Quem está atento às novidades sabe que a chegada das inovações tecnológicas atuais no mercado de TI, promete impactar significativamente a indústria nos próximos anos.
Como apontado na pesquisa Top 10 Strategic Technology Trends for 2018 da Gartner, as novas tecnologias de TI vão permitir o desenvolvimento de novos ecossistemas e modelos de negócios voltados para as plataformas digitais.
Nesse cenário de inovações tecnológicas dinâmicas, as empresas precisam se ligar nas mudanças do mercado e se adaptar ao novo cenário tecnológico, ou correm o risco de perder vantagem para os concorrentes.
Caso você não saiba, o impacto da tecnologia nas empresas por meio da adoção de novas tecnologias pode gerar inúmeros benefícios para as empresas, como:

  • redução de custos;
  • maior eficiência na gestão;
  • mais agilidade no relacionamento com clientes e fornecedores.

Quer saber como ganhar vantagem competitiva e alinhar a sua empresa às mudanças do mercado? Então conheça 6 inovações tecnológicas atuais para ficar de olho agora!

Inovações tecnológicas atuais: 6 tendências para empresas

1. Chatbots

Os chatbots são softwares voltados para a comunicação automatizada. Isso quer dizer que são um canal online para a troca de mensagens instantâneas entre empresas e consumidores. Enquanto alguns bots são baseados em regras, comandos fechados e perguntas predefinidas, outros têm como base a tecnologia de Inteligência Artificial e Machine Learning.
As funções dos chatbots nas empresas são inúmeras e incluem:

Mas o chatbot também tem limitações. Como alguns chatbots que utilizam Inteligência Artificial para processar a linguagem utilizada pelos usuários, ainda precisam evoluir bastante para serem capazes de fornecer conversas mais naturais.
A tendência é que, com as inovações em TI e os avanços tecnológicos previstos para os próximos anos, os chatbots ofereçam experiências cada vez melhores e mais inteligentes aos usuários.

2. Inteligência Artificial (IA)

A Inteligência Artificial já está fazendo surgir um novo grupo de dispositivos físicos, softwares e serviços com inteligência incorporada, capazes de:

  • interagir;
  • resolver tarefas;
  • aprender de forma mais autônoma.

Basicamente, esse conceito é um termo guarda-chuva, que engloba diversas tecnologias e estratégias aplicadas em situações distintas.
Alguns recursos de IA já são utilizados pelo Google para determinar quais sites devem ser exibidos em primeiro lugar para os usuários em mecanismos de busca, baseando-se em critérios como:

  • buscas anteriores;
  • preferências de navegação;
  • interações sociais.

Combinada com a Internet das Coisas (IoT), a Inteligência Artificial permite que dispositivos domésticos conectem-se com outros serviços — e-mails, calendários e previsão do tempo, por exemplo — para interagirem de maneira mais completa com o ambiente e as pessoas.

3. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas é uma das tendências que mais tem chamado a atenção de empresas no mercado de tecnologia entre as inovações tecnológicas atuais. Esse fervor tem explicação: segundo previsão da Gartner, o mundo deve contabilizar mais de 20 bilhões de objetos conectados até 2020.
São televisões, torradeiras, geladeiras e caixas de som conectadas à internet, utilizando recursos de Inteligência Artificial e Machine Learning para melhorar a produtividade e otimizar diversos segmentos da sociedade, como o meio empresarial.
Nas empresas, a IoT pode ser utilizada para aprimorar as pesquisas de mercado e o marketing de produto, por meio da coleta de dados em tempo real.
Além disso, por meio das inovações tecnológicas na área de TI, é possível monitorar o histórico de preferências do consumidor, permitindo que a sua empresa faça ofertas que se encaixem exatamente com o que ele precisa, no momento certo.
Conheça mais sobre o assunto com o vídeo a seguir:

Com tantos dispositivos conectados simultaneamente, as empresas vão precisar lidar diariamente com grandes volumes de dados se quiserem obter vantagem estratégica, não acha?
É aqui que entra o próximo tópico:

4. Big Data

Outra das inovações tecnológicas na área de TI que vem chamando atenção é o Big Data.
O termo se refere à possibilidade de analisar grandes volumes de dados em tempo hábil para, então, extrair insights e informações estratégicas para os negócios.
Ao aproveitar dados que não são costumeiramente utilizados em modelos de negócio mais tradicionais — vídeos, documentos em texto e publicações em redes sociais, por exemplo —, o Big Data permite que as empresas forneçam ações em tempo real para os usuários, como feedbacks e recomendações mais precisas.
Outras inovações tecnológicas para empresas que envolvem aplicações de Big Data no mundo empresarial são:

  • gestão de risco;
  • detecção de fraudes no varejo;
  • análises de crédito no mercado financeiro.

5. Machine Learning (ML)

O Machine Learning é um ramo da Inteligência Artificial, voltado para o desenvolvimento de algoritmos capazes de aprender com uma tarefa sem que ela tenha sido previamente programada.
Nas empresas, o ML pode ser utilizado em inúmeras situações, como, por exemplo:

  • previsão de falhas em equipamentos: a partir da análise de informações como calor, tensão e vibração, o Machine Learning pode ajudar a prever falhas nos equipamentos da linha de produção;
  • detecção de fraudes no varejo: ao cruzar dados sobre comportamentos do comprador, o Machine Learning facilita a identificação de fatores de risco e possíveis fraudes praticamente em tempo real;
  • riscos de crédito: combinando o monitoramento de dívidas com informações de aplicativos e sites de pontuação, o Machine Learning pode oferecer análises eficientes de risco de crédito sobre determinados clientes.

6. Realidade Virtual e Aumentada

Os recursos de Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) são chamados de tecnologias absorventes, pois impactam diretamente a forma como os usuários interagem entre si e com as aplicações.
Nos próximos anos, a tendência é que VR e AR sejam combinadas com as demais inovações tecnológicas atuais de TI para contribuir com um sistema contínuo de aparelhos e serviços hiperpersonalizados, com base no fluxo de informações do usuário.
Vários segmentos do mundo empresarial são beneficiados com o maior engajamento do público. Alguns exemplos disso são:

  • mercado imobiliário, com a possibilidade de visita remota aos imóveis;
  • e-commerce, onde consumidores poderão fazer compras em mercados inteiramente virtuais.

Agora que a sua atenção já está voltada para inovações tecnológicas atuais,  que tal se atualizar com as nossas publicações sobre tecnologia? É simples: assine a newsletter da Take e receba os posts diretamente no seu e-mail!
Blip oferece soluções e serviços para transformar sua comunicação com o cliente por meio das novas tecnologias de TI. Como conseguir mais negócio por meio de nossos serviços? Acesse nosso site e conheça nosso trabalho.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀