Muitas empresas têm adotado o uso de chatbots com FAQ para melhorar o atendimento ao cliente e reduzir custos operacionais. Recentemente essa funcionalidade vem ganhando uma grande aliada: o ChatGPT.

Mas como o ChatGPT e FAQ podem, juntos, proporcionar experiências melhores?

A FAQ ou Perguntas Frequentes, surge no contato inteligente como uma feature para agregar mais valor e personalização no atendimento ao cliente. Ela ajuda a resolver questões mais simples de forma ágil, e assim, melhora a experiência do usuário com a marca.

Alocar um profissional para responder dúvidas genéricas pode sair bem caro e inviável para os negócios. Isto porque, o tempo do profissional designado para realizar a tarefa, pode ser utilizado para algo mais complexo que requer certa atenção.

Continue acompanhando o artigo para entender como o ChatGPT pode ser uma solução inovadora para automação de FAQ no seu contato inteligente.

Entendendo sobre FAQ

FAQ significa “Frequently Asked Questions”, que em português pode ser traduzido como “Perguntas Frequentes”. São as perguntas e respostas que abordam as dúvidas mais comuns dos clientes em relação a um determinado produto, serviço ou assunto.

Sendo assim, podemos dizer que a finalidade da FAQ é fornecer respostas para as perguntas mais frequentes dos clientes. Permitindo obter informações importantes de forma rápida e fácil – isto é – sem ter que esperar ser atendidos por um representante da empresa.

Isso ajuda a reduzir o tempo e o esforço necessários para responder a perguntas repetitivas. Assim, as empresas podem concentrar-se em outras tarefas importantes.

As FAQs também são uma forma eficaz de melhorar a experiência do cliente, pois oferecem as informações imediatamente. Isso ajuda a construir a confiança do cliente na marca e a aumentar sua satisfação com o serviço ou produto oferecido.

Mas como ChatGPT e FAQ se relacionam? Continue a leitura, pois vamos descobrir!

Utilizando FAQ em chatbots

Para contextualizar, é preciso entender o que é um chatbot.

image 10 - ChatGPT e FAQ: chatbots mais eficientes chatgpt e faq

Cada vez mais empresas adotam o atendimento automatizado para reduzir custos e diminuir o tempo de resposta aos clientes. E uma das ferramentas mais eficientes para isso é o chatbot.

Utilizar FAQ em chatbots é uma estratégia eficiente para melhorar a experiência do cliente e otimizar o atendimento. Isto porque, incluir uma FAQ em um chatbot permite que os usuários encontrem rapidamente as informações que precisam.

Algumas das empresas mais conhecidas que utilizam FAQ em seus chatbots são:

  • H&M – Empresa de moda que utiliza o chatbot para responder perguntas frequentes sobre produtos, tamanhos, cores e outras dúvidas comuns dos clientes.
  • Uber – A empresa de transporte utiliza o chatbot para fornecer informações sobre viagens, pagamentos, tarifas e outras dúvidas frequentes dos usuários.
  • Sephora – A empresa de beleza utiliza chatbots para ajudar os clientes a encontrarem produtos, obterem informações sobre promoções, e agendarem serviços de beleza.
  • Mastercard – Empresa de pagamentos que utiliza chatbots para ajudar os clientes a resolverem problemas com transações e obterem respostas para outras dúvidas frequentes.
  • Burger King – A rede de fast food utiliza chatbots para ajudar os clientes a fazerem pedidos, informar sobre promoções e outras dúvidas.

Com o conceito de chatbot claro, já fica mais fácil de entender onde o ChatGPT e FAQ podem construir uma experiência incrível aos usuários.

O fenômeno ChatGPT

Para entendermos como o ChatGPT pode ser uma adição importante na estratégia de automação de FAQ, vamos falar sobre o poder e a capacidade dessa ferramenta.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot com modelo de linguagem natural, treinado pela OpenAI, que utiliza inteligência artificial (IA) para interagir com humanos. Na prática, ele compreende questionamentos e fornece soluções em texto, ou seja, basta perguntar ao programa que ele irá te responder.

Aplicações

Um dos grandes motivos que tornaram a ferramenta um verdadeiro fenômeno recentemente, é o curto tempo de resposta para perguntas simples, até as mais complexas.

Algumas das aplicações que o programa consegue ajudar com suas devolutivas, são:

  • Resumo automático de texto,
  • traduções,
  • geração de conteúdos,
  • recomendação de produtos,
  • auxílio em pesquisas acadêmicas e científicas,
  • atendimento ao cliente,
  • entre outras infinitas possibilidades.

O fato é que todo esse sucesso, está atribuído a ferramenta ser extremamente versátil e útil, para empresas e usuários em diferentes contextos.

Como funciona o ChatGPT?

O ChatGPT se alimenta de informações que coleta na internet, como textos, artigos, livros, entre outras fontes.

O treinamento é realizado para ensinar o programa a entender perguntas e respondê-las com base em padrões e cruzamento de informações.

ChatGPT e FAQ: como melhorar a experiência do usuário?

Como pioneira quando se fala em automação de conversas, Blip acompanha as novas tecnologias e já possibilitou para os clientes do Blip, a integração direta com o ChatGPT.

image 9 - ChatGPT e FAQ: chatbots mais eficientes chatgpt e faq

Ao usar o ChatGPT, as empresas podem criar chatbots capazes de compreender melhor as perguntas dos clientes e oferecer respostas mais precisas. Além disso, é possível resolver problemas de forma mais eficiente, em tempo real.

A inteligência consegue gerar respostas para perguntas que ainda não foram treinadas, se tornando uma ferramenta poderosa para lidar com um grande volume de perguntas frequentes.

Entenda o que é a evolução de um chatbot, neste artigo.

Por que criar um FAQ integrado ao chatbot?

Antes de mais nada, pense na experiência do seu cliente ou consumidor. Com a rotina corrida, as pessoas precisam resolver suas dúvidas e problemas com rapidez. Sendo assim, elas procuram se relacionar ou consumir produtos e serviços de empresas que forneçam uma experiência ágil e eficiente.

Outro ponto importante a ser considerado, está relacionado à economia. A implantação de um FAQ nas empresas não só melhora a experiência do cliente, como também reduz custos operacionais, pois é possível lidar com um grande volume de perguntas sem a necessidade de contratar mais funcionários para atender os clientes.

Observar o comportamento do seu cliente também é importante para entender quais as maiores dores e dúvidas. Desta forma, a FAQ pode fornecer relatórios valiosos para evoluir e criar ações e produtos a partir do interesse do consumidor.

A upFlow.me é uma empresa com mais de sete anos no mercado que apoia empresas a automatizar processos de atendimento através do Blip. 

Ela faz parte do nosso ecossistema de parcerias há mais de dois anos, e conta com um time preparado para entender os problemas de negócio das organizações. Tudo isso com soluções eficientes, como a implementação de uma FAQ em chatbots, utilizando o ChatGPT.

Agora que já conhece o potencial do ChatGPT e FAQ para os seus clientes, que tal saber como fazer parte de uma parceria de sucesso?

Confira o programa de parcerias com o Blip!

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀