Estamos em maio e você ainda não preparou uma boa campanha de Dia das Mães? Leia este artigo e se inspire com as nossas dicas! 

O Dia das Mães é comemorado no segundo domingo de maio e é uma das datas mais importantes para o varejo. 

Desde muito tempo, este é um período em que as lojas costumam fazer promoções e liquidações, tentando aumentar a venda de presentes.

Mas nem sempre é fácil escolher uma boa ação de marketing, principalmente quando datas comemorativas ganharam outras configurações. Com a pandemia, muitas possibilidades surgiram no campo digital.

No contexto digital, as oportunidades de inovação são grandes. Pensando nisso, este artigo traz algumas dicas para inspirar sua campanha de Dia das Mães. 

Continue a leitura e aprenda como fazer ações que vão gerar impacto positivo nas vendas durante datas comemorativas como esta. 

7 dicas para inspirar sua campanha de Dia das Mães

De acordo com uma pesquisa feita pela Fecomércio MG, as expectativas são de crescimento de vendas durante este período. Mas não é nenhuma novidade que a propaganda faz toda a diferença. 

Em 2023, um estudo prevê aumento de até 42% nas vendas para o Dia das Mães. Por este motivo é muito importante fazer a ação de marketing correta. 

Abaixo, veja algumas dicas para inspirar ações que gerem resultados nas vendas de presentes. 

1. Defina o público-alvo/persona da campanha

Uma campanha bem feita deve saber com quem está dialogando, correto? Por isso, embora o dia seja das mães, as campanhas devem focar nos filhos e outros membros da família.

Afinal, são eles quem normalmente compram presentes e são influenciados por comerciais e ações de publicidade. 

Dito isso, um dos passos mais importantes para uma campanha de Dia das Mães de sucesso é definir bem o público-alvo. Na verdade, o ideal é construir, também, uma persona

Para definir o público-alvo da campanha analise idade, profissão, principais dores e hábitos de consumo dos possíveis clientes e direcione o storytelling da sua campanha para ele.

2. Invista em decoração do Dia das Mães

Se tiver um espaço físico, pense em decorações especiais que atraiam mães e seus filhos. Uma boa tática para atrair clientes com campanhas do Dia das Mães é sinalizar pela decoração que está dando descontos.

loja com campanha de dia das mãesFonte: Procon MT

Se a loja for um e-commerce, a ideia é trocar layouts e criar landing pages para chamar a atenção dos usuários. Uma boa estratégia, também, é fazer listas de produtos específicos para a data. 

Nesse caso, tenha cuidado para não investir muitos recursos em mudar a identidade visual, o que pode gerar algum prejuízo, dependendo da campanha. 

3. Promova ações de marketing nas redes sociais

Praticamente todas as empresas colocam o Dia das Mães no calendário de vendas, mas nem todas usam as redes sociais para ações de marketing. 

Uma boa estratégia para gerar engajamento é usar as redes sociais para gerar engajamento. Uma ideia é criar promoções e ações de branding que podem ser muito eficazes. 

Sendo assim, pense na possibilidade de ir além de um post desejando feliz Dia das Mães e tente dialogar com os seguidores e usuários das redes sociais. 

Leia também: Click to WhatsApp: do clique a venda

4. Trabalhe com diferentes canais de comunicação

Você sabia que mais de 99% dos brasileiros com celular possuem o WhatsApp instalado e o utilizam todos os dias?  

Esses dados levantados por uma pesquisa da Mobile Times mostram que hoje, mais do que nunca, é importante saber escolher o melhor canal de comunicação com o público. 

Ao traçar uma campanha de Dia das Mães que utilize comunicação digital, é possível fazer uma estratégia de marketing multicanal que chegue até as pessoas da forma mais natural e personalizada possível. 

Por exemplo: você pode criar uma ação com chatbots que entreguem códigos de desconto e deem ideias de mensagens para homenagear as mães. 

Uma vantagem dos chatbots é que eles podem ser publicados em diferentes canais, como WhatsApp e Telegram, e gerar dados valiosos sobre a campanha.

5. Aposte em ações criativas e personalizadas

Quanto mais criativa e personalizada for sua campanha de Dia das Mães, maiores são as chances de a empresa se destacar e criar conexões verdadeiras com os usuários. 

Um exemplo de sucesso foi o de Blip que, em 2020, se juntou a um parceiro para entregar mensagens personalizadas para o dia das mães via chatbot

Diante do contexto da pandemia, muitas pessoas não puderam comemorar a data perto das mães. 

Pensando nisso, desenvolvemos um Contato Inteligente que conversava com as pessoas por WhatsApp, coletando registros e memórias de momentos marcantes das vidas de mães e filhos. 

Campanha de dia das mães com chatbots ilustrada em conversa de whatsapp
Campanha de dia das mães Blip
Campanha de dia das mães com chatbots ilustrada em conversa de whatsapp
Campanha de dia das mães Blip

A partir desses registros, o Contato Inteligente entregava vídeos personalizados para serem compartilhados em todas as redes. Incrível, não é mesmo? Veja abaixo um exemplo de vídeos que o Contato Inteligente desenvolvia:

💡 Leia mais sobre esta ação e veja como a ideia foi inovadora! 

6. Dê dicas de presentes

Verdade seja dita: quem nunca deixou para comprar um presente na última hora e acabou se perdendo em meio a tantas opções?  

Para ajudar os indecisos, uma boa campanha de Dia das Mães pode dar recomendações de presentes! 

Por exemplo, ao interagir com um chatbot, as mães podem escolher produtos que serão informados a quem for comprar presentes. 

Finalmente, as ideias de presente serão compartilhadas com os filhos e familiares pelo Contato Inteligente da empresa. 

7. Desperte emoções

O Marketing Emocional pode gerar muitos resultados positivos, sobretudo em uma campanha de Dia das Mães. 

Despertar lembranças, provocar sorrisos, fazer os olhos brilharem é uma das formas mais eficazes de marcar a vida das pessoas. 

Muito além disso, ações de marketing que despertam emoções positivas têm maior potencial de aumentar as vendas em uma data comemorativa. 

Afinal, estamos falando do Dia das Mães e sabemos que muitos corações derretem diante de memórias e demonstrações de sentimentos. 

Por isso, invista em ações capazes de mexer com as emoções de mães, filhos e famílias. Uma boa ideia é passar mensagens por meio da publicidade. Mensagens emocionantes são capazes de tocar corações. 

Gostou das nossas dicas de campanhas de Dia das Mães? Existem várias possibilidades de inovar e fazer boas ações de marketing em datas comemorativas. 

O que faz a diferença é juntar a criatividade e os recursos disponíveis para criar campanhas incríveis. O mais importante é atingir o público desejado e conseguir aumentar as vendas!

Que tal continuar aprendendo sobre como inovar o marketing de sua empresa? Leia o nosso artigo sobre Marketing Conversacional!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀