Fator WOW: descubra 3 dicas práticas para encantar e fidelizar clientes

Foto de homem e mulher usando smartphones para ilustrar conteúdo sobre fator WOW.

Wow! ou, em bom português, uau! é a expressão que descreve o que sentimos quando um produto, serviço ou atendimento excede nossas expectativas e nos surpreende. 

GIF fator WOW

Afinal, quem nunca se surpreendeu com pequenas ações, gestos ou detalhes de uma marca e. por essa experiência, se tornou um fã de carteirinha?

Esse é o chamado Fator Wow sobre o qual falaremos hoje! Vamos lá?

Por que investir na experiência do cliente?

75% dos clientes confirmam que ficam mais aptos a comprar novamente com empresas que proporcionam uma boa experiência, de acordo com uma pesquisa feita pelo Zendesk. Por outro lado, basta uma experiência negativa para que 50% migrem para o concorrente, e quando falamos de uma experiência insatisfatória, o número sobe para 80%. 

Causar esse fator surpresa pode ser visto como um dever da grande maioria das empresas, afinal, encantar um cliente durante a jornada garante para empresa a oportunidade de entender a realidade do mercado, aprimorar e evoluir o seu produto de acordo com o que é captado do consumidor. 

Fator Wow: a arte de encantar clientes 

Encantar o cliente é muito mais do que tê-lo satisfeito com a entrega. Afinal, atender ao que ele precisa é a entrega esperada de qualquer produto. 

Impressionar um cliente é gerar a sensação de que aquele produto é essencial para o sucesso dele e vai resolver as dores e necessidades. 

Clientes que vivenciam esse fator Wow, se encantam com a experiência e tem a visão de uma empresa com credibilidade no mercado, com a qual voltariam a fazer negócios no futuro e recomendariam para colegas com um voto de confiança. 

Pensando além, clientes encantados se tornam fiéis àquela experiência e tendem a se sentir parte do desenvolvimento daquele produto. Separamos abaixo três dicas para ajudar a encantar clientes e gerar o fator Wow durante a jornada de compra. Confira!

3 passos para gerar o Fator Wow na sua empresa

Ilustração Fator WOW

1. Entregue valor

Talvez esse seja o tópico mais importante e o objetivo de qualquer estratégia para gerar uma boa experiência para o cliente. É justamente a entrega de valor pro cliente que proporciona o fator Wow durante a jornada de compra. 

Essa entrega está diretamente ligada à percepção sobre o produto. A maioria dos seus possíveis clientes está em busca de algo além do que a principal necessidade, mesmo que ainda não saiba. 

Por exemplo: quando estamos com fome, nossa principal necessidade é a alimentação. Mas o lugar em que isso vai ser resolvido é o que define essa decisão. Portanto, almoçar em um lugar agradável, arejado, com um ambiente e comida de qualidade é o que torna essa experiência decisiva para nós, os clientes.

Isso nos leva ao próximo tópico: 

2. Ofereça um atendimento excelente

Quando pensamos em proporcionar momentos inesperados, o fator Wow, é importante ter em mente de que o cuidado ao cliente e suas necessidades devem ser mantidas principalmente depois que o processo de vendas já foi fechado. 

Um ótimo momento para surpreender o cliente é oferecer um bom atendimento pós-venda. Afinal, a experiência do cliente está só começando no momento em que ele assina o contrato. 

Um bom atendimento é capaz de auxiliar o cliente para além do problema que ele vivencia no momento, um atendimento voltado para o sucesso do cliente é capaz de estabelecer um projeto para alcançar os principais objetivos de forma estratégica e consultiva, sempre buscando pontos de melhorias que possam ser implementados. 

💡 Veja o vídeo abaixo e entenda o que NÃO fazer no seu atendimento ao cliente!

Essas dicas são importantíssimas para o nosso último ponto: 

3. Escute seu cliente

Quando o atendimento tem uma relação próxima, direta e produtiva com o cliente, é comum que ele apresente sugestões e melhorias para que aquela relação seja cada vez melhor. 

Nesse ponto, as pesquisas de satisfação e métodos como o NPS (Net Promoter Score) são grandes aliados para continuar impactando o cliente com o fator wow durante a sua jornada na empresa. 

O NPS permite identificar pontos de melhoria em uma única pergunta:

“De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa empresa para um amigo ou familiar?

Por ser aplicável em qualquer tipo de negócio, esse método é a principal métrica de satisfação e lealdade usada no mundo. Afinal, nada melhor do que medir a satisfação com um produto considerando se você o indicaria para pessoas queridas. 

Clientes engajados estão sempre tendo uma experiência de qualidade, em que suas demandas são resolvidas, as sugestões são ouvidas e os objetivos vem sendo alcançados e gerando ótimos resultados. 

Por isso, a tendência é que eles também sejam promotores da marca na hora de avaliar o serviço. 

Percebe como está tudo interligado? O sucesso do seu negócio está diretamente ligado à experiência do seu cliente e os momentos em que ele vai se surpreender durante a jornada!

Take Blip

Take Blip

Take Blip acredita no poder das conversas para mudar o mundo! Oferecemos soluções conversacionais e somos parceiros de grandes empresas. Trabalhamos unindo o melhor em tecnologia e conhecimento humano, sempre absorvendo, antecipando e criando tendências. 🚀

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria