No final do ano de 2021 promovemos uma ação muito especial, de cunho social e emocional: um Natal solidário para ajudar pessoas em vulnerabilidade social

Eu sou Fábio Resende, Analista de Branding de Blip e um dos responsáveis por este projeto. Neste artigo vou te contar tudo sobre como foi produzir essa campanha de Natal e quais foram seus principais objetivos e desafios.

Quer saber mais? Vem comigo! 

Por que criar uma campanha para celebrar o Natal?

Campanha de Natal Blip 2021 criando experiências com um Contato Inteligente

Antes de falarmos sobre a campanha, é super importante explicar os objetivos de Blip em realizar uma ação com tal cunho. 

Quase todas as marcas do Brasil costumam celebrar o Natal com campanhas. Essas, em sua grande maioria, são marcas de bens de consumo, alimentícias ou varejistas. Então, por que uma empresa B2B como Blip também se preocuparia com a ocasião? 

A resposta é simples: em Blip, defendemos que uma empresa é feita por pessoas e para pessoas. Além disso, acreditamos muito no poder das mensagens. E como sempre nos posicionamos como uma marca humana e próxima das pessoas, não nos esquecemos de que antes de vendermos para uma empresa, vendemos para pessoas.

Nosso objetivo principal é conquistar pessoas, estar na cabeça delas. Afinal, assim também conseguimos tocar os corações de pessoas que são decisoras e influenciadoras dentro das empresas que queremos alcançar.

E não há melhor oportunidade comemorativa do que o Natal para se aproximar desse público, concorda? Acreditamos que esse seja o momento ideal para criar relações duradouras entre a nossa marca e possíveis futuros clientes.

Com isso, é possível atingir 3 objetivos:

  1. Criar a consideração de compra para um público novo;
  2. Reafirmar nossos valores para os atuais clientes;
  3. Servir de vitrine para clientes, sugerindo ações certeiras que eles possam replicar dentro de seus próprios chatbots e Contatos Inteligentes. 

Como surgiu a Campanha de Natal Blip 2021?

Diferentemente do último ano, em que o objetivo do Contato Inteligente central da campanha era aproximar as pessoas que não se encontrariam presencialmente devido à pandemia, em 2021 construímos um Contato Inteligente que ajudou as pessoas a fazerem desse Natal o mais mágico possível.

Sabemos que o mês de Dezembro é muito concorrido pelas marcas com campanhas voltadas para o momento. Então, começamos a pensar cedo, pois queríamos lançar já em Novembro para enfrentar uma menor concorrência.

Fizemos um brainstorming com todo o time de Branding e Comunicação de Blip para avaliar as possibilidades. Queríamos algo totalmente novo e que realmente engajasse nosso público.

Desse brainstorming saíram várias ideias interessantes (arrisco dizer que temos estoque para os próximos 3 anos!). E de lá saiu o plano para uma ação que seria matadora, mas quando levamos a ideia para nosso time técnico enxergamos a complexidade de execução e, talvez, até alguns riscos. Então tivemos que declinar. 

A entrada do SERVAS com ações solidárias em Minas Gerais

No mesmo dia, recebi um e-mail do SERVAS (Serviço Social Autônomo) sobre a ação de adoção de cartinhas por colaboradores de empresas. O SERVAS atende muitas instituições que dão assistência a crianças e idosos em abrigos e pessoas em situação de rua.

Mas como isso funciona? Todos os anos eles recolhem cartas de pessoas assistidas e buscam colaboradores de empresas de Belo Horizonte e região para serem padrinhos.

O SERVAS nunca havia aberto a ação para a sociedade civil, pois eles precisavam de uma garantia de que os presentes realmente seriam entregues. E, ao receber o e-mail, vimos a oportunidade de ir muito além de uma campanha de marca. Enxergamos ali uma forma de ajudar pessoas em vulnerabilidade num momento tão difícil quanto o que enfrentamos. 

Mas, queríamos ir ainda mais além, já que o SERVAS atendia apenas pessoas em Minas Gerais e os presentes poderiam ser entregues somente na capital mineira (Belo Horizonte). 

A procura pela Amigos do Bem para ações no sertão do Nordeste

Foi aí que procuramos a Amigos do Bem, uma renomada instituição social que desenvolve projetos educacionais, de geração de trabalho, renda, água, saúde e moradia no sertão do Nordeste brasileiro.

E eles também toparam entrar nessa com a gente!

1ª fase da campanha

Tínhamos a tecnologia e os recursos necessários para unir sociedade civil à causa: levar um pouquinho de alegria a quem mais precisa, no tempo de Natal.

Nossa Célula Digital Sierra desenvolveu então um Contato Inteligente que poderia ser acessado diretamente no WhatsApp de Blip com duas ações: 

1. Adote uma cartinha do SERVAS

A primeira ação possibilitava adotar uma das milhares cartinhas do SERVAS e entregar o presente em um dos pontos físicos descritos no bot.

2. Doação em dinheiro ao Amigos do Bem

A segunda ação possibilitava a doação em dinheiro direta ao Amigos do Bem, para a confecção de kits que seriam entregues a crianças do Sertão.

As Sacolinhas do Bem continham: 2 conjuntos de roupa, 2 calçados, 5 peças de roupas íntimas, 5 meias, 1 brinquedo, 1 jogo recreativo e 1 kit higiene.

Mesmo com bastante cuidado, ainda tivemos desafios

Essa campanha foi muito satisfatória de realizar, nos deixando muito felizes e também, por algumas vezes, nos arrancando lágrimas.

Para garantir a segurança de todos os envolvidos, lemos cartinha por cartinha, avaliamos as informações ali descritas, rasuramos alguns trechos que traziam pontos delicados  e só então subimos em nosso banco de dados. E, pode acreditar, era uma história mais comovente que a outra. 

Mas, apesar da adesão do público quase que instantânea, nos deparamos com infinitos pedidos de ajuda. Passamos por um momento complicado em nosso país, e muitas pessoas encontraram ali uma abertura para falar de suas dificuldades, mesmo com a comunicação clara de que nosso objetivo era arrecadar doações.

Infelizmente, precisávamos ter um controle de quantas pessoas ajudaríamos e como poderíamos para garantir a segurança e a eficiência da campanha. Devido ao alto volume, não conseguiríamos avaliar a idoneidade de todos os pedidos e, por isso, levantamos previamente todos que seriam contemplados com a ajuda mediante o intermédio das duas Instituições.

Era inviável incluir todos os pedidos de doações feitos com a campanha já em andamento, e chegou um momento em que o número de pessoas que entravam no bot pedindo doações foi superior ao número de pessoas interessadas em adotar uma cartinha! Nesse cenário, infelizmente tivemos que seguir com a ação inicial e explicar a situação a todos que entraram no Contato com outras expectativas.

Conto essa história para reafirmar que Contatos Inteligentes são nativos vivos de nossas empresas. Eles devem ser acompanhados constantemente para possíveis intervenções ou, até mesmo, para alterações de rota. 

E, mesmo com contratempos, tivemos resultados maravilhosos. Confira no vídeo abaixo:

A 2ª fase da Campanha

E a campanha não acabou por aí!

Depois de ajudar todas essas pessoas com o poder da tecnologia a ter um Natal um pouco mais feliz, queríamos ajudar nossos usuários a terem um momento cheio de experiências digitais encantadoras.

Na segunda fase da campanha tivemos outras quatro ações inéditas:

1. Cartões personalizados com a Chiligum Creatives

Tivemos um segundo Contato Inteligente para a criação de cartões personalizados. Com a ajuda da Chiligum Creatives, plataforma brasileira de produção de anúncios personalizados em escala, o usuário era capaz de criar ilimitados cartões de Natal para compartilhar com quem quisesse.

2. Receitas Natalinas com a Masterchef Raquel Novais

Também oferecemos vídeos de receitas natalinas com a semifinalista da 3ª edição do Masterchef Brasil, Raquel Novais! A chef de cozinha fez receitas deliciosas, fáceis e exclusivas que puderam ser acessadas pelo nosso Contato Inteligente.

As opções de receitas atendiam a todos os gostos: veganos, vegetarianos e até para os amantes de passas! Os vídeos ensinaram a fazer:

  • Suflê de Panetone;
  • Batalhoada de Palmito;
  • Terrine de Gorgonzola com Peras Caramelizadas;
  • E muito mais.

Deu até água na boca! 😋

3. Contos Natalinos no WhatsApp

Para inspirar a imaginação das crianças e até mesmo emocionar os adultos, também disponibilizamos contos natalinos exclusivos para serem ouvidos diretamente do WhatsApp!

4. Quizz: Quem é você na noite de Natal?

Por fim, Blip criou um teste que respondia “Quem é você na noite de Natal?”. A ideia foi tornar a data ainda mais divertida e interativa, afinal, era possível compartilhar o resultado do quizz com amigos e familiares. 

Como divulgamos a campanha?

Demos continuidade a história dos nossos personagens criado para a campanha de Natal de 2020, e como isso foi assertivo! Os personagens são extremamente cativantes, mexem com o lúdico das crianças e fazem adultos retomarem à infância com um sentimento gostoso de nostalgia.

Para a primeira fase de divulgação foi desenvolvido um filme super emotivo que traz referências e homenagem a um clássico dos anos 2000. Vem ver o vídeo para se emocionar junto com a gente:

E na segunda fase da divulgação tivemos uma continuação da história tão emocionante quanto a primeira:

Nos vemos em 2022!

Como você pode perceber, os resultados da nossa campanha de Natal de 2021 foram acima da expectativa, reforçando ainda mais a importância de nos posicionarmos nesse período.

Quando pensamos nesta campanha, nosso intuito era o de conectar e alegrar o Natal de milhares de pessoas, criando uma experiência única para quem interagisse com o nosso Contato Inteligente no WhatsApp.

E, para atingi-lo, trouxemos assuntos dinâmicos e compartilháveis e criamos conteúdos em diversos formatos: áudio, vídeo, cartões personalizados e quizz. Ainda tivemos o apoio de celebridades como Fernanda Souza, Bruno de Luca, Aretha Oliveira, da chef Raquel Novaes e a DJ Jude Paula nas divulgações, junto a uma estratégia de mídias pagas desenvolvida pela nossa equipe de comunicação.

Incrível, não é mesmo? E você, já pensou em fazer o bem com uma campanha de Natal? Conte com as soluções conversacionais de Blip para encantar seu público não só no Natal, mas ao longo de todo o ano. Até a próxima! 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀