APIs são conjuntos de padrões, que compõem uma mesma interface e simplifica processos para desenvolvedores.

A integração a APIs pode facilitar demais o trabalho de quem trabalha com desenvolvimento. Entenda melhor o conceito de API e veja exemplos de como elas funcionam.

Antes de mais nada, a sigla API é uma abreviação para Application Programming Interface, ou, em português, interface de programação de aplicação.

API: significado

Se você está se perguntando o que é API, em uma definição formal, esse conceito está relacionado a um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por outros aplicativos.

O conceito de API nada mais é do que uma forma de comunicação entre sistemas. Ou seja, elas permitem a integração entre dois sistemas, em que um deles fornece informações e serviços que podem ser utilizados pelo outro, sem a necessidade de algum dos sistemas conhecer detalhes de implementação do software.

Em outras palavras, é uma forma bem segura pela qual dois aplicativos trocam dados. Assim, as APIs cuidam dessa comunicação em tempo real.

Para você entender melhor, usamos uma metáfora para explicar o significado de uma API. Quando vamos a um restaurante, escolhemos um prato no menu e fazemos o pedido ao garçom.

Em seguida, o garçom encaminha esse pedido à cozinha, que o prepara. No fim, o garçom traz o prato pronto até a gente. Por fim, não sabemos como o prato foi preparado, apenas recebemos o que solicitamos.

De forma geral, uma API funciona da mesma forma que o garçom em nosso exemplo. Ao receber o pedido, a API o encaminha ao sistema responsável e, em seguida, devolve o que solicitou.

Importância das APIs

Hoje, por termos um mundo tão conectado, as APIs são essenciais para a entrega de produtos cada vez mais ricos para os usuários.

Independente do produto que se deseja oferecer, seja ele um site, um aplicativo, um bot, é muito importante a utilização do conceito de APIs integradas a sistemas para trazer uma gama de funcionalidades para sua aplicação.

Podemos pensar na utilidade do que é API por dois pontos de vista: como produtor ou consumidor.

Quando você produz, você está criando APIs para que outras aplicações ou sistemas possam se integrar ao seu sistema. Isso não significa que você irá criar uma API apenas para expor seu sistema a terceiros.

Vai depender do seu propósito, mas a API também pode ser apenas para seu uso, como de uma interface sua para os clientes.

Seguindo nessa linha de raciocínio, imagine que você possua um sistema de comércio. Ao criar uma API de acesso ao seu sistema, você possibilita a oferta de seus produtos nas interfaces de seu interesse.

O que você vai expor de seu sistema na API depende do que deseja oferecer como funcionalidade, mas poderia, por exemplo:

  • listar produtos;
  • ofertar promoções;
  • efetivar vendas;
  • realizar cobrança do pedido.

Algumas aplicações do conceito de API

Até aqui, exploramos o que é API e as possibilidades de você criar a API para facilitar a integração com aplicações.

No entanto, hoje em dia já possuímos uma quantidade enorme de APIs que podemos utilizar para enriquecer nossas aplicações, e são de todos os tipos. Vou citar apenas algumas para ilustrar a gama de serviços e funcionalidades já existentes para integração entre sistemas, que certamente já estão no seu dia a dia.

Pagamentos

Como exemplos de sistemas que oferecem APIs para pagamentos, temos:

  • PagSeguro;
  • Paypal;
  • Iugu;
  • Gerencianet;
  • Cielo.

Todos eles vão oferecer uma infinidade de formas de pagamentos para sua aplicação.

Redes sociais

Uma vasta quantidade de redes sociais também oferecem exemplos de APIs que podemos utilizar para enriquecer a experiência dos usuários em nossas aplicações. Algumas deles são:

  • Facebook;
  • Twitter;
  • Instagram;
  • WhatsApp;

Essas APIs oferecem funcionalidades diversas, como:

  • obter informações úteis sobre o usuário;
  • criar opção de login utilizando o perfil da rede social, entre outras.

Localização

Uma das APIs mais populares quando falamos de localização é a do Google Maps. APIs do tipo irão possibilitar que sejam oferecidos serviços e informações para o usuário de acordo com sua localização, trazendo uma experiência muito mais rica.

Comércio eletrônico

Exemplos de APIs desse tipo possibilitam integrar com sistemas e ampliar a oferta de produtos para venda, assim como fazer acompanhamento de compras realizadas. Algumas plataformas que oferecem APIs nesse sentido são:

  • Mercado Livre;
  • eBay.

Esses são somente alguns exemplos de APIs, mas as possibilidades de integração são enormes.

API: exemplo de uso e integração

Para exemplificar a facilidade que o conceito de APIs trouxe para a construção de nossas aplicações, vou utilizar como referência a plataforma Blip, plataforma de chatbots e contatos inteligentes.

A plataforma não só proporciona uma forma simples de integrar com qualquer API, como também traz algumas integrações já prontas, facilitando bastante a vida de quem deseja aprender como criar um chatbot ágil.

O principal tipo de integração pronta que podemos pensar que a plataforma Blip nos traz são com os canais onde o chatbot pode ser oferecido.

Para que um chatbot funcione dentro de um canal, cada canal também disponibiliza uma API. É através dela que o chatbot será capaz de:

  • receber e enviar mensagens;
  • utilizar recursos suportados pelo canal, entre outras funcionalidades.

No entanto, cada canal oferece uma API diferente, o que vai requerer que você conheça os detalhes da API para criar seu chatbot.

E se o bot estiver em mais de um canal, é mais de uma integração a ser feita. Utilizando a plataforma Blip, não temos esse tipo de preocupação, pois a plataforma já é integrada a cada um desses canais.

Em resumo, podemos criar um chatbot e, apenas habilitando na plataforma, ele poderá estar no:

  • Messenger;
  • WhatsApp;
  • SMS;
  • Etc.

Não é uma mão na roda?

Chatbot com inteligência artificial Blip

E não para por aí. Caso a gente queira enriquecer nosso chatbot com inteligência artificial na plataforma Blip, o sistema também já está integrado às principais plataformas de Inteligência Artificial oferecidas no mercado, como:

  • IBM Watson;
  • Microsoft LUIS;
  • DialogFlow.

Além disso, também existe integração com Chatbase e Botanalytics, que irão permitir que a gente tenha várias estatísticas de nosso chatbot.

Essas são algumas das integrações que a plataforma oferece para que possamos criar e acompanhar a utilização do nosso chatbot. No entanto, como já discutimos nesse texto, a oferta de APIs é enorme, e integrá-las também é muito simples com a plataforma Blip, caso você esteja construindo o bot utilizando o Builder.

Para que isso ocorra, basta criar uma ação de entrada ou saída do tipo “Requisição HTTP”.

O que é api - imagem

Na tela que se abre, basta configurar a requisição à API, definindo o método de chamada (GET, POST, etc), a URL da API e cabeçalhos, caso seja necessário.

Além disso, podemos configurar variáveis para salvar a resposta recebida da API.

É através dessa variável que poderemos acessar possíveis informações do retorno para exibição no chatbot.

API - imagem


No exemplo da imagem anterior, estamos realizando uma chamada à API do The New York Times para recuperar uma lista de best sellers.

Com essa resposta salva na variável BestSellerResponse, podemos utilizar essa informação como desejarmos. Para efeito de exemplificação, apenas exibimos alguns dados da resposta do primeiro livro da lista:

O que e API - imagem

Conclusão

Diante do conceito de API e exemplos apresentados, podemos perceber o quão útil pode ser para nossas aplicações fazer uso de integrações APIs.

De forma geral, as APIs trazem uma grande quantidade de recursos para enriquecer ainda mais os nossos aplicativos e permitem que sistemas conversem entre si, compartilhando serviços e informações, utilizando um padrão bem fácil de assimilar.Agora que já sabe como funciona uma API, que tal começar a implementá-las em sua empresa?

Fale com a nossa equipe e saiba quais as melhores APIs para melhorar os seus resultados!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀