Aqui na Blip acreditamos que uma mensagem pode mudar o mundo.

E é este o ponto de vista nos leva a ser One Step Beyond – a estar sempre um passo além na comunicação entre empresas e clientes.

ilustração take blip

“As pessoas querem dialogar com as empresas da mesma forma que conversam entre si: por mensagens! Em Blip, estamos fazendo desta visão uma realidade.” Roberto Oliveira – CEO

Mas de onde nasceu esse conceito? Posso dizer que foi de uma cultura muito forte, que coloca as pessoas em primeiro lugar.

E é por isso que, para mim, tanto como consumidora e como profissional, é um orgulho trabalhar em Blip. Porque aqui não somos especialistas em vendas, mas sim especialistas em soluções de atendimento digital ao consumidor.

Nesse artigo, vou te mostrar como é o jeito Blip de mudar o mundo! Vamos lá?

Chatbot x Contato Inteligente Blip: qual a diferença?

O carro-chefe dos nossos serviços oferecidos é o chatbot, que gostamos de chamar de contato inteligente – porque, na visão Blip, vamos muito além dos tradicionais chatbots.

diferença entre chatbot e contato inteligente

A partir da década de 90, o ativo digital era o website das marcas, e a partir dos anos 2000, um outro ativo digital importante era o aplicativo mobile. Atualmente, o ativo digital mais importante das empresas é a presença nos aplicativos de mensagem.

Esse ativo é possível graças ao avanço da tecnologia e dos chatbots, como o Contato Inteligente de Blip!

É recomendado que o Contato Inteligente forneça uma experiência híbrida, ou seja, que ele possibilite que o público converse tanto de forma automatizada com o software, quanto com uma pessoa responsável pelo atendimento.

Com um Contato Inteligente, a marca cumpre dois pontos principais:

1. Estar onde o cliente está, nos seus aplicativos de mensagem preferidos;

2. Atender o cliente da forma como ele prefere, seja com atendimento automatizado ou humano.

6 vantagens do Contato Inteligente 

O Contato Inteligente é um dos ativos digitais mais importantes da atualidade devido às suas diversas vantagens. Confira abaixo algumas delas!

1. Estar onde seu cliente está:WhatsApp está presente em 99% dos smartphones do Brasil. Hoje, o cliente prefere ser atendido nos aplicativos de mensagem que já está acostumado a utilizar no dia a dia.

2. Experience Economy: ter a capacidade de proporcionar uma boa experiência ao público.

3. Fortalecer a presença digital: a transformação digital se tornou uma necessidade, não uma opção. Como o CEO da Microsoft, Satya Nadella disse em abril de 2020, tivemos 2 anos de transformação digital em 2 meses.

4. Digitalização pós-pandemia: durante a pandemia do Covid-19, várias empresas precisaram fechar as portas das lojas físicas, mas continuaram seus serviços através dos canais digitais como os aplicativos de mensagem. A digitalização se tornou uma possibilidade para que as marcas continuem atendendo, vendendo e engajando através dos contatos inteligentes, por exemplo.

5. Aumento da produtividade: boa parte dos atendimentos é feito de forma automatizada. Enquanto 1 atendente fala com 1 cliente via telefone, com o contato inteligente 1 atendente pode tratar de vários clientes ao mesmo tempo! Afinal, parte do atendimento será realizado de forma automatizada e parte será feita por atendimento humano de forma assíncrona.

6. Investimento de custos: o licenciamento da plataforma Blip é, no mínimo, 10x mais barato do que um atendimento humano. Dessa forma, além de melhorar a produtividade, também é possível ter economia operacional.

Riscos e desvantagens dos chatbots

As desvantagens ou riscos de utilizar um serviço de mensageria para conversar com seus clientes onde eles estão podem sim aparecer durante o percurso. Por exemplo:

1. Utilizar provedores não-oficiais

Ao buscar uma empresa que não seja integradora oficial do aplicativo de mensagem escolhido o barato pode sair caro! Caso a empresa opte por uma provedora não-oficial, corre um grande risco de ter o seu contato bloqueado, perdendo todo o investimento e o canal de comunicação com o público.

2. Não ter um time responsável pela evolução do chatbot

Um erro comum ao contratar uma empresa que tenha uma plataforma para construção, gestão e evolução do chatbot ou contato inteligente  é acreditar que o Contato Inteligente estará 100% em sua primeira versão.

O segredo de um bom Contato Inteligente está em sua evolução, em sua capacidade de adequá-lo e aprimorá-lo de acordo com o feedback do público.

3. Não entender quem irá colocar a mão na massa

A empresa precisa entender se terá um time interno para gerir e evoluir o Contato Inteligente, ou se contratará um time terceirizado para cuidar de tudo.

Aos olhos de muitas empresas precisar ter um time responsável para cuidar da evolução do chatbot, uma plataforma para realizar a gestão e busca por uma integração oficial, é muito trabalhoso e caro, porque trás a ideia de um investimento maior que o imaginado.

No entanto, contratar uma solução de atendimento automatizado/humanizado pode trazer muitos benefícios para atrair e manter um cliente satisfeito, além de estar presente nos principais canais sociais.

Grande parte dos consumidores está disposto a fazer negócios através dos canais de mensagem que mais usam. Afinal, comprar e vender pelo WhatsApp é muito mais fácil do que pelos meios tradicionais, não é verdade?

Como oferecer boa experiência com ele?

Blip se apoia em três pilares para se construir um bom Contato Inteligente e fornecer uma boa experiência ao cliente. São eles:

Presença

A marca precisa estar presente no canal em que o público se comunica. É preciso entender qual aplicativo de mensagem corresponde à necessidade da marca, se perguntando:

– Onde o cliente está?
– Qual a dor a ser sanada?
– Qual o objetivo da marca?
– Qual solução é ideal?

Agilidade

A presença é necessária, mas não suficiente. É preciso assegurar que a experiência de atendimento seja boa.

É necessário utilizar o que chamamos de Software Mindset: lançar frequentes evoluções da solução baseando-se no feedback dos usuários, entendendo suas dores e necessidades para dar ao cliente o que ele quer.

Evolução constante

O Contato Inteligente é uma solução tecnológica que tem evolução constante, ou seja: ele terá várias versões. É preciso ter um time dedicado (interno ou externo) e com visão de evolução contínua, sempre baseada no feedback do usuário para realizar melhorias.

O que é preciso investir para utilizar o Contato Inteligente?

O Contato Inteligente é um ativo digital da empresa. Por isso, seu uso requer investimento em forma de tempo, dinheiro e pessoas. Entenda:

Tempo

Por quanto mais tempo o Contato Inteligente rodar, mais completo e boa performance ele terá, pois irá evoluir a partir das interações que tiver com o público.

A solução não fica pronta e completa em sua primeira versão, ela será aprimorada com o passar do tempo através de feedbacks, utilizando metodologia ágil e com evolução contínua.

Dinheiro

É necessário ter em mente que sua implementação envolve dinheiro e, como em todo investimento seguro, seu retorno é maior do que o investimento inicial.

Afinal, quanto mais evoluído, completo e robusto for seu Contato Inteligente, mais facilmente será possível economizar com outras estratégias menos eficazes de atendimento, como a utlização de 100% de atendimento humano.

Pessoas

Atendentes humanos: para melhorar a experiência do seu público, o cliente deve ter sempre o poder de escolher onde e como prefere ser atendido. Por isso, o ideal é que, além do atendimento automatizado, o público também tenha a opção do atendimento humano.

Desenvolvedores do chatbot: é necessário um time interno ou terceirizado trabalhando ativamente na evolução do Contato Inteligente.

Blip tem uma plataforma diferenciada

Com a plataforma Blip é possível criar contatos inteligentes, integrar as melhores aplicações e otimizar a jornada digital de seus diferentes públicos.

Oferecemos a liberdade de gerenciar contatos e serviços digitais em uma plataforma eficiente e completa, porque oferecemos:

  • Flexibilidade

Para testar, adicionar e gerenciar integrações, canais e serviços. Você escolhe o que combina mais com o seu negócio.

  • Agilidade

Para criar conversas, definir fluxos de mensagem e publicar em vários canais por meio da interface visual e intuitiva.

  • Infraestrutura

Para evoluir com Inteligência Artificial, integrar sistemas já usados pela empresa e suportar o crescimento escalável.

  • Segurança

Na governança dos seus projetos com a valorização de leis e regulamentações com foco em segurança de dados, privacidade e qualidade de informação.

São diversas soluções em uma só plataforma, recursos variados com um único objetivo: oferecer uma estrutura robusta e adaptada a suas necessidades.

Várias possibilidades de atendimento para sua empresa

atendimento take blip
  • Dando respostas rápidas aos consumidores com o atendimento híbrido. A conversa começa no chatbot e é direcionada com facilidade a atendentes da equipe – e vice-versa.
  • Contando com nossas soluções em todas as etapas de contato e momentos de negócio. A plataforma Blip é escalável e feita para acompanhar a evolução da sua empresa.
  • Criando chatbots para diferentes áreas e habilidades da empresa. Com a plataforma Blip, você desenvolve soluções diversas e integradas, tudo na mesma ferramenta.

Posso integrar Blip a quais canais?

Canais para publicar mensagem

  • Apple Messages for Business: Fale com clientes e venda no app de mensagens da Apple
  • Workplace Chat: Otimize a comunicação corporativa com um chatbot para o time
  • SMS: Use o canal mais acessível de todos para atingir clientes onde eles já estão
  • Google RCS: Mande mensagens corporativas SMS, MMS e Chat
  • Blip Chat: Nosso canal para publicar chatbots e contatos inteligentes em sites e apps Android e iOS
  • Microsoft Teams: Melhore a conversa com bate papo para equipes de trabalho
  • E-mail: Responda e-mails e fale com usuários via mensagem automatizada
  • Facebook Messenger: Disponibilize seu chatbot no Facebook, direto na página da empresa
  • Telegram: Disponibilize seu chatbot e envie mensagens humanas e automatizadas
  • Google Assistant: Conecte seu chatbot com assistente virtual criado pelo Google
  • WhatsApp: Mais conversas e conversões com perfil oficial da marca
  • Instagram: Conecte seu chatbot com Messenger API para Instagram

Canais para analisar dados e performance

A plataforma Blip também se integra aos principais CRMs do mercado para que seja possível metrificar as ações dos chatbots e assim ter a liberdade de tomar decisões baseadas em dados.

Veja alguns dos principais CRMs: 

  • Hubspot: Realizar registro, captação e nutrição de leads, possibilitando o envio de notificações ativas
  • Dashbot: Analise e otimize o fluxo de conversa de chatbot com clientes
  • RD Station: Faça cadastro, captação e nutrição de leads com o RD Station
  • Chatbase: Acompanhe dados na plataforma Google e evolua as conversas no contato inteligente
  • Botanalytics: Receba dados das conversas e evolua a interação usuário-chatbot

Canais para otimização com Inteligência Artificial

  • Microsoft Luis: Solução de I.A. para aprendizado conversacional no chatbot
  • IBM Watson: I.A. com solução para evoluir a comunicação no seu chatbot
  • Dialog Flow: Solução Google de I.A. para entendimento de linguagem natural

Canais para integração do atendimento humano aos chatbots

  • Webhook de Atendimento: Conecte-se a suas ferramentas de atendimento preferidas
  • Live Agent do SalesForce: Redirecione o atendimento humano à plataforma SalesForce
  • Blip Desk: Direcione seu chatbot ao atendimento humano e gerencie equipes de atendentes

Canal para aprimorar a experiência de vendas

  • Vtex : Integrar e utilizar todas as possibilidades da plataforma Blip com serviços como: vendas online, vendas com vendedor físico, status de pedidos e SAC.

Segmentos que mais investem no Contato Inteligente com Blip

Saúde

Seja em uma clínica ou em um hospital, de paciente a profissional, do primeiro contato até o resultado dos exames.

Com Blip, é possível a uma empresa organizar processos, agendar consultas, realizar atendimento digital e humanizado, acompanhar histórico de interações com pacientes e muito mais, tudo isso em uma única plataforma.

Varejo

Com a plataforma Blip, é possível acompanhar toda a jornada de comunicação com clientes, gerenciar atendimento, confirmar transações, informar sobre a entrega de pedidos a clientes.

Monitore o volume de demanda e estoque, tudo em uma só plataforma. Esteja disponível 24h para vender.

Bens de consumo

Da conversa inicial ao pós-venda, gerencie a jornada de comunicação e ofereça atendimento nos apps já usados por clientes.

Crie campanhas com grande volume de mensagens e interação, contando com a estabilidade que só Blip proporciona.

Monitore demandas, confirme transações, acompanhe a entrega de pedidos e esteja disponível para vender 24×7.

Serviços financeiros

Consumidores preferem se comunicar com marcas via apps de mensagem e é essencial estar presente em canais que eles já usam.

Com Blip, a empresa tem a comunicação digitalizada e ainda otimiza processos e facilita operações.

Assim, marca presença no dia a dia de clientes e fica mais próxima em suas tomadas de decisão financeira.

Transporte e Logística

Transforme operações de qualquer escala com a nossa plataforma. Faça gerenciamento de entradas, saídas e movimentações de pessoas, dados e cargas.

Ofereça comunicação centralizada para diferentes públicos e pontos do processo, com agilidade para levantar e compartilhar informações, métricas e status da jornada.

A empresa ganha eficiência e melhora todo o trabalho, de ponta a ponta.

Essas são só alguns dos segmentos que contribuímos para o crescimento e melhor tempo de resposta, mas temos vários outros que você pode conferir conosco

Blip é a melhor solução para o chatbot da sua empresa

Hoje com a importância do comércio conversacional para alavancar o alcance dos negócios e gerar a satisfação do cliente. Diante desse cenário, é necessário investir cada vez mais na presença digital nas redes sociais e nos canais de mensagem – como é o caso do WhatsApp e do Instagram.

Só a Blip é integradora oficial do WhatsApp, maior canal de mensagens do Brasil. usar um API oficial do aplicativo oferece muito mais vantagens do que só utilizar uma WhatsApp Business.

Nossa plataforma é a maneira certa de ter uma conta oficial empresarial no WhatsApp.

Também estamos presentes no suporte da API do Instagram Business. A rede social já tem mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Ao criar uma conta corporativa, o consumidor é capaz de visualizar informações relevantes sobre um serviço ou produto, seja um site oficial, número de contato, valores e muito mais.

Como você pode conferir neste conteúdo, é possível contar com os recursos Blip para criar seu chatbot, da estratégia a dicas sobre cada integração, de curso introdutório a APIs e documentações. 

Acha que faz sentido para o seu negócio? Fale com nosso time de vendas e venha ser Blip também!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀