Com tantas opções no mercado para construir um bot, por que usar a Blip chatbot? O Advocate Rafael Pacheco reuniu 10 motivos cruciais neste post completo. 

Apesar de não ser novo, o termo bot (ou chatterbot, chatbot, contatos inteligentes, robôs de mensagem, entre outros…) tem ganhado grande relevância desde o final de 2016, com a abertura da API do Messenger.

Se por acaso você não sabe o que é um “chatbot”, acesse o artigo; “Afinal, o que é chatbot e como ele pode melhorar o atendimento nas empresas?”. 

Como criar um chatbot?

Visto do alto, construir um bot é algo simples. Você precisa, basicamente, de uma API que:

  1. receba mensagens de um canal (como o Facebook Messenger por exemplo);
  2. analise o conteúdo da mensagem (utilizando ou não algoritmos de Inteligência Artificial);
  3. responda o cliente com requisições na API do canal.
blip chatbot
Arquitetura mínima para criar um chatbot

Apesar disso, quem já construiu ou está construindo um bot sabe que a tarefa não é assim tão trivial. Alguns dos desafios de quem cria bons chatbots, são:

  • criar o design de conversa;
  • realizar integrações;
  • garantir a presença omnichannel;
  • fazer a gestão e manutenção;
  • garantir o desenvolvimento do chatbot pensando na evolução da base de conhecimento;
  • transbordo para um atendente humano;
  • análise e insights dos eventos gerados;
  • métricas para avaliação do sucesso;
  • testes AB;
  • criação de bots e sub-bots, e mais.
blip chatbot

Lembre-se: construir um chatbot é fácil, mas construir um bom bot pode ser bem difícil

Pensando nisso, algumas empresas desenvolveram plataformas de chatbot (ou frameworks) para facilitar o processo de ideação e criação de um bot.

Semanalmente, recebo dúvidas e questionamentos sobre os motivos que levariam uma pessoa interessada em bots a avaliar a plataforma de chatbot Blip.

Assim, meu objetivo neste artigo é apresentar o meu ponto de vista sobre por que usar o chatbot Blip e porque o considero a melhor plataforma de construção de bots do mundo.

blip chatbot
Algumas plataformas/ferramentas do ecossistema de bots no mundo. Fonte: Sergio Passos

Alerta: Apesar de ser um dos desenvolvedores e o evangelizador da plataforma de chatbot Blip, testo, regularmente, ferramentas relacionadas ao mundo de bots, desenvolvidas por qualquer empresa do mundo.

Sendo assim, antes de apresentar os motivos pelos quais acredito que a plataforma Blip é uma excelente plataforma, tenha em mente que já testei e experimentei as principais ferramentas do mercado, e não encontrei, em nenhuma delas, todo o potencial da Blip.

10 motivos para criar seu chatbot com a plataforma Blip

1. Construa bots complexos sem nenhuma linha de código pelo Builder

O chatbot da Blip permite a construção de dois tipos de bots:

  • utilizando um dos templates disponíveis;
  • bots 100% customizáveis, seja através de código (utilizando um SDK ou requisições HTTP) ou através do Builder.

O Builder é construtor visual de fluxos que permite que qualquer pessoa (com ou sem conhecimento de programação) crie bots complexos em pouco tempo.

A imagem abaixo ilustra o fluxo de um bot criado a partir do Builder da Blip.

blip chatbot
Exemplo de bot construido através do Builder da Blip

O componente Builder do chatbot do Blip foi pensado para ajudar uma equipe desde o processo de ideação até a implementação.

Antes mesmo de detalhar o conteúdo da conversa, é possível desenhar a visão macro de seu bot e ajudar todos os envolvidos no projeto a entender como a informação esta organizada.

Além disso, está integrado a todos as funcionalidades do Blip, e assim como outras opções do mercado, permite a realização de requisições HTTP para integração com APIs externas.

Leia mais em: WhatsApp Business API: o que é, como implementar e as razões para adotar a solução

2. Use a versão gratuita da Blip em diversos canais

Como desenvolvedor, me sinto um pouco incomodado quando não consigo testar todas as funcionalidades de um produto antes de realizar algum tipo de pagamento.

A Blip possui planos pagos e uma versão gratuita. O que mais me agrada no modelo adotado pela Blip é que além de conseguir usufruir de todas as funcionalidades da ferramenta, a versão gratuita não tem tempo de testes limitado.

Enquanto seu bot não estiver preparado o suficiente para escalar, você não tem custo. Quando seu projeto ganhar tração, escolha qual modelo se aplica melhor ao seu contexto.

3. Tenha controle total sobre os dados do seu bot a qualquer momento

Você já refletiu sobre quem é realmente dono do seu bot?

Quase todas as plataformas de chatbot do mercado tem o controle da base de clientes da sua aplicação. Caso você precise deixar de utilizar a plataforma, perderá a referência das contas que já conversaram com seu bot.

No chatbot Blip, nenhum dado é ocultado pela plataforma. Você está livre para entrar ou deixar a ferramenta a qualquer momento e com todas as informações geradas por seu bot. É possível também consumir todos os dados programaticamente.

Durante a construção do seu bot você é 100% livre para utilizar qualquer outra ferramenta que, por ventura, não esteja disponível no Blip, para compôr o design ideal da sua aplicação.

Nada mais justo, não acha?

4. Não fique preso a nenhum algoritmo de Inteligência Artificial, ferramenta de análise ou de atendimento humano

Diversas plataformas de construção de bots possuem seus algoritmos próprios de IA – Inteligência Artificial. Nesses casos, você está condicionado a utilizar um único algoritmo, mesmo que, por algum motivo (língua, qualidade de confiança na análiseentre outros), ele não atenda corretamente à sua demanda.

A Blip não é um provedor de IA. Melhor do que estar preso a uma única solução, o Blip esta integrado aos melhores provedores (ou ferramentas) de IA do mercado (IBM WatsonMicrosoft LUIS e em breve DialogFlow e Wit.ai), você só precisa escolher qual delas é a melhor para o seu negócio.

Além disso, é possível importar sua base de conhecimento (intenções e entidades) pré-existente, bem como migrar de um provedor de IA para outro com apenas um clique.

Você não precisa implementar nenhuma nova integração, nem se preocupar com o processo de migração entre diferentes provedores. A plataformas de chatbot do Blip cuida disso para você.

Esteja a um clique do concorrente do seu provedor atual. Mais uma vez, seja livre!

Qual o melhor local para analisar os dados do seu bot? 

O chatbot da Blip possui uma ferramenta completa para análise de dados e geração de relatórios customizados para seu bot. Entretanto, caso queira, também é possível ver seus dados no Chatbase (ferramenta de analytics para bots do Google) ou em alguma ferramenta customizada através de um webhook.

Qual o melhor local para atender manualmente os clientes do seu bot?

A Blip possui uma ferramenta para incorporar atendimento humano em chatbots, assim você pode ajudá-lo a responder melhor qualquer tipo de cliente. Esse recurso se chama o Blip Desk.

Entretanto, caso queira, também é possível redirecionar atendimentos manuais para ferramentas como:

5. Tenha total flexibilidade para hospedar seu bot

Imagine que sua empresa quer utilizar uma ferramenta para construção de bots, mas por algum motivo precisa hostear (hospedar) a aplicação em sua infraestrutura.

No Blip, os bots criados podem utilizar a infraestrutura (ou cloud) que mais lhe agrada. Excelente opção para quem desenvolve bots para terceiros.

Não quer se preocupar com hospedagem do seu bot ? Tudo bem, por padrão, todos os bots criados através do Builder da Blip são hospedados automaticamente e sem custos adicionais.

6. Código First: acesso por código a qualquer recurso da plataforma

Algumas pessoas não desenvolvem, e portanto podem optar por construir seus bots com o auxílio do Builder. Entretanto, alguns desenvolvedores (ou empresas) podem precisar de total flexibilidade para realizar qualquer tipo de customização ou criação de aplicações para terceiros.

Pensando nisso, a plataforma de chatbot Blip disponibiliza SDKs (C#, JavaScript e JAVA) e uma API HTTP para possibilitar qualquer tipo de automatização durante a construção de um bot. Essa pode ser uma opção muito interessante para quem está no mundo de IOT (Internet of things).

7. Visão completa: acesso a ferramentas de criação, gestão, monitoramento e evolução do seu bot

Diferente da grande maioria de plataformas de bots, o Blip possui diversas ferramentas que acompanham a equipe durante todo o ciclo de vida de um bot, desde sua ideação até sua evolução.

blip chatbot
Ciclo de vida de um chatbot

Ideação

O Builder permite que o designer de conversas crie a visão macro e defina como o conteúdo será apresentado ao cliente, antes mesmo de o desenvolvedor implementar uma linha de código.

Neste primeiro estágio é possível dedicar-se a temas como:

Criação/Testes

Além de todas as funcionalidades destacadas anteriormente, o chatbot Blip possui várias extensões (funções básicas já implementadas) que facilitam a vida de qualquer desenvolvedor de bot.

  • Precisa do histórico da conversa de um usuário com seu bot ? Use a extensão Histórico
  • Precisa armazenar algum tipo de informação ? Use a extensão de Armazenamento
  • Precisa disparar um broadcast para seus clientes (ou para um grupo específico) ? Use a extensão Broadcast
  • Precisa agendar o envio de alguma mensagem para algum cliente? Use a extensão Schedule

Consulte a lista completa de extensões.

Ainda na fase de criação, é possível aproveitar as diversas integrações pré-existentes na plataforma. Essas integrações permitem que seu bot esteja conectado a várias ferramentas sem que você precise se preocupar em aprender o dialeto de cada uma delas. Veja abaixo alguns exemplos de integrações disponíveis no Blip:

  • Pagamentos através do PagSeguro;
  • Gerenciamento de Leads através do RD Station;
  • Customer Chat Plugin do Messenger.

Seu bot está pronto?

Só falta testar?

O Blip te deixa à um clique de um simulador de conversa com o seu bot 😉

Gerenciamento/Manutenção

Assim como em qualquer aplicação real, após o processo de publicação em um ambiente de produção, é necessário um gerenciamento constante para que tudo saia como esperado.

O painel principal do Blip age como um health monitor (monitor de saúdetrazendo várias informações, indispensáveis, para o gerenciamento do seu bot. É possível saber, em tempo real, por exemplo:

  • se o bot está disponível;
  • qual a quantidade de mensagens trafegadas;
  • qual os assuntos mais discutidos;
  • o tempo médio de resposta do bot;
  • quantidade de usuários ativos, entre várias outras.
blip chatbot
Exemplo do dashboard de informações gerais de um bot no Blip

Análise/Promoção

Além de construir seu bot, provavelmente você precisará divulgá-lo e analisá-lo.

Pensando nisso, o Blip disponibiliza ferramentas de promoção, como Blip Chat, e análise, através de todos os relatórios customizados disponíveis na ferramenta.

Por fim, existe ainda a total flexibilidade para utilização de ferramentas de análise customizadas, junto as opções entregues pela plataforma.

Evolução

É possível utilizar os módulos de Aprimoramento e Aprovação (aprendizado supervisionadopara aprender com todas as interações dos clientes e fazer com que sua base de conhecimento fique cada vez mais “inteligente”.

8. Trabalho em equipe

Construir um bot envolve várias pessoas. Coloque todas juntas no mesmo barco!

Uma das premissas da plataforma do chatbot Blip é que durante todo o ciclo de vida de um bot são necessárias várias pessoas. Pensando nisso, o portal da plataforma permite que cada membro da equipe tenha a visão e os acessos necessários para desempenhar corretamente, seu trabalho.

blip chatbot
Central de permissão da equipe no Blip

9. Crie seu chatbot uma única vez e disponibilize-o em vários canais

Apesar do Messenger se apresentar hoje como o canal (aplicativo de mensagem que suporta bots) mais importante, existem ainda diversos outros canais importantes, com uma boa base de usuários, capazes de trazer muita audiência para sua aplicação.

Atualmente, o Blip permite que você crie seu bot uma única vez e o disponibilize em 8 canais:

  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Messenger;
  • Workplace;
  • Email;
  • SMS;
  • Blip Chat (canal próprio do Blip que permite colocar seu bot em um site ou em um aplicativo móvel Android e iOS).
blip chatbot
Canais de publicação disponíveis na Blip

Em breve, bots criados no Blip estarão disponíveis também em canais como: SlackRocket ChatGoogle RCSGoogle AssistantAlexa, Apple Messages for Business, entre outros.

10. Reaproveite seus bots para ir mais longe

Quem já teve a experiência de fazer um bot real sabe da dificuldade em modelar uma base de conhecimento capaz de tratar a maior quantidade possível de assuntos.

Imagine que seu desafio é criar um bot especialista em eventos de culinária. Criar e gerenciar uma base para esse bot envolve conhecimentos em duas áreas diferentes mas que se completam para um determinado momento.
Ao invés de se preocupar com todos os assuntos em um mesmo lugar, você pode adotar uma estratégia diferente. Crie três bots:

  • um especialista em eventos;
  • outro especialista em culinária;
  • um terceiro bot, composto pelos dois anteriores, especialista em eventos de culinária.

Assim como reaproveitamos serviços através de APIs, através da arquitetura de bots e sub-bots do Blip é possível reaproveitar suas aplicações conversacionais.

Bônus: Por que criar um chatbot na Blip? Estabilidade e robustez

A plataforma é confiável?

Em quase todos os contextos, uma alta disponibilidade do bot pode ser a chave para seu sucesso. Por isso, adotar ferramentas estáveis e consolidadas pode ser um importante requisito para seu projeto. Veja alguns motivos para confiar no Blip:

  • A criadora da plataforma possui +20 anos no mercado de mensageria
  • A Blip possui parcerias com as principais empresas de bots no mundo, como Facebook, Google, Microsoft e IBM, o que potencializa a plataforma dia após dia
  • + de 6.700 contas criadas
  • + de 10.000 chatbots já criados
  • Alguns dos clientes da Blip:
blip chatbot
Algumas empresas que já usam o Blip

Agora que você compreendeu algumas das razões por defendermos a criação do chatbot no Blip, que tal ver como tudo isso funciona na prática?

Acesse nossa seção de cases e veja como empresas como Casas Bahia, Localiza e muitas outras, aproveitaram os recursos dessa plataforma.


Rafael Pacheco
Developer e Blip Advocate

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀