Aprenda o que é automação de conversas e saiba como a tecnologia pode transformar o atendimento ao cliente de sua empresa!

Você certamente já recebeu atendimento de uma empresa por meio de conversas automatizadas. Não é à toa que a automação de conversas é uma das grandes tendências do mercado para todos os segmentos.

De forma resumida, as automações acontecem por meio de chatbots, que nada mais são que robôs de conversação. Além de agilizar o atendimento, eles geram uma série de benefícios, podendo até mesmo aumentar as vendas de uma empresa.

Principalmente depois da pandemia, muitas empresas já entenderam a importância da tecnologia para o atendimento ao cliente. Muito além disso, grande parte já reconhece a importância das conversas digitais para os consumidores.

Continue a leitura e descubra todo o contexto por trás da automação de conversas.

O que é automação de conversas?

Imagem para ilustrar Automação de conversas

Automação é todo processo, tarefa ou atividade que acontece de forma automatizada. Dentro do contexto da transformação digital, é o que permite muitas empresas avançarem, inovarem e otimizarem os resultados internos.

No atendimento ao cliente, por exemplo, a automação de conversas é o que permite o atendimento automatizado. Ou seja, as empresas conseguem conversar com mais pessoas ao mesmo tempo, sendo parte do atendimento feito de forma automatizada.

De maneira prática, os chatbots são as ferramentas responsáveis pelas automações de conversas. Ao conversar com uma empresa, os clientes podem ser direcionados automaticamente. Isso acontece, pois o chatbot é programado para dar respostas a cada interação dos clientes.

Como resultado, as conversas acontecem de forma automática. Por isso, muitas etapas do atendimento ao cliente podem nem precisar de atendimento feito por humanos. Para as empresas, os benefícios são vários. Continue lendo para entender melhor.

Leia também: WhatsApp Business – tudo sobre o aplicativo mais usado pelos seus clientes

Como a automação de conversas pode ajudar as empresas?

Imagem para ilustrar Automação de conversas

O atendimento ao cliente sempre foi um ponto chave na relação de empresas com seus consumidores. Além de um direito garantido por lei, é um fator importantíssimo nas tomadas de decisões dos clientes.

Atualmente, a maioria das interações entre clientes e empresas acontecem por conversas. Logo, podemos concluir que a automação de conversas gera benefícios internos e externos para as empresas. Confira!

  • Atendimento instantâneo: a automação de conversas tem um fluxo pré-definido de interações, o que permite um atendimento ao cliente instantâneo.
  • Comunicação omnichannel: os chatbots permitem automatizar conversas em diferentes canais de atendimento. Sendo assim, você pode atender os clientes usando o aplicativo de mensagens da preferência de seus clientes.
  • Conversas inteligentes: além de padronizadas, as conversas acontecem de forma inteligente. Ou seja, elas apresentam as soluções que os clientes precisam, no momento em que precisam, fazendo o transbordo para atendimento humano quando necessário. Tudo isso no aplicativo ou canal de atendimento que os clientes preferirem.
  • Atendimento 24 horas por dia: os chatbots fazem envio de mensagens a qualquer momento do dia, em qualquer dia da semana. Sendo assim, os clientes podem falar com empresas na hora que quiserem, sem seguir o horário comercial.
  • Conversas que geram dados: para qualquer empresa, os dados são importantes para guiar decisões. Por isso, uma plataforma de atendimento automatizado pode organizar todos os dados importantes das conversas com clientes.
  • Redução de custos: seja na captação de novos clientes ou no custo por atendimento, a automação de conversas reduz os custos. Além de priorizar o atendimento por conversas digitais, os chatbots evitam despesas com call centers.
  • Adequação às leis de SAC: o novo Serviço de Atendimento ao Cliente agora é omnichannel. Isso quer dizer que a lei exige que além do telefone, as empresas ofereçam outros canais de atendimento. É aí que entram os chatbots, que podem ser implementados em diferentes canais.
  • Otimização da equipe de atendimento: o time de atendimento ao cliente poderá focar em demandas mais específicas. Afinal, as automações conseguirão resolver muitas solicitações sem a intervenção dos humanos.
  • Maior volume de conversas: os chatbots são capazes de reter inúmeras demandas simultâneas. Na prática, uma empresa conseguirá atender muitas pessoas ao mesmo tempo, o que não é possível somente com atendentes humanos.
  • Maior satisfação do cliente: ao trabalhar com automação de conversas, uma empresa pode aumentar a satisfação do cliente. Isso acontece, pois é possível fazer pesquisas de satisfação e usar as respostas para melhorias constantes.
Imagem para ilustrar Automação de conversas

Você deve estar se perguntando: mas como tudo isso é possível?

Acredite: não é mágica, é tecnologia! Assim como a automação de marketing, ao automatizar as conversas os resultados também acompanham o ritmo, permitindo agir muito mais rápido.

Tudo que você precisa para começar é seguir as dicas que vamos dar à seguir.

Como investir em automação de conversas para o seu negócio?

Até aqui, entendemos que a automação de conversas pode gerar grandes benefícios, tanto para empresas quanto para os clientes.

Agora, é hora de saber como investir corretamente na otimização do atendimento ao cliente.

Imagem para ilustrar Automação de conversas

Conheça o seu público

O primeiro passo de todos é conhecer bem o seu público e entender algumas questões importantes.

Por exemplo, que tipo de conversas automatizadas eles precisam? Qual a melhor forma de atender às solicitações? Qual o aplicativo de mensagens mais usado por eles?

Afinal, a automação de conversas deve ter como foco a solução de problemas dos clientes. Logo, antes de mais nada, é importante conhecer o que eles procuram ao falar com sua empresa.

Escolha as melhores soluções

Para automatizar as conversas, uma empresa deve buscar as melhores soluções de tecnologia. Neste contexto, é fundamental encontrar uma plataforma que permita desenvolver e gerir chatbots.

Uma boa plataforma permite centralizar os dados de atendimento, gerar dados e permitir a integração com diferentes aplicativos. Além disso, deve possibilitar a criação das automações de conversas e o transbordo para atendimento humano.

Blip tem todas as soluções que uma empresa precisa para atender seus clientes com eficiência e de forma otimizada. O Blip é uma plataforma multicanal, que pode ser integrada aos principais aplicativos de mensagens, como o WhatsApp.

Além disso, o Blip centraliza a comunicação com os clientes e ajuda empresas a gerarem melhores resultados e venderem mais.

Prepare sua equipe

O próximo passo é preparar a equipe para trabalhar com automação de conversas. Embora muita gente pense que as automações sejam bichos de sete cabeças, é importante conhecer o funcionamento da plataforma.

Com o Blip, tudo fica mais simples. Temos recursos de aprendizado e um fórum de comunidade para facilitar toda a preparação da equipe.

Trabalhe com dados

Com os processos automatizados, é importante trabalhar com os dados gerados pelas conversas. Afinal, eles geram insights importantes sobre o desempenho da automação de conversas.

Ao criar os fluxos de conversas inteligentes, é importante saber que as melhorias devem ser constantes. Isso não será um problema se sua empresa contar com as soluções de Blip.

Imagem para ilustrar Automação de conversas

Agora que você já sabe como começar a investir em automação de conversas, o próximo passo é entrar em contato com Blip para conhecer as melhores soluções de comunicação com os clientes.

Fale com um de nossos especialistas e veja como atender mais clientes em um Blip!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀