A semana do consumidor está chegando, e é uma excelente oportunidade para alavancar suas vendas, já que os consumidores estarão mais atentos às boas oportunidades que vêm com a época. Uma das formas mais tradicionais é por meio da estratégia de promoção para clientes

As promoções são excelentes oportunidades para atrair novas pessoas e fidelizar sua marca entre elas, criando um relacionamento com seu consumidor que poderá perdurar ao longo dos anos. Felizmente, o ambiente digital permite que formas inovadoras de promoção possam ser lançadas. 

Nesse post você vai conferir as 5 melhores estratégias para lançamento de promoções aos seus clientes.

1 – Lance um programa de fidelidade

Programas de fidelidade são interessantes porque incentivam o consumidor a continuar comprando seus produtos em troca de bonificações e brindes

Existem diversas maneiras de lançar um programa de fidelidade. A mais comum delas é por meio de pontos: o cliente recebe um número de pontos proporcional ao valor de sua compra, e esses pontos podem ser utilizados no futuro para abater um determinado valor em compras futuras. 

Outra forma de se investir em um programa de fidelidade é estabelecendo que, a partir de um determinado número de compras, o cliente ganha um cupom para usar em sua próxima compra. 

É importante que em seu programa de fidelidade o cliente fique ciente de quantos pontos tem, ou de quantas compras faltam para ele conquistar o cupom de desconto.

Para isso, no momento de enviar promoção para clientes, você pode enviar um e-mail a cada compra feita, ou uma notificação via WhatsApp com a confirmação de que aquela compra rendeu pontos. 

2- Utilize chatbots para engajar seu público

Os chatbots podem ser utilizados de inúmeras maneiras no momento de enviar promoção para clientes, graças ao seu alto nível de personalização e pela diversidade de canais disponíveis.

Existem diversos cases de grandes marcas que utilizaram os chatbots em sua estratégia de promoções e engajaram milhares de pessoas, como o Ponto Frio e as Casas Bahia!

Bot Casas Bahia - Promoção para clientes
Demonstração do bot Casas Bahia

Vale ressaltar que enviar spam por chatbots é uma prática inadequada e pode levar ao banimento de sua conta. Utilize os chatbots com responsabilidade para engajar e interagir com seu público. 

Imagine a seguinte situação: quando recebemos flyers quando estamos andando pela rua, nossa tendência é ignorá-lo e jogar fora logo em seguida. Quando nos deparamos com ações de marca que chamam o público para participar e ganhar brindes, ficamos curiosos e tendemos a participar mais. 

É a mesma coisa com chatbots: se a mensagem for apenas uma informação de que sua loja está em promoção, ela será facilmente ignorada e, muitas vezes, denunciada. Mas se ela estiver conectada com uma ação de marketing que chama o público para participar, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

3- Utilize as redes sociais para sua estratégia de promoção para clientes

Redes sociais são excelentes plataformas para divulgar os seus produtos para um grande número de pessoas, e isso pode ser feito de forma orgânica ou via anúncios

Para que o público encontre sua página de maneira orgânica, divulgue-a em seus canais, como site e blog, invista em posts que chamam para o engajamento e utilize hashtags coerentes com o que está sendo divulgado.

Já quando falamos de anúncios, ao contrário do que muitos pensam, impulsionar anúncios no Facebook, Google e Instagram não é tão caro como anunciar em um programa de TV, por exemplo. 

Essas plataformas possuem ferramentas avançadas de segmentação de público, permitindo que você faça campanhas direcionadas para quem mais se adequa ao perfil do seu produto. Você também pode ir adequando a segmentação conforme sua percepção de que o engajamento pode melhorar.

Conheça bem o perfil do seu público, crie posts criativos e que chamem a atenção dos seus clientes e otimize suas campanhas para alcançá-los de maneira cada vez mais eficaz. Com uma boa estratégia de anúncios, o custo-benefício costuma valer muito a pena.

Promoção para clientes

4 – Invista em parcerias com influenciadores digitais

Com o crescimento das redes sociais, as parcerias com influenciadores digitais se tornaram uma grande tendência de marketing e deixaram de ser algo muito caro e distante da realidade das empresas, uma vez que existem influenciadores voltados para diferentes tipos de público e que conversam apenas com um nicho específico.

Por serem extremamente nichados, esses influenciadores alcançam um número menor de pessoas, o que torna a parceria mais barata. Porém, se o influenciador for coerente com o que você está vendendo, ele vai se comunicar com um público extremamente qualificado.

Outra forma de divulgação via influenciadores que está crescendo ultimamente é via podcasts. É uma tendência crescente e muitos deles acontecem ao vivo de forma bastante humanizada

Nesses casos, os hosts monetizam seu trabalho por meio da contribuição do público, e existe um valor fixo para que eles divulguem sua marca. Esse valor pode variar de acordo com o podcast e o público alcançado. 

Existem podcasts que chegam a milhares de pessoas assistindo ao vivo, mas o vídeo permanece gravado no YouTube após o término da conversa e, consequentemente, a menção à sua marca continua lá

Uma abordagem interessante nesses casos é oferecer um cupom de desconto para quem acompanha o podcast, assim é possível medir o sucesso da ação. 

5 – Invista em brindes e cupons de desconto

São as maneiras mais conhecidas e não poderiam ficar de fora. Existem diversas maneiras de oferecer cupons de desconto e brindes ao seu público. 

Você pode utilizar suas redes sociais para a divulgação. Também é comum a utilização de pop-ups oferecendo descontos e cupons para brindes. Eles podem aparecer, por exemplo, quando a pessoa dá sinais de que vai sair da sua página sem adquirir nenhum produto.

É importante deixar claro que o desconto é exclusivo, assim o consumidor tem a certeza de que é uma oportunidade única. Por isso, guarde esses cupons para ocasiões especiais, como a primeira compra, datas comemorativas, parcerias com influenciadores e campanhas pontuais de marketing. 

Você também pode aplicar descontos progressivos. A lógica é a seguinte: quanto mais a pessoa compra, maior é a porcentagem de desconto que ela consegue. O mesmo se aplica aos brindes: quanto maior o valor da compra, melhor é o brinde que o consumidor vai ganhar.

Você pode utilizar o chat do seu site para enviar notificações de desconto e brindes para visitantes que estão na página há algum tempo, mas não demonstraram sinais de compra. Com o Blip Chat é possível fazer isso! Conheça mais sobre o Blip aqui. 🙂

Esperamos que com essas 5 dicas você tenha entendido um pouco mais sobre as possibilidades de estratégia de promoção para clientes. São métodos aplicados há muito tempo, mas que se desenvolveram com o ambiente digital e se tornaram mais acessíveis a empresas menores. São excelentes maneiras de encantar e fidelizar seus clientes!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀