O que é marketing digital? Quais são as estratégias e canais que você pode usar para promover produtos ou serviços na internet?
A internet transformou o cotidiano das pessoas e essa transformação mudou a forma como as empresas se relacionam com as pessoas.
Novos hobbies, novos comportamentos, novos desejos e necessidades do cliente, fizeram com que o marketing se adaptasse para alcançar clientes também nessas plataformas.
Hoje, sem dúvidas, o marketing digital é a principal expressão do marketing de maneira geral.
Mas não basta criar uma conta no Facebook ou enviar um e-mail marketing.
É preciso criar uma estratégia, escolher bem as ferramentas de marketing digital e testar campanhas de maneira rápida e eficaz.

O que é marketing digital?

O marketing digital é um termo amplo que engloba todas as estratégias que usam a internet para promover produtos ou serviços.
Além de novos canais, o marketing digital trouxe muitas mudanças na forma de construir as estratégicas e de medir os resultados.
Enquanto no marketing tradicional seu potencial cliente apenas recebia a sua mensagem, hoje ele pode interagir com ela, responder e compartilhar.
Se no marketing tradicional pouco se tinha controle sobre os resultados da campanha, no marketing digital você pode coletar, analisar e medir dados sobre cada passo dos usuários.
Mas vamos começa a entender o que é marketing digital, conhecendo mais sobre seus canais.

Principais canais de marketing online

  • websites;
  • SEO – Search Engine Optimization;
  • publicidade CPC – custo por clique;
  • marketing de conteúdo;
  • e-mail marketing;
  • marketing de mídia social;
  • marketing afiliado;
  • inbound marketing;
  • mobile marketing;
  • vídeos.

Canais de marketing offline

  • TV;
  • SMS;
  • rádio;
  • outdoors.

A Rock Content criou um material bem legal e completo sobre o que é marketing digital e quais as suas principais estratégias. Vale conferir e anotar as dicas!

A seguir, vamos nos concentrar em apresentar mais detalhadamente 6 ferramentas do marketing digital para você adotar na estratégia de sua empresa.

Marketing digital: conceito e estratégias

1. Plataformas de mídia social

Uma parte comum de qualquer estratégia integrada de marketing, as plataformas de mídia social como Facebook, Instagram e YouTube são uma ótima maneira dos profissionais de marketing se envolverem com seus públicos e gerarem burburinho em torno de sua marca.
Além dos recursos padrão que essas plataformas oferecem, há também alguns recursos projetados especificamente para marketing. Isso inclui o Facebook Ads Manager, que permite que os profissionais de marketing exibam anúncios e acompanhem o desempenho dos anúncios. Dentro dessa modalidade você também encontra:

  • Instagram Ads,
  • YouTube Ads,
  • LinkedIn Ads;
  • Twitter Ads.

Como um bônus adicional, as ferramentas de gerenciamento de mídia social, como o Buffer e o Hootsuite, também se integram bem a essas plataformas, facilitando o agendamento de postagens sociais e a avaliação do engajamento.
O marketing de mídia social tem a ver com alcançar pessoas nas várias redes sociais, seja através de campanhas de marketing de conteúdo (postagens), anúncios pagos ou ambos.
O principal objetivo de uma campanha de marketing de mídia social é a conscientização da marca e o estabelecimento da confiança social, mas à medida que você se aprofunda no marketing de mídia social, pode usá-la para obter leads ou até mesmo como um canal de vendas diretas.

2. E-mail Marketing

Apesar do aumento do uso de redes de mídia social, o e-mail marketing ainda é um dos canais de marketing digital mais eficazes, gerando, em média, R$ 38 de ROI a cada R$ 1 investido (retorno sobre investimento).
Muitas pessoas confundem o e-mail marketing com as centenas de mensagens de e-mail de spam que todos recebemos por dia, mas não é isso que o ele representa.
E-mail marketing é o meio para entrar em contato com seus clientes em potencial ou com as pessoas interessadas em sua marca, e isso implica que essas pessoas querem ouvir de você e você não está sequestrando sua caixa de entrada.
Na verdade, muitas empresas e profissionais de marketing de sucesso usam todos os outros canais de marketing digital para adicionar leads às suas listas de e-mail e, em seguida, criam uma série de funis de conversão para transformar esses leads em clientes.
Dentro do que é marketing digital atualmente, é importante contar com um software de automação de e-mail marketing para tornar sua estratégia eficaz.

3. Marketing de conteúdo

O conceito de marketing digital é todo sobre o conteúdo. O mundo digital é uma enorme coleção de conteúdo em diferentes formas, como texto, imagens, áudio e vídeo.
O objetivo de uma campanha de marketing de conteúdo é alcançar clientes em potencial por meio do uso de conteúdo.
O conteúdo é geralmente publicado em um site e, em seguida, promovido através de:

A diferença entre ter um blog e executar uma campanha de marketing de conteúdo é que o último tem metas específicas sobre:

  • qual conteúdo publicar;
  • quando publicá-lo;
  • quem segmentar para receber o material;
  • como monitorar a eficácia de suas campanhas de conteúdo.

As principais ferramentas de marketing de conteúdo são:

  • blogs;
  • ebooks;
  • cursos online;
  • infográficos;
  • podcasts;
  • webinars.

4. Publicidade Custo por Clique (CPC)

A publicidade CPC permite que você alcance usuários da Internet em várias redes por meio de anúncios pagos.
Você pode configurar campanhas CPC em ferramentas do marketing digital como:

As campanhas podem segmentar os usuários com base em suas características demográficas (idade, gênero, etc) ou até mesmo em seus interesses ou locais específicos.
Toda vez que um usuário clica em seus anúncios, você paga uma taxa para o provedor (e, portanto, o termo pagar por clique).

5. Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

o que é marketing digital

Search engine optimization é o processo de otimizar seu site para os motores de busca. O objetivo principal do SEO é ajudar um site a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa e obter um tráfego orgânico (gratuito) dos mecanismos de pesquisa.
Parece simples, mas é uma ferramenta do marketing digital complexa, que pode ampliar, e muito, suas vendas e tráfego. Para você ter uma ideia do que estamos falando, confira o infográfico abaixo e veja como o SEO pode superar os resultados dos anúncios pagos, gerando mais cliques orgânicos.

6. Chatbots

Talvez o mais recente membro dessa lista, os chatbots agora fazem parte do que é marketing digital e estão na lista das principais ferramentas e estratégias.
Leia também: [Guia Completo] Chatbot: o que é, como funciona, benefícios e cases
Atualmente, o papel dos chatbots no marketing digital é vital, e eles podem ou não utilizar a inteligência artificial (IA) para repensar a forma como lidam com o público-alvo. Os chatbots ajudam:

  • nas vendas;
  • no tráfego;
  • no suporte e atendimento rápido ao cliente.

Além disso, com a ajuda da IA, os chatbots podem se tornar ainda mais poderosos e desempenhar um papel vital no aumento do envolvimento no Marketing Digital. Os chatbots ajudam as organizações:

  • oferecendo atendimento ao cliente 24 horas;
  • respondendo a perguntas básicas rapidamente;
  • substituindo e-mails por conteúdo produzido automaticamente.

É possível que os consumidores façam compras, leiam e recebam informações, façam perguntas e até comprem de um chatbot, em vez de interagir com o funcionário humano durante o bate-papo.
Atualmente, é possível integrar um chatbot no WhatsApp e utilizar a mesma plataforma que seus clientes já estão acostumados para se envolver com eles.
Para aprofundar seu conhecimento sobre o que é marketing digital e como ele pode aproveitar as funções do chatbot, sugerimos que leia o artigo: “Chatbot para Marketing – Como criar uma base de amigos”.
Com o WhatsApp Business API, versão para médias e grandes organizações do WhatsApp para empresas, você pode estabelecer conversas automatizadas e extremamente personalizadas com seus clientes.
Você também pode adotar um atendimento híbrido com chatbots e humanos para melhorar a experiência do cliente.
Com o Blip, plataforma criada pela Take que é integrada à API oficial do WhatsApp Business, todas essas e muitas outras funcionalidades são possíveis de serem adotadas.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe. Conheça nossos planos, descubra qual é a ideal para seu negócio e não perca a oportunidade de revolucionar a forma como a sua empresa se comunica com os seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀