A Take, desde sua fundação, sempre foi uma empresa muito aberta a ouvir seus funcionários — referidos carinhosamente como Take.Seres. Pensando em abrir um espaço para que todos tivessem voz, criamos um evento mensal chamado de Take.Talks, que segue uma ideia parecida com o TED Talks.
O Take.Talks é um momento em que todos que querem participar do evento param de trabalhar por algumas horas, assistem às palestras — ou até mesmo dão palestras — e, ao final, têm um momento de networking e descontração no nosso lanche com happy hour!

O começo do Take.Talks: o Café com Bytes

Em 2013, nosso evento mensal foi criado com o nome de Café com Bytes e marcou o início de um momento para que aqueles Take.Seres que quisessem fazer alguma palestra sobre qualquer tema, de fato poderiam fazê-lo.
Na última sexta-feira de cada mês, alguns palestrantes (geralmente, entre 2 e 4) eram escolhidos e apresentavam seus temas, com direito a pausa para lanche e happy hour ao final!
Com o passar do tempo, o evento foi aberto para o público e passou a contar com palestrantes externos à Take — além de ouvintes de outras empresas, que podiam se inscrever pelos nossos meetups.

Minha experiência com o Café com Bytes

Tendo entrado na empresa em 2016, presenciei temas como: 

  • “Movimentos sociais e o impacto nos quadrinhos” do dev, Cristiano Guerra, que abordava como as causas LGBTQIA+ e o movimento negro eram representados no universo das HQs;
  • “Design, música e tecnologia” do UX Designer, Leonardo Velozo, que trouxe a importância de usar cores e fontes inclusivas no desenvolvimento de estratégias de design;
  • “Desafios das carreiras femininas: o que os homens têm com isso?” da Elzí Campos da YouUp, que fomentou um papo bem legal sobre os obstáculos que mulheres precisam superar no mercado de trabalho.

Como você pode ver, os Café com Bytes que vi foram extremamente diversos e não necessariamente tinham a ver com minha área de atuação — e, sem dúvida alguma, aprendi algo diferente com cada um.

A mudança para Take.Talks

Em 2017, resolvemos rebatizar nosso evento para ficar mais a cara da Take e — claro! —, para sermos democráticos, abrimos uma votação de nomes para todo mundo dar suas ideias. Alguns dos nomes sugeridos, além de Take.Talks, foram: 

  • Tech.Beer
  • Coffee, Beers and Bytes
  • Bytes, Beer & Beyond
  • Beer To Byte
  • Chatbeer
  • Take.Trends
  • Take.Hour
  • Bot, Byte & Beer
  • Build Beer with Bytes
  • Bytes & Bots 
  • Bots, Bytes and Beyond

Deu pra perceber pelos nomes que a cerveja nunca falta e que temos um amor muito grande pela tecnologia, certo? O nome mais votado foi Take.Talks, mas deu pra ver que aqui só tem gente criativa.

Mudança de sede

Após essa mudança de nome, tivemos o segundo desafio: nossa mudança de sede em 2018. Sediados inicialmente no Prado, tínhamos 3 andares só nossos e também o Pilotis, que era nosso local oficial para realização do Take.Talks.
Com a mudança para o novo prédio da Savassi, dentro do WeWork, surgiu o desafio de repensar onde faríamos nosso tão amado evento! Inicialmente, pensamos em fazê-lo no 11º andar, espaço compartilhado com outras empresas, para dar visibilidade.
No entanto, acabamos optando por fazê-lo no andar totalmente utilizado pela Take para que o evento permanecesse com a nossa cara, mas sem deixar de abrir espaço para pessoas externas participarem.

Take.Talks temáticos

Sendo uma empresa que adora engajar seus colaboradores, a Take tem sempre eventos temáticos perto de datas comemorativas — como Carnaval, Dia Geek, Dia Internacional da Mulher, Festa Junina, Halloween, Natal e assim por diante. Inclusive, é bem comum chegar aqui e dar de cara com vários Take.Seres a caráter, participando da competição de fantasias.

take.talks maio mês geek
Mês Geek em maio
take.talks mês halloween
Halloween em outubro
take.talks anos 60 70 90
Take.Talks temático de anos 60/70/80

E é claro que no Take.Talks não seria diferente! No nosso evento de maio, tivemos palestras com temas específicos do universo geek: “Desmistificando a vida profissional nos jogos online” feita pelos devs, Túlio Rezende e Lucas Mundim, e “A cultura de jogos de tabuleiros modernos no mundo e no Brasil” apresentada pelo dev, Brenner Pacelli.
Veja o que fizemos por aqui no último 8 de março no post No Mês da Mulher da Take, as rosas foram para os homens.

Vem pro Take.Talks!

Ficou interessado(a) no nosso Take.Talks? É só ficar atento(a) aos meetups da Take que organizamos todos os meses. Os eventos costumam acontecer na última sexta-feira do mês — salvo alguns meses em que a data precisa ser alterada — de 16h30 às 18h com direito a happy hour!
Basta se inscrever no nosso Meetup dizendo por que você quer vir para o Take.Talks e aproveitar as palestras! Agora, se você tem um tema interessante e quer palestrar no Take.Talks, entra em contato com a gente! Adoramos pessoas do mercado todo falando na Take!
Esperamos por você!


ana luiza take post data & analytics
Ana Luiza Nigri
Time de Data & Analytics na Take

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀