A metodologia Scrum é o método de gerenciamento de projetos ágeis mais popular e utilizada no mundo. Ela pode ser aplicada para tratar e solucionar problemas complexos e adaptativos, enquanto entrega produtos com o mais alto valor possível, de forma produtiva e criativa.

A aplicação do conceito Scrum é mais frequente nas indústrias de softwares e desenvolvimento de produto. Isso se dá principalmente pelas entregas constantes que agregam valor ao cliente, além de melhorar as resposta às mudanças de requisitos.

Tem interesse em saber como a metodologia Scrum pode ser aplicada na gestão de projetosEntão, vem com a gente!

Leia também: O que é PMBOK: aprenda com um exemplo prático de gestão de projetos

Metologia Scrum e aplicação prática

A seguir, detalhamos algumas etapas do método Scrum, que podem ser aplicadas, por exemplo, no desenvolvimento de sistemas de tecnologia, como chatbots (aplicaremos na prática, mais adiante).

Product backlog

Em um projeto, como por exemplo a criação de um chatbot para empresa, tudo começa com a definição dos requisitos e skills necessárias para a solução.

Em um projeto Scrum, através do levantamento dos requisitos em conjunto com os stakeholders do projeto, é gerada uma lista de prioridades conhecida como product backlog.

Sprint

Após o levantamento de todos os requisitos, o desenvolvimento do projeto poderá ser feito de forma incremental e dividido em ciclos com duração variável de até um mês, períodos chamados de sprints.

Para a criar um chatbot ágil, por exemplo, é aconselhável a utilização de sprints semanais devido à dinamicidade deste tipo de projeto.

Considerando que você possui a lista priorizada de todos os requisitos (product backlog) e a definição da duração da sprint, para o início do desenvolvimento da solução, a metodologia Scrum diz que é necessário planejar qual porção dos requisitos será executada no próximo ciclo.

Sprint backlog

Dentro do método Scrum, o ato de planejar a próxima sprint ocorre de forma frequente até o término do projeto.

Ele é conhecido como sprint planning e dá origem ao sprint backlog — no qual são “subtraídas” as tarefas do product backlog.

Daily scrum

Com a definição dos itens que serão desenvolvidos na sprint, o acompanhamento e alinhamento da comunicação sobre o projeto é feito através da daily scrum.

A ideia principal deste evento da metodologia Scrum é que cada pessoa envolvida com o projeto dê um breve overview sobre o andamento das atividades pelas quais ela está responsável.

No final de cada sprint, é aconselhável a aplicação de dois eventos do método Scrum, que visam monitorar e controlar o desempenho do projeto:

  • sprint review;
  • sprint retrospective.

Sprint review e retrospective

scrum para projetos de chatbots

De forma concisa, a sprint review tem o objetivo de avaliar os objetivos da sprint e adaptar, se necessário, o product backlog.

Já a sprint retrospective visa avaliar, junto com a equipe envolvida no projeto, os pontos positivos e negativos que aconteceram no ciclo que se encerra.

Para melhor entendimento da metodologia Srcum, a imagem abaixo demonstra todo ciclo dos eventos que podem ser aplicados, por exemplo, no desenvolvimento de chatbots.

Qual time deve estar envolvido no desenvolvimento da solução?

Agora que conhecemos os eventos da metodologia Scrum podemos definir os principais papéis envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Sem pessoas envolvidas o projeto não sai do papel, correto?

Isso mesmo!

Por isso, a seguir, estão previstos os papéis indispensáveis dentro do método Scrum. Dependendo da complexidade do projeto, essa lista pode oscilar para mais ou menos papéis envolvidos:

Agile Manager

Esse papel atua como um coach em multiprojetos, visando garantir que os resultados esperados para o projeto sejam atingidos, entre eles:

  • velocidade;
  • qualidade;
  • previsibilidade.

Product Manager

Focado na gestão, o Product Manager é a interface com o cliente e atua como liderança do time, sendo responsável por alcançar os objetivos do projeto e garantir a proposta de valor para o produto.

Customer Success Manager

Dentro da metodologia Scrum, o Customer Success Manager tem foco no negócio.

Esse papel tem o objetivo de garantir o sucesso do projeto através da análise de dados e projeções de resultados.

Leia também: O que é Customer Experience? 6 dicas para melhorar a experiência do cliente

User Experience [Dev. Team]

O User Experience tem o objetivo de garantir a melhor experiência ao usuário de maneira alinhada aos requisitos solicitados pelo cliente.

Software Developer [Dev. Team]

Tem o objetivo de entregar soluções técnicas com a máxima eficiência, visando atender os objetivos estabelecidos com:

  • qualidade;
  • custos;
  • prazos;
  • benefícios.

Quality Assurance [Dev. Team]

Responsável por garantir a excelência na entrega dos produtos e serviços, atendendo as expectativas dos stakeholders.

No desenvolvimento de projetos Scrum, equipes pequenas e multidisciplinares tendem a produzir melhores resultados. Além disso, equipes com poucas pessoas permitem que a comunicação fique mais fluida e a gestão mais fácil.

Agora que você conheceu quais os eventos aconselháveis para o desenvolvimento da metodologia Scrum e os papéis envolvidos para que isso aconteça, como juntar tudo isso para que o seu projeto aconteça? Confira:

[Exemplo Scrum] Como aplicar tudo isso na construção do meu chatbot?

Neste momento, nosso objetivo não é aplicar religiosamente todos os itens da metodologia Scrum, mas sim de ilustrar como a aplicação desses conceitos são extremamente benéficos na gestão do desenvolvimento de um chatbot.

Os chatbots são softwares de comunicação automatizada que funcionam dentro de aplicações de mensagens, por isso, a criação de uma metodologia de gestão de projetos para chatbots, se faz necessária. É aqui que entra a metodologia Scrum para projetos de chatbots.

Vamos considerar um cenário de um chatbot que possui duas skills. O chatbot será aplicado em serviços bancários e possuirá as seguintes funcionalidades:

  • emissão de 2ª via de boleto;
  • negociação de dívidas.

Aplicando os conceitos da metodologia Scrum, esse chatbot poderá ser desenvolvido de forma incremental, skill por skill. Ou seja, todos os eventos do Scrum podem ser realizados para cada uma das duas funcionalidades ou releases do projeto.

Considerando um contexto em que a emissão de 2ª via de boleto é a funcionalidade mais importante para o cliente, focar no backlog desta skill permite agilizar o lançamento do Mínimo Produto Viável (MVP), bem como o início do processo de feedback e evolução do chatbot.

Admitindo que o desenvolvimento da skill de 2ª via de boleto no chatbot precisará de duas sprints completas, a seguir, listamos, de forma geral, as etapas necessárias de acordo com os princípios ágeis e o método Scrum:

  1. Junto do cliente, coletar os requisitos priorizados para a funcionalidade em questão;
  2. Gerar o product backlog com as histórias priorizadas;
  3. Realizar a sprint planning v1 e definir o sprint backlog v1;
  4. Desenvolver as atividades definidas para a sprint v1;
  5. No decorrer da sprint v1, realizar as daily scrum para acompanhamento do desenvolvimento do chatbot;
  6. Após o término do primeiro ciclo, realizar uma nova sprint planning v2 e definir o próximo sprint backlog v2. Nesse momento, também realizar a sprint review v1 e sprint retrospective v1 do primeiro ciclo;
  7. Desenvolver as atividades definidas para a sprint v2;
  8. No decorrer da sprint v2, realizar as daily scrum para acompanhamento do desenvolvimento do chatbot;
  9. Após o término do segundo ciclo, realizar o lançamento do MVP para a skill de 2ª via de boleto e realizar a sprint review v2 e sprint retrospective v2 do segundo ciclo;
  10. Iniciar o processo de desenvolvimento da skill de negociação de dívidas. Também será o período de evolução da skill de 2ª via de boleto do chatbot.

É claro que, no meio do caminho, podem ocorrer diversas situações que façam com que a “receita de bolo” descrita acima mude, como por exemplo, a identificação de bugs ou até mesmo uma nova priorização por parte do cliente.

Nesse tipo de situação, o Product Manager fica responsável por fazer esses alinhamentos e aplicar técnicas gerenciais para que o projeto não saia dos trilhos e seja concluído com sucesso.

As principais características da metodologia Scrum, permitem que os eventos e recursos do projeto sejam totalmente compatíveis para o desenvolvimento eficaz de chatbots. Entre elas:

  • adaptabilidade;
  • entregas orientadas a valor;
  • feedback contínuo.

E se você tem interesse em trabalhar em projetos de chatbots, confira as vagas abertas na Take e venha construir experiências incríveis com a gente! See you soon 🙂

Referências: Knowledge21DevMidia

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito