Com o passar dos anos, os consumidores vão mudando de gostos e preferências, assim como novas gerações vão surgindo. Estamos falando do consumidor 5.0, já ouviu falar?

Inclusive, já é possível observar uma grande mudança entre empresas e clientes, pois as organizações precisam se adaptar ao comportamento do público. 

Por muitos anos, o consumidor que necessitava de algo, precisava se deslocar até a loja física para realizar uma compra. Hoje em dia, esse ato se transformou no e-commerce e com um clique consegue-se comprar e receber o produto em casa sem muito esforço. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Ao preencher o formulário acima, você está de acordo com nossa política de privacidade.

Além disso, na era do consumidor 5.0, as pessoas têm a oportunidade de se conectar com experiências e oportunidades, dando mais prioridade para a compra que lhes oferece uma boa experiência e bom relacionamento com o vendedor. 

No artigo a seguir, vamos conhecer um pouco mais sobre o consumidor 5.0 e as suas características. Adicionalmente, falaremos sobre as estratégias que podem ser usadas para atender esse tipo de público, como o uso de chatbots, por exemplo.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo: 👇

Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Quem é o consumidor 5.0?

O consumidor 5.0 é um tipo mais conectado na internet e domina o digital como ninguém. De modo geral, ele procura ter uma boa experiência de compra e por isso busca lojas com o mesmo pensamento que ele, além de produtos de boa qualidade e com o preço baixo. 

Sendo assim, o seu e-commerce precisa estar preparado e adaptado a esse tipo de consumidor, pois hoje o cliente está com mais voz para pedir e exigir.

Por isso, atente-se , pois a concorrência está maior com a chegada do consumidor 5.0, com muitos canais para pesquisar produtos e serviços. Isso quer dizer que ele não é influenciado com facilidade.

A maior parte desses consumidores faz parte da geração Y e Z, e já nasceram no meio digital, então estão muito confortáveis usando a tecnologia, como smartphones, para suas compras.

Se para as gerações passadas a internet é fonte de pesquisa e conhecimento, para o consumidor 5.0 a tecnologia também funciona como um meio de adquirir bens e produtos. 

Quais são as suas características?

Agora que você conheceu os consumidores 5.0, é hora de entender as suas características. Confira:

É heavy user

Esse consumidor tem o mundo na palma da mão e por isso não existe horário comercial para ele. As lojas precisam estar disponíveis 24h por dia e permitir transações a qualquer hora. 

Por isso, a implementação de algumas estratégias é essencial, como o chatbot com respostas automatizadas para ajudar esse consumidor a qualquer hora do dia ou da noite. No que diz respeito aos chatbots, a Take Blip pode te ajudar, sabia? 

Valoriza a experiência

Por aqui, procura-se a experiência completa ao comprar algo e isso vai desde o primeiro contato até o pós-compra. Por isso, invista no chamado customer experience e veja as suas vendas bombarem. 

Aliás, saiba que a experiência do cliente deve estar presente em todas as jornadas do cliente para atingir a meta final da empresa, que é vender. Como consequência, a organização tende a sair na frente dos concorrentes e ainda fidelizar aquele cliente. 

Sabe do valor que a marca possui

Muitos deles compram algo só porque é de uma determinada marca. Muitos querem ter a experiência de comprar com tal marca só porque todos os consumidores estão tendo uma boa experiência.

Chamamos isso de love branding, ou a relação afetiva com as marcas e vem ganhando cada vez mais adeptos.

Esse relacionamento se tornou tão forte entre as marcas e os clientes, que a recomendação dos produtos da empresa é feita por mais e mais pessoas. Esses são os promotores da marca e não se resumem somente a troca comercial.

É influencer, mas também é influenciado

Ele é influenciado porque busca por informações sobre o produto que necessita e ainda pede opiniões aos amigos e desconhecidos para decidir a compra. Com isso, muitos deles passam a ser influencers de muitos produtos e serviços, com críticas e avaliações. 

A consequência pode ser tanto negativa, quanto positiva: muitos podem deixar de comprar um produto por ter opiniões negativas ou comprar por ler opiniões positivas.

Qual foi a evolução do perfil do consumidor?

Para que o consumidor 5.0 surgisse, foi preciso passar por outros tipos de consumidores, certo? São eles:

  • consumidor 1.0: ele é prático, pois procura um produto somente para solucionar um problema, e prefere espaços físicos;
  • consumidor 2.0: foi quando o mercado lançou mais opções de compra, aumento a concorrência;
  • consumidor 3.0: foi quando surgiu a internet e outras tecnologias, então esse tipo de consumidor passou a estar online procurando informações em blogs para ter mais autonomia na hora da compra;
  • consumidor 4.0: esse perfil de cliente chamou a atenção por querer estar próximo da marca e prezar pela comunicação e sentimento de pertencimento. Ou seja, esse perfil exige personalização de atendimento e serviço humanizado. 

Você notou que o consumidor 5.0 é a junção de cada um dos perfis passados? Isso nos leva a crer que cada vez mais o cliente está ficando exigente por atenção, personalização e boa experiência de compra. 

Quais estratégias devem ser usadas para atrair esse tipo de consumidor?

Revisite as suas estratégias de marketing e estude a mudança de mercado. Veja quais são os seus canais de comunicação atuais e onde o seu público está. Reveja o seu tom de voz, a identidade visual da empresa e até o fit cultural com os funcionários. 

Dessa forma, é possível investir e mais ferramentas para atingir o consumidor 5.0 e fidelizar ainda mais os promotores da sua marca. Um bom começo, como falamos anteriormente, é o uso de chatbots.

Eles são capazes de atender o seu público respondendo perguntas, conversando de forma personalizada, seja por meio de robôs ou funcionários humanos, fechando vendas e muito mais. 

Por fim, saiba que a internet chegou para ficar, assim como esse tipo de consumidor. Portanto, entenda que eles são o futuro das relações entre marca e clientes, pois possuem um alto poder de compra e influência.

Gostou de conhecer um pouco mais o Consumidor 5.0? Continue no nosso blog e confira: Buzz marketing: o que é e como deve ser realizado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *