
Como todos os Take.seres estão inteiramente alinhados com a nossa cultura de inovação da empresa (graças ao trabalho que fazemos em nossa gestão por valores). Confiamos e incentivamos que eles gerenciem seu próprio trabalho com autonomia no trabalho, para definir como realizarão suas atividades.
Take.Charge: Apropriar-se para fazer a diferença!
Como fazer dar certo um projeto de autonomia no trabalho?
Mesmo com uma visão compartilhada, papéis bem definidos e uma cultura muito forte alinhada aos nossos valores, o processo de autonomia no trabalho só flui bem porque contamos com um modelo de gestão que incentiva a diminuição dos níveis hierárquicos (modelo próximo do conceito de holocracia), tornando nossa estrutura mais horizontalizada.
É importante destacar que, neste processo, assumimos muitos riscos, pois nos deparamos com erros ou situações que não funcionam como o esperado. Porém, hoje temos clareza de que ele faz parte do nosso crescimento, aprendizado e desenvolvimento, pois é dessa forma que podemos experimentar o novo e ir além?
Na experiência da Take, autonomia no trabalho é isso! É viver em um ambiente de cultura e valores fortes, que preza pela informação com transparência gerando muito desenvolvimento e aprendizado.
Assim, como atuamos em um mercado dinâmico, precisamos contar com pessoas que gostam de ser desafiadas e se sintam estimuladas a viverem em constante mudança — com muita liberdade, autonomia e responsabilidade.
Se você topa este desafio, vem pra Take viver esta emoção com a gente!
Karina Soares
Analista de RH na Take