Você faz alguma ideia do que é OKR pessoal? Todo mundo tem metas pessoais. Comigo não é diferente, e tenho certeza que com você também não. Por isso, escrevi este post para compartilhar como a minha experiência na Take e sobre como o aprendizado sobre a metodologia OKR me ajudaram a estabelecer e realizar as minhas metas de vida. Vem comigo!
Quando entrei para o time da Take, em abril de 2017, a empresa já utilizava a metodologia OKR (Objectives and Key Results / Objetivos e Resultados-Chave). Em uso desde 2015, o conceito sobre o que é OKR, bem como sua prática, já estava bem intrínseca ao time que ali trabalhava. Aquilo era tão natural entre todos…

“Meu KR é focado nessa ação”
“Precisamos rever esse O”
“Nesse Q preciso focar nisso”

unnamed - OKR pessoal: como criei minhas metas pessoais aplicando o método da empresa onde trabalho OKR pessoal
Eu não entendia nada daquelas siglas e tive que correr atrás! Logo entendi que os objetivos (os “O”s) do ano e de cada trimestre eram definidos pela empresa como um todo, de acordo com o direcionamento estratégico.
A partir daí, as equipes desenvolviam os Resultados-Chave (os “KR”s) e ações que os levariam a chegar nesse objetivo.
Isso tornava tudo mais fácil!
Dessa maneira, sabíamos pra onde ir, e não ficava cada time “olhando para o seu próprio umbigo”.
Mesmo tendo responsabilidades totalmente diferentes, todas elas convergiam para um só propósito. Aquilo fez muito sentido pra mim e tornou minha entrada mais fácil no “olho do furacão” que vivemos constantemente!

Do trabalho para a vida: hora de planejar meu OKR pessoal

Foi assim que, em janeiro, depois de alguns meses de experiência com a metodologia OKR e vivendo aquele momento gostoso de esperança no início do ano, quando queremos planejar os próximos meses para aproveitar o melhor de cada um, resolvi criar os meu OKR pessoal.
Utilizando a plataforma Trello, que é gratuita, dividi minha vida em áreas e criei ali alguns objetivos e atividades para atingi-los:

  • saúde;
  • profissional;
  • financeiro;
  • cultura.

Todos os campos entraram no processo de como definir OKRs pessoais.
À medida que o tempo vai passando e vou concluindo alguns dos objetivos, tenho sempre aquela sensação prazerosa ao marcar o checklist: eu consegui!
Eu me esforcei por isso e recebi a recompensa.
Mesmo que as conquistas sejam pequenas, como ler um livro por mês, fazer um exame ou visitar um lugar específico, aquilo me motiva a concluir as atividades a que eu mesma me propus.
A metodologia OKR ensina que devemos ser ambiciosos no momento da criação dos objetivos.
Se você consegue concluir todas as metas com facilidade, quer dizer que você não se desafiou o suficiente na hora de projetá-los. Assim, aquelas metas que ficaram totalmente de lado acabaram me mostrando algo além do que a “falha” de não ter conseguido: elas não eram tão prioritárias em minha vida.
Por isso, no OKR pessoal – e também no empresarial- se aconselha o acompanhamento periódico e atualização dos objetivos.
Ter um rumo para onde ir e uma tarefa (com prazo!) para entregar nos torna mais motivados e engajados!
No livro Criatividade S/A, de Ed Catmull, Presidente da Pixar e Disney, ele conta como ficou desnorteado ao — depois de perseguir o objetivo de produzir um filme de animação computadorizada por 20 anos — entregar Toy Story ao mercado e ver o seu sucesso!
O que ele faria a partir dali?
Aqui está a importância de sempre se desafiar e criar novos OKRs pessoais.
unnamed - OKR pessoal: como criei minhas metas pessoais aplicando o método da empresa onde trabalho OKR pessoal
É fácil? Não, não é. Mas é justamente o impulso para a saída da zona de conforto que eu precisava.
Criar um OKR pessoa funcionou pra mim, e já estou começando a pensar nos objetivos do ano que vem, com base nas coisas que se mostraram importantes para mim neste ano.
A Take se preocupa em desenvolver seus profissionais para além dos objetivos estratégicos da organização. Então, se você deseja conhecer mais um caso sobre como a empresa para a qual você trabalho, pode ajudar você a se desenvolver pessoalmente, acesse o artigo;Minha experiência de entrar na Take como estagiário e ser contratado“. 

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀