Completamos na última semana um ano de lançamento da nova marca. Assumimos o apelido e a antiga Take.net se tornou Take. Iniciávamos o reposicionamento de uma empresa de 17 anos de mercado, com uma visão muito clara: mudar a forma com as empresas se comunicam com as pessoas.
O desafio era enorme: reposicionar uma marca consolidada, mas pouco conhecida fora do seu restrito mercado, dentro de um contexto totalmente novo no mundo, os chatbots. Foram mais acertos do que erros. Graças ao time, a todos os Take.Seres e ao apoio da diretoria, tivemos muito sucesso.
A seguir um resumo de tudo que foi feito: as conquistas, as dificuldades, tudo que aprendemos, em que precisamos evoluir e nossa meta para os próximos 12 meses.

O ano que se passou

No mundo digital e com um produto digital, decidimos começar pelo caminho mais óbvio, mas não o mais fácil: nossa presença digital. O objetivo era gerar mais tráfego e alcance relevante para nossos sites e redes sociais.
Fizemos um lançamento inteiramente baseado no digital: landing page específica, redes sociais e email marketing. Os resultados foram ótimos: praticamente dobramos nosso tráfego e triplicamos curtidas/seguidores nas redes socias, mas era só o início dessa jornada.

Um grande desafio era atrair nossas personas para nossos canais digitais, que até então eram dominados pelo interesse em vagas.

Definimos começar implantando uma estratégia de conteúdo. Para isso, lançamos nosso blog Chatbots Brasil — que em 2018 ganhou uma nova roupagem e se tornou o Take.Blog! Em paralelo, iniciamos a evolução da nossa atuação nas redes sociais, principalmente Facebook e LinkedIn. Essa estratégia completou um ano e tivemos ótimos resultados, nos tornando case de sucesso da Rock Content, parceira fundamental nesse processo.

  • expandimos em 693% as visualizações de páginas;
  •  crescemos em 656% as sessões;
  • ampliamos em 600% o número de usuários;
chatbots meeting post um ano nova marca
F8_equipe_TAKE

O próximo passo foi trabalhar essa mudança com os clientes que já tínhamos e com potenciais novos clientes. Definimos começar fazendo o Chatbots Meeting, evento realizado no Cubo em SP em novembro de 2016, que contou com 100+ gestores, executivos e influenciadores. Foi o primeiro grande marco na estratégia de reposicionamento da Take. Foi um sucesso!

Enquanto a estratégia no digital caminhava a pleno vapor, estendemos nossas ações para os veículos de mídia, com a contratação de nossa assessoria de imprensa. Com seis meses de trabalho já fomos veiculados em mais de 30 matérias, em veículos como: Exame, Techtudo, Mobile Time e outros.
Em março, mais uma grande conquista: fomos patrocinadores Platinum do Bots Experience Day, evento feito pela Mobile Time. Muito contatos feitos no nosso estande, ação interativa com o chatbot da Take e palestra do Roberto sobre as oportunidades do mercado.
Devido a nossa parceria com o Facebook, fomos convidados para o F8 em San Francisco em abril de 2017, maior evento da empresa. Unimos 10 pessoas e fomos até lá conferir! Foi uma oportunidade de estreitarmos nosso relacionamento com o próprio Facebook e outros players do mercado. Fizemos lives nos dois dias do evento, para contarmos todas as novidades. Mas o mais importante: vimos que a Take estava no caminho certo!

Talvez até mais cedo do que imaginávamos, a coroação de todo esse trabalho em maio. A Take foi listada como Cool Vendor pelo Gartner, maior empresa de pesquisas de mercado de TI, com destaque para o BLiP, nossa plataforma para desenvolvimento de chatbots. Também fomos eleitos parceiros globais do Messenger e do Google.
No início de maio, demos o pontapé no projeto mais arrojado até então: o evento Chatbot4Devs. Foram três meses de intenso trabalho até o dia 19 de agosto. Tivemos palestrantes internacionais e nacionais, 400 participantes, 10 horas de muito conteúdo e aprendizado.
Os resultados foram maravilhosos e nos orgulharam muito. O ápice do evento foi seu chatbot, que incluiu várias informações, interações e sorteio de brindes. Tivemos 95% de conversão e mais de 30 mil mensagens trocadas.
Outros acontecimentos importantes:

  • Organizamos um botathon do Facebook na Campus Party;
  • Palestramos no Tela Viva Móvel, no Social Media Week, no ID360 e em outros vários eventos de tecnologia, marketing e vendas!
  • Lançamos os chatbots da Casas Bahia, Localiza, Rock In Rio… e estamos apenas começando!

De agora em diante…

Agora completamos um ano de nova marca de uma empresa que mesmo inovando sempre, nunca perdeu sua essência: pessoas em primeiro lugar!
O que esperar dos próximos 12 meses? Muita coisa e com certeza muitas conquistas. Continuem nos acompanhando que teremos super novidades em breve.

One step beyond, always!


Foto Vinícius post Chatbot para Marketing


Vinícius Martins
Gerente de Marketing

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀