O Click-Through Rate (CTR) é uma métrica geralmente utilizada em campanhas de marketing digital, com grande potencial para mostrar o interesse do público na ação que está sendo realizada.

Existem vários outros indicadores de sucesso utilizados nesta área, mas o CTR está bastante relacionado ao interesse do público com uma determinada ação de marketing. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

No artigo a seguir, você vai entender o que é um CTR, quais são os elementos relacionados a ele, qual é a sua importância dentro de uma estratégia e de que maneira essa taxa pode ser melhorada. 

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Continue essa leitura e saiba mais!

O que é Click-Through Rate

Click-Through Rate significa taxa de cliques. Esse índice mede a relação entre o número de cliques em um link específico e o número de vezes que ele foi exibido. Ou seja, é um cálculo matemático expresso da seguinte forma: cliques ÷ impressões = CTR.

Segundo uma definição objetiva feita pelo próprio Google, “a taxa de cliques (CTR) pode ser usada para avaliar o desempenho das suas palavras-chave, anúncios e listagens de produtos gratuitas”.

Portanto, a taxa de cliques é o número que demonstra como está a performance de uma busca orgânica, de um anúncio, e-mail ou publicações nos meios digitais.

É importante estar sempre atento a essa métrica, porque ela indica se a sua ação de marketing está sendo eficiente ou não.

Além disso, quando esses indicadores são bem analisados, é possível entender quais são os elementos que precisam ser melhorados para obter uma performance melhor.

Existe uma informação importante quando se trata especificamente de anúncios, como Google ADS ou Facebook ADS: a taxa de cliques é inversamente proporcional ao custo do patrocinado

Isso significa que quanto maior a taxa de cliques menor o valor do anúncio e quanto menor o Click-Through Rate maior será o valor do anúncio. Um indicador importante para tomar uma decisão de aumento ou diminuição de investimento em algumas campanhas pagas.

Como identificar uma boa taxa de CTR

O objetivo de analisar um índice de CTR é saber como está sendo o interesse do seu público, levando em conta o acesso ao link sugerido na sua ação de marketing. Portanto, faz sentido considerar esse número quando a sua proposta é essa.

Por exemplo, em uma campanha de visualização, o importante é o número de pessoas que viram o seu anúncio, afinal, o seu propósito é mostrar algo para a sua audiência. 

Em contrapartida, se estamos interessados em fazer com que esse público clique em um link e faça uma conversão, neste caso, acompanhar o CTR é uma prática válida, justamente porque ela está alinhada com a estratégia.

Outro ponto a se observar para identificar uma boa taxa de CTR é acompanhar os seus concorrentes. Porque, pode ser que pela sua experiência você perceba que está tendo um bom desempenho se comparado às campanhas anteriores.

Mas, o mecanismo de funcionamento das plataformas que distribuem os anúncios considera todas as publicações vinculadas a uma palavra-chave em particular, que pode — e provavelmente estará — sendo usada por milhares de outras empresas.

Por isso, examine também os seus concorrentes, considerando que vocês estão competindo entre si por uma posição de destaque.

Dicas práticas de como melhorar o Click-Through Rate

Agora, você já entendeu o que é um Click-Through Rate e o porquê desse índice ser tão importante. Portanto, depois de identificar se a sua taxa de cliques está ou não satisfatória, chegou o momento de saber como aumentar e melhorar esse resultado.

Para isso, seguem algumas dicas práticas que podem te ajudar:

Estabeleça um plano estratégico

Antes de mais nada, é importante traçar um plano com objetivos claros na sua estratégia de marketing. Entenda e estabeleça um propósito, tenha claro qual é o motivo pelo qual aquela ação está sendo realizada.

Essa é a fase mais importante do seu projeto, porque uma vez que o seu objetivo está definido, ele vai conduzir todo o desenvolvimento da sua proposta. 

Crie um bom CTA

CTA – call to action – significa “chamada para ação”. Por meio dele, a sua audiência saberá o que fazer depois de ver o seu anúncio, de ler o seu texto ou e-mail.

Portanto, é fundamental que ele seja extremamente claro e direto, para que o leitor não tenha dúvidas ao clicar no link ou no botão o qual está sendo convidado a clicar.

É aconselhável que esses CTAs sejam feitos no imperativo, ou seja, que eles deem uma ordem e tenham um caráter de autoridade, como:

  • Acesse e ganhe;
  • Clique e saiba mais;
  • Conheça este produto;
  • Compre agora;
  • Inscreva-se.

Outra dica importante para a criação de um call to action é que ele realmente leve o público a uma página onde ele possa realizar a ação que foi sugerida. Porque, caso isso não aconteça, existe uma grande chance daquela ação ser interrompida e o seu lead fechar a página que chegou e não cumpriu o que foi prometido.

Elabore um bom título

O título é uma das coisas mais importantes quando falamos em marketing digital. Independentemente do canal de comunicação, quando se trata de chamar a atenção do leitor, o que vai sobressair geralmente, será o assunto do email, o título da peça gráfica ou do blog post.

Pensando nisso, vale dizer que investir tempo para criar um bom título ou até mesmo testar diferentes títulos para o mesmo anúncio, faz toda a diferença.

Além disso, insira a sua palavra-chave no título, porque o seu público verá exatamente as palavras que ele está buscando no seu título, melhorando assim a sua experiência. 

Use bem os espaços para textos

Dependendo de como será a sua ação de marketing, você terá vários espaços para texto. Por exemplo: descrição de anúncios, mensagens patrocinadas de Linkedin, meta descrição em blogposts etc.

Sempre há espaços para escrever e eles devem ser bem utilizados. Cada mídia disponibiliza uma quantidade de caracteres, por isso, ajuste os seus textos de maneira interessante para cada uma delas, usando sempre a palavra-chave. 

Configure a URL

Outra dica para melhorar o seu Click-Through Rate é configurar a URL. Porque, todo leitor se preocupa para onde um link está o direcionando e se o endereço parece seguro.

Por isso, faz sentido deixar a sua URL o mais personalizada possível e, mais uma vez, incluir a sua palavra chave na escrita, para que a confiabilidade seja ainda maior com a sua publicação.

Fique atento ao contexto geral

Como citado no início deste texto, o CTR não é a única métrica que deve ser considerada para avaliar a eficiência de um projeto de marketing. Existem outras evidências e meios de se metrificar o quão satisfatório uma ação está sendo.

Portanto, ainda que o Click-Through Rate seja uma métrica valiosa, é importante considerar todo o cenário que a sua empresa e seu público estão inseridos, para que sua avaliação seja mais completa e você identifique os pontos de melhoria e faça as mudanças necessárias.

Gostou de conferir um pouco mais sobre Click-Through Rate? Continue no nosso blog e confira: Saiba de uma vez por todas o poder do Inbound Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *