O Facebook para Empresas é uma ferramenta que vem sendo amplamente utilizada por empresas no mundo todo, e pode ser muito útil para melhorar os resultados do seu negócio. 

Também conhecido como Facebook Business, a plataforma da rede social voltada exclusivamente para negócios conta com uma série de funcionalidades focadas no universo profissional. 

Ela permite que sua marca interaja diretamente com seu público, facilitando a divulgação dos seus serviços e produtos, e tem um funcionamento amplo, ou seja, é indicada para tamanhos variados de empresas.

Isso porque as opções são totalmente adaptáveis para cada tipo e tamanho de negócio. Então, se você possui uma empresa, seja ela de de pequeno, médio ou grande porte, é possível usufruir da plataforma utilizando todos os recursos disponíveis

Já parou para pensar no potencial de alcance de uma rede, que possui nada mais nada menos que 2 bilhões de usuários mensais, e que pode facilmente direcionar seu negócio até o seu público-alvo? Tentador, não é mesmo? 

E desses 2 bilhões, mais de 100 milhões estão espalhados pelo Brasil. É por isso que o Facebook para Empresas acabou se tornando uma das principais ferramentas de divulgação para empresas no Brasil e no mundo. As empresas devem ir onde os clientes estão, e boa parte da população mundial está no Facebook nesse exato momento. 

Perfil pessoal x comercial

Existe uma série de funcionalidades que são exclusivas para contas comerciais, então é sempre importante lembrar que você não deve utilizar um perfil pessoal para uma conta que é comercial, ou vai acabar limitando muito suas possibilidades dentro da plataforma.

Por exemplo, no perfil pessoal, há uma limitação de até 5 mil amigos. Na página comercial, essa limitação não existe, a quantidade de pessoas que podem seguir sua página é ilimitada. 

Além disso, as configurações para perfis pessoais não oferecem personalização avançada. Não é possível criar anúncios através de um perfil pessoal ou administrar o perfil com diferentes usuários, realizar o envio de mensagem em massa, ter acesso aos dados das suas publicações, e várias outras opções que não são disponíveis para usuários com perfil pessoal.

Ou seja, se você está interessado em impulsionar o seu negócio, gerar mais engajamento e interação com seus clientes, comece da forma correta e crie uma página para sua empresa!

Como funciona na prática

Para acessar o serviço do Facebook para Empresas, você pode criar a conta do seu negócio através do site business.facebook.com ou, se você já possuir uma página, é só fazer o login da sua conta direto no site. A conta do Facebook Business funciona automaticamente para usuários que já são administradores de alguma página.

Depois que sua conta estiver criada, é preciso focar na identidade do seu negócio. É importante preencher com detalhes as informações relacionadas a ele, como:

  • seguimento do negócio;
  • informações sobre o produto ou serviço oferecido;
  • definição da identidade visual;
  • localização;
  • telefone de contato;
  • horário de funcionamento, etc;
  • definição das imagens para o perfil e capa.

Essas especificações vão ajudar seu público a encontrar o negócio e facilitar a interação e identificação com a empresa. É essencial que você esteja sempre atento, caso haja qualquer mudança no tipo de serviço, localização, logomarca, ou qualquer outro detalhe.

Mantenha as informações sempre atualizadas na página, pois isso demonstra que você tem cuidado com seu público e com sua empresa. 

Funções administrativas

Em uma empresa, você define diferentes pessoas para diferentes funções, certo? Com a página da sua empresa, funciona mais ou menos da mesma forma. Você pode definir diferentes usuários para terem atribuições distintas na sua página, e assim ter um controle melhor das atividades realizadas. 

Existem vários níveis de acesso para os usuários, como: administrador, editor, moderador, anunciante, analista e gerente de empregos. Cada um tem suas próprias permissões e atribuições para facilitar o trabalho no dia a dia, e também garantir a segurança do que será postado. 

Estratégia de marketing

As possibilidades de publicação dentro da ferramenta são inúmeras, você pode criar conteúdo utilizando uma imagem, vídeo, áudio, gifs, fazer o direcionamento do post para o seu site, criar eventos, anúncios, entre outros.

É preciso que você defina uma estratégia para suas ações dentro da ferramenta, para que tudo faça sentido e não fique confuso ou bagunçado. É possível que você se perca no meio de tantas opções, caso não tenha uma estratégia definida. 

Monte, então, um calendário de publicações, e que o conteúdo seja postado de forma constante e alinhado com as expectativas do seu público de interesse. E é fundamental entender que o Facebook continua sendo uma rede social, então as pessoas estão ali não estão apenas interessadas em compras, estão ali para interagir e se relacionar. 

Também é interessante mesclar as publicações mais direcionadas à venda com publicações que deixem seu público conhecer melhor a cultura da empresa, sua identidade. Um lado mais emocional, que deixa as pessoas se sentirem mais próximas e confiantes em relação à sua marca. 

Utilize sua página como diferencial competitivo

Você viu que com a utilização do Facebook para Empresas, existem várias oportunidades para o desenvolvimento do seu negócio. 

Estar no ambiente digital hoje não é novidade, é obrigação para qualquer empresa que deseja sobreviver no mercado atual. Mas, é um processo que precisa ser trabalhado, lapidado. Não adianta nada criar uma página apenas por criar, sem aplicar as funcionalidades que as plataformas digitais oferecem. E não são poucas! 

Uma das ferramentas mais utilizadas, e com resultados bastante satisfatórios, é o chatbot. Criado para facilitar a comunicação entre empresa – cliente, o chatbot é um software capaz de conversar com uma pessoa, de uma maneira mais natural.

E com isso, ele consegue automatizar parte do atendimento, solucionando dúvidas de forma rápida e reduzindo muito o tempo e a demanda de atendimento da equipe. Sua utilização dentro do Facebook tem sido utilizada por várias empresas que desejam rapidez e assertividade na conversa com o cliente. 

Conheça mais sobre o Chatboot para Facebook e entenda como ele pode otimizar os processos, facilitar a jornada de compra do seu cliente e gerar economia para sua organização!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *