Os avanços da tecnologia digital e, em especial da internet móvel, ajudaram a quebrar barreiras ao redor do mundo. Neste contexto, é cada vez mais fácil manter contato com pessoas que estão distantes, além de ser possível conhecer novos grupos e culturas.

Um resultado desse impulso globalizado de comunicação na era digital, foi a disseminação dos aplicativos de chat mais usados no mundo.

Como o nome indica, os aplicativos de mensagens são usados para trocar mensagens rápidas entre os seus usuários, por meio da internet ou de outras tecnologias. Em outras palavras, um app de mensagens funciona como o bom e velho SMS, mas com outras funcionalidades.

Um dos benefícios é que junto às mensagens de texto, muitos dos apps permitem trocar mídias e outros conteúdos, como fotos, áudio e vídeo. Além disso, muitos também permitem que os usuários façam chamadas de voz e de vídeo.

Confira, neste post, os aplicativos de chat mais usados hoje no mundo ocidental.

Aplicativos de chat mais usados no mundo: para usuários e negócios

Recentemente um estudo revelou os aplicativos de chat mais usados no mundo, com base em número de usuários ativos. Confira:

Statistic: Most popular global mobile messenger apps as of January 2024, based on number of monthly active users (in millions) | Statista
Find more statistics at Statista

1. WhatsApp

Imagem para aplicativos de chat mais usados

Um dos aplicativos de comunicação mais usados no mundo, o WhatsApp já ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários ativos e deve continuar crescendo.

Hoje, no Brasil, é bem difícil encontrar um aparelho celular conectado à internet que não tenha o WhatsApp. Embora seja visto como uma rede social, o mensageiro verde da Meta vai muito além, se tornando uma verdadeira ferramenta de comunicação.

Uma das grandes vantagens do WhatsApp é que além do envio de mensagens de texto, o aplicativo possibilita chamadas de vídeo e voz, troca de mensagens e arquivos, conversas em grupo e até mesmo enviar e receber pagamentos.

Leia também: WhatsApp Business: como funciona essa nova ferramenta de comunicação para negócios?

2.WeChat

wechat - Os aplicativos de chat mais usados do mundo aplicativos de chat mais usados

Um pouco mais distante do dia a dia dos brasileiros, o WeChat já ultrapassou a marca de um bilhão de usuários na Ásia.

O app já faz parte do cotidiano dos chineses das mais diversas maneiras. Via mensagens multimídia, eles podem chamar um táxi, pedir comida, marcar uma consulta ao médico, pagar contas e muito mais!

O WeChat não é apenas um app: é um portal de micro serviços de mensagens (em sua maioria, chatbots) que inclui uma gama ampla de funcionalidades.

3. Facebook Messenger

Aplicativos de chat mais usados no mundo - messenger

O Messenger do Facebook é um aplicativo conveniente e simples, que permite a qualquer usuário da rede social acessar o chat do Facebook pelo celular. Com ele, é possível falar por meio do aparelho mobile com alguém que está em um computador nesse mesmo momento.

Além de todas as funcionalidades já citadas para esse aplicativo, o Facebook Messenger ainda suporta chatbot e pode ser utilizado em transações online, promovendo sua marca.

Por estar atrelado à rede social Facebook, qualquer pessoa com perfil ativo na rede também terá uma conta de Facebook Messenger. Logo, além das funcionalidades de um dos apps de chat mais usados, o Messenger também possui os recursos do Facebook.

4. Telegram

Imagem para aplicativos de mensagem mais usados - telegram

Assim como o WhatsApp, esse é um dos aplicativos de comunicação mais usados no mundo, entretanto, ele é funcionalmente mais voltado para conversas de negócios.

É possível programar mensagens privadas para se autodestruírem ou armazená-las em nuvem para acessar por outro aparelho.

Além disso, a capacidade de compartilhamento de arquivos do Telegram é uma das melhores que existe, suportando qualquer formato.

Recentemente o Telegram ganhou uma versão paga, o Telegram Premium, que permite os usuários enviarem arquivos de até 4 gigas pela nuvem.

5. Snapchat

Aplicativo mais usados snapchat

O app do fantasminha amarelo, Snapchat, é um dos apps de mensagens mais usados no mundo. Além das mensagens em tempo real, os users podem fazer publicações que desaparecem 24 horas depois.

6. QQ

Logo de aplicativo de chat mais usado QQ

O app QQ é um dos mais utilizados na China e já começou a fazer sucesso em outros países. Desde seu lançamento, o app já tem mais de 1 bilhão de usuários cadastrados.

O QQ tem todas as principais funcionalidades dos aplicativos de mensagens, além de uma interface simples e intuitiva.

Diferente dos outros apps, o QQ identifica os usuários por números de ID próprios, não utilizando o número de celular ou outro identificador.

Como você pôde perceber, hoje, as pessoas se comunicam muito mais por aplicativos de mensagem do que de outra forma. Afinal, além de enviar mensagens para aproximar amigos e familiares, eles ganham cada vez mais funcionalidades que revolucionam a comunicação em diferentes aspectos.

Inclusive, será que você conhece o potencial dos apps de mensagens para a sua empresa? Se não, conheça agora mesmo!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀