Quando uma empresa tem uma gestão por valores sólidos, ela tem algo muito valioso. Veja como isso funciona aqui em Blip!

Quando uma empresa tem uma gestão por valores sólidos, compartilhados e praticados pelos seus colaboradores, ela tem algo muito valioso.

Esse é um diferencial e uma vantagem competitiva para o negócio e, em especial, para as pessoas que têm a oportunidade de trabalhar onde podem ser elas mesmas.

No entanto, sustentar a cultura e prática dos valores em uma organização não é fácil, pois exige um alinhamento interno e paixão pelos valores.

Em Blip, nossos fundadores trouxeram seus valores na fundação da empresa. Assim, ao longo dos anos, eles foram compartilhados e fortalecidos de forma intensa e sistêmica com os Take.Seres, expressando-os através do exemplo.

Foi aí que, em 2015, realizamos o projeto de revisão dos valores organizacionais em conjunto com os Take.Seres.

A partir dessa definição, nossas práticas de gestão de pessoas foram reformuladas para refletir os valores e, de forma efetiva, garantir sua prática no dia a dia da empresa. E como não poderia ser diferente, esse processo também foi realizado a partir dos valores de Blip:

Para as pessoas (BE), com as pessoas (TEAM), com excelência (EXCELLENCE), com garra e vontade (CHARGE), de forma lean, propondo, testando e melhorando continuamente (SIMPLE) e com a confiança de irmos sempre além (HIGHER).

gif valores take blip 1 - Como Blip faz sua gestão por valores? Conheça nossa cultura! gestão por valores

A gestão por valores em nosso dia a dia

Entrevista de cultura

Começamos e revisão do processo seletivo com a inclusão de uma etapa estratégica: A entrevista de cultura.

Através dessa etapa, que tem a participação dos Take.Seres como avaliadores, passamos a conhecer os candidatos não apenas a partir de seu currículo, mas de forma mais pessoal: a partir de sua história de vida, seus valores familiares, suas preferências e singularidades.

É um momento muito especial, em que realmente temos um encontro entre pessoas, falando e ouvindo com sinceridade para entender se Blip é o melhor lugar para os candidatos trabalharem. Essa etapa é uma garantia do fit cultural das pessoas com Blip.

Onboarding

Os primeiros dias e semanas são cruciais para que uma pessoa se sinta bem recebida em uma empresa. Assim, nosso processo de onboarding também foi estruturado para garantir a prática dos valores ao longo dos três primeiros meses dos novos Take.Seres.

Nossos novatos recebem o Guia de Boas Vindas com dicas e orientações para facilitar e acelerar a adaptação à cultura Blip. Além disso, cada time se apresenta em mini palestras para que todos fiquem por dentro do que acontece em todas as áreas da empresa.

Período de experiência

A avaliação do período de experiência também passou a ter os valores como referência de avaliação, reforçando já no início da trajetória do novo Take.Ser os guias que orientam nossas ações.

Feedback 360º

Outro processo revisado foi a avaliação de desempenho, que passou a se chamar feedback 360º, possibilitando uma visão ampliada da performance ao contar com as seguintes avaliações:

  • Autoavaliação;
  • Par do Take.Ser em seu time;
  • Take.Ser de interface (pessoa que tem uma função semelhante à sua, porém em outro time);
  • Líder;
  • Liderados, no caso de gestores.

Dessa forma, o feedback é feito considerando o que é entregue (responsabilidade do papel da pessoa) e como é entregue (comportamentos atrelados aos valores de Blip).

Take.Valoriza

Para fechar, não podia deixar de falar de um programa que faz tanto sucesso na empresa! Criamos o Programa Take.Valoriza, uma gamificação que estimula a troca de feedbacks positivos entre as pessoas.

O Take.Valoriza se refere a comportamentos e atitudes cotidianas relacionadas aos valores. Assim, quando alguém faz algo muito bacana que impactou o time inteiro, por exemplo, ela pode ser reconhecida pelo seu Take.Team.

moedas take.valoriza gestão por valores take
Olha as moedinhas do Take.Valoriza junto a outros brindes de Blip! Tiramos esta foto no dia da nossa comemoração de 18 anos de história

Mesmo com a possibilidade de ganhar os prêmios no Take.Valoriza (tem adesivo, camisa e caneca), o efeito mais positivo que notamos foi como o momento de reconhecimento e a entrega de cada moedinha é marcante para os Take.Seres. O programa é um sucesso e ajuda as pessoas a se sentirem cada vez mais valorizadas!

Fazer nossa gestão por valores tem sido super positivo, pois coloca os Take.Seres em contato com nossos valores ao longo de toda a sua trajetória em Blip — do processo seletivo às tarefas diárias.

Cada um dos processos contribui para a garantia de uma gestão de pessoas que garante maior autonomia para tomada de decisão, sentimento de pertencimento ao grupo, times com grande diversidade de perfil e que trazem alta performance.

Gostou de conhecer melhor a cultura e gestão por valores de Blip? Que tal fazer parte com a gente? Confira nossas vagas abertas e #VemPraTakeBlip!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀