Apesar de os chatbots ainda serem uma novidade para muitas pessoas, a realidade é que diversas empresas — no Brasil e no mundo — já estão desfrutando dos benefícios dessa tecnologia. O impacto dos bots no mercado já é notável e uma série de pesquisas confirma que o seu uso tende a ser cada vez mais difundido.
Diante desse cenário, vamos analisar de que forma eles estão auxiliando as empresas e pessoas e por que representam uma tendência tão forte para o futuro. Acompanhe!

Podemos considerar os bots uma realidade?

O funcionamento dos chatbots está intimamente ligado ao uso de regras, navegação estruturada e níveis distintos de inteligência artificial, de modo a estabelecer uma conversa automatizada com o usuário. Com o avanço das tecnologias de machine learning, processamento de linguagem natural (NLP) e com o suporte das plataformas de troca de mensagens (Facebook Messenger, Telegram, WhatsApp, entre outros) aos bots, o conceito passou a ganhar força.
Hoje, as empresas já enxergam esse impacto, o potencial dessas interfaces e os efeitos positivos que eles trazem aos negócios.

Como o impacto dos bots no mercado já é percebido?

Confira abaixo algumas das aplicações dos chatbots no mercado global hoje.

Melhorias no atendimento ao cliente

Os chatbots ajudam a lidar com as solicitações dos clientes, com a vantagem de estarem sempre disponíveis e responderem imediatamente. São essenciais para aliviar a carga de tarefas dos atendentes, que podem se dedicar a solucionar casos mais complexos, o que contribui para uma maior eficiência e motivação.

Suporte poderoso para marketing e vendas

Algumas marcas já estão utilizando os bots para orientar os consumidores sobre seus produtos e serviços, além de sugerir alguns que eles deveriam adquirir. Além de ser um ótimo recurso para os consumidores, um chatbot pode auxiliar os times de marketing e vendas a identificarem e captarem leads interessantes para o negócio.

Mais automação de operações

Os chatbots também podem ser programados para automatizar certos processos pertinentes ao bom funcionamento de uma empresa, funcionando como assistentes de gerentes e diretores.
Podemos citar o exemplo de um bot que colabora com o departamento de RH, conduzindo uma entrevista preliminar com candidatos que entram em contato em busca de uma vaga. Ou ainda, um bot que alerte o gerente sobre problemas, como atrasos recorrentes, colaboradores que não entregaram tarefas dentro do prazo, um funcionário que não conclui um relatório, entre outros.

Por que os chatbots são uma tendência?

Além das pesquisas que confirmam que as pessoas estão instalando cada vez menos aplicativos e que o número de usuários de interfaces de mensageria só cresce, temos que considerar as projeções que as empresas de consultoria fazem para esse mercado.
A Gartner, por exemplo, todos os anos divulga um relatório contendo uma lista de tecnologias emergentes. Para ter uma ideia, em 2017, as interfaces de usuário por conversação estavam nessa relação, constando como uma tendência que deve atingir o ápice de popularidade dentro de 5 a 10 anos.
Portanto, podemos perceber que o impacto dos bots no mercado é profundo e promissor. É inegável que já existe uma quantidade razoável de empresas implementando soluções inovadoras nesse sentido e aproveitando os benefícios em termos de vantagem competitiva. E a estimativa é que esse número só aumente!
Gostou do post? Quer se manter informado sobre os chatbots e como eles vêm influenciando negócios em todo o mundo? Então, não se esqueça de nos acompanhar nas redes sociais. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!

Leia mais:

2017: Saiba como foi o ano para os chatbots

Afinal, o que esperar dos chatbots?

Qual é o segredo de empresas com espírito de startup?

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito