Saiba como funciona a estratégia de Inbound Marketing para trabalhar no digital e oferecer o melhor atendimento para seu público-alvo.

Depois que muitas empresas perceberam que a internet é uma grande oportunidade de alargar suas tendas para vender mais e melhor, passar pela transformação digital foi inevitável.

E quem viveu essa experiência pode dizer com toda certeza que valeu a pena. 

Porque o mundo mudou e as pessoas também. Hoje os consumidores querem ter autonomia em suas decisões de compra

Então, é muito mais vantajoso implementar uma estratégia de Inbound Marketing do que criar um plano de Publicidade e Propaganda, por exemplo. 

Neste post vou te explicar de uma vez por todas o poder do Inbound Marketing, principalmente no atendimento da sua empresa.

O que é Inbound Marketing?

Em português o Inbound Marketing, pode ser chamado de “marketing de entrada ou atração”, porque é uma porta onde seus potenciais clientes são atraídos ao seu negócio de maneira independente.

Se um usuário está navegando em um site e aparece um anúncio que não lhe interessa, simplesmente fecha a janelinha, diferente de antes quando era interrompido por propagandas enquanto assistia a um filme na televisão e não tinha essa opção.

No Inbound Marketing o usuário é laçado quando faz uma busca na internet, porque é por meio de seus interesses que conteúdos são criados para lhe dar informações e respostas às suas dúvidas.

Dessa forma, o objetivo da estratégia de Inbound é fazer com que um consumidor passe por um funil de vendas sem perceber que está sendo levado a fazer uma compra, mas diferente da propaganda, uma compra dentro da sua necessidade.

Como o Inbound Marketing funciona?

Imagine que o dono de uma pizzaria de bairro quer saber como melhorar seu atendimento sem necessariamente contratar mais um atendente para dar conta da sua demanda de pedidos em seu estabelecimento.

Então ele vai procurar nos motores de busca alguma informação que o ajude a solucionar esse problema. É nessa hora é possível uma empresa especializada em chatbots, por exemplo, ser encontrada por esse comerciante, pois em seu blog ele encontrará conteúdos valiosos que tirem todas as suas dúvidas.

Essa é a primeira fase do Inbound Marketing, a atração por meio da curiosidade. A segunda etapa é levar esse potencial cliente que se interessou pela ideia de ter chatbots atendendo seus pedidos como uma solução para resolver seu problema.

É neste momento que a estratégia de Inbound Marketing vai se manifestar de uma maneira ímpar, criando conteúdos ricos e mais profundos que expliquem os benefícios de ter um chatbot para fazer um atendimento inteligente e transbordar para o potencial humano quando for preciso, esse estágio é a fase de consideração.

A terceira fase é mostrar um case de sucesso onde o chatbot resolveu um problema de atendimento de uma empresa, como do dono da pizzaria. Isso o fará avaliar e decidir sobre a possibilidade de contratar o serviço de chatbots para seu negócio.

O que o Inbound pode fazer pela sua empresa?

Essa estratégia é capaz de atrair os clientes ideais para comprar da sua empresa e fazer com que seu atendimento seja o melhor no seu nicho de mercado. 

O fundamento do Inbound Marketing é o Marketing de Conteúdo.

Através da produção e distribuição de vários tipos de materiais ricos como: ebooks, webinars, infográficos, postados em blogs, redes sociais e email marketing, por exemplo – podem trazer as personas certas para sua empresa.

Assim, esses clientes em potencial chegam a sua empresa para entender qual é o seu problema.


Por isso, é importante que os conteúdos sejam alinhados e criados de acordo com a relevância do seu público-alvo. Com isso, será possível atrair mais tráfego para seu blog que é uma peça central do Marketing de Conteúdo.

Quanto mais tráfego, melhor será o desempenho do seu conteúdo e mais potenciais compradores serão atraídos para seu negócio. 

Quais são suas principais vantagens?

Confira abaixo:

O público certo encontra sua empresa

Produzindo conteúdo relevante e valioso e apresentando nos canais sociais onde sua audiência está, na frequência certa para sua estratégia fica fácil de ser encontrado pelos consumidores que precisam do seu serviço ou produto.

Assim, novas oportunidades de novos negócios poderão chegar todos os dias. Mas é importante lembrar que qualidade nos conteúdos é muito mais considerável que quantidade.

Sua empresa fica visível

O Marketing Digital tem o poder de globalizar qualquer empresa que siga seus protocolos, com isso, a barreira geográfica foi quebrada e hoje uma empresa de cidade do interior de Minas Gerais  pode mostrar seus produtos para uma cidadezinha do interior de Oklahoma, por exemplo. 

Você consegue perceber que arma poderosa de venda que tem nas mãos para tornar sua empresa expressiva para o mercado?

Se aproxima dos clientes

Ao invés da sua empresa abordar seu público-alvo, são eles que procuram por conhecimento. Neste momento, criar uma conexão é essencial para o sucesso da sua estratégia de Inbound Marketing.

É possível prestar o melhor atendimento através de conteúdos direcionados a sanar dúvidas e que falem das principais dores que seu produto ou serviço resolvem.

Ciclo de vendas curto

Com o prospect já sabendo o que precisa e com suas incertezas respondidas é provável que o time de vendas não tenha muito mais a fazer do que explicar como serão os próximos passos para uma venda saudável.

Pois, o Inbound trabalha com conteúdos focados nas diversas fases de um funil de vendas.

Alinha Marketing e Vendas

A estratégia faz com que o fluxo de conteúdo, com blog posts, email marketing, divulgação de materiais ricos, leve os leads a etapa certa para a aquisição do produto da sua empresa.

Dessa forma, o time de vendas ganha consistência para trabalhar e atender com qualidade.

Mede resultados com facilidade

Quando um conteúdo é postado no blog é possível mensurar o resultado em tempo real, assim como nas Redes Sociais.

Essa rapidez faz com que sua estratégia se movimente  sempre que os efeitos das suas ações não forem os esperados.

A grande necessidade aqui é acompanhar com frequência as respostas das ações, para fazer otimizações e mudanças em tempo hábil.

A melhor parte do Inbound Marketing é que ele pode ser modificado conforme a necessidade do momento.

Marketing Para Inbound

Como os chatbots ajudam em sua estratégia de Inbound Marketing?

Os chatbots podem ajudar as estratégias de Inbound Marketing como um todo. 

Primeiro, podem oferecer um atendimento de qualidade único e especial aos seus atuais clientes, fazendo que esses mesmos clientes sejam encantados e passem a sem promotores da sua marca.

Muitas empresas pecam em acreditar que o processo de venda termina quando esta é efetivada, com a junção da estratégia de Inbound Marketing e Chatbots, os clientes são amparados.

Segundo, podem fazer uma pré-venda do seu negócio tirando as primeiras dúvidas de seus prospects.

Terceiro, são grandes aliados na fase de avaliação e decisão da sua audiência, porque existem muitos leads que ficam no meio do caminho entre a fase de consideração e decisão, ou que já se decidiram, mas foram distraídos ao entrar em contato com a empresa, os chatbots dão esse empurrãozinho. 

Os chatbots podem ser ativos, quando são programados para enviar mensagens aos leads – pessoas com potencial de compra — que autorizaram o contato.

E também podem ser receptivos, que é quando os próprios leads impactados pela estratégia de Inbound Marketing entram em contato para comprar um produto ou serviço. Existem casos que o próprio chatbot faz a venda sem precisar de um atendente humano.

Para conseguir atrair, encantar e fidelizar seu público, é necessário pensar em uma estratégia que seja eficaz e que proporcione a melhor experiência ao consumidor com a sua marca! Veja os benefícios de apostar em um atendimento rápido!

Fale com um especialista

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀