I.A. é um conceito cada vez mais presente no nosso dia-a-dia. Conheça os tipos de Inteligência Artificial mais comuns!

Já faz tempo que a Inteligência Artificial não é mais coisa do futuro. Diversas empresas que estão presentes na nossa rotina utilizam essa ferramenta em seus produtos. Desde as assistentes virtuais mais famosas, como Siri e Alexa, até o relógio que conta quantos passos você deu no dia. 

A verdade é que em quase todos os setores da nossa vida usamos algum dos diferentes tipos de Inteligência Artificial e isso inclui os negócios. Essa tecnologia é capaz de otimizar praticamente todos os processos de uma empresa, do marketing ao suporte, todo mundo pode ganhar. 

Como resultado direto da transformação digital, a importância da Inteligência Artificial é cada vez maior para impulsionar os resultados de qualquer empresa. E quanto mais aprendemos sobre o seu funcionamento, mais podemos aproveitá-la. 

Continue a leitura para conhecer as principais aplicações da Inteligência Artificial.

Afinal, como funciona a Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial (IA) de maneira bem simples se refere à capacidade de máquinas e computadores pensarem de maneira semelhante aos seres humanos. Essa habilidade permite a criação de robôs que executam diversas tarefas de forma autônoma, isto é, sem intervenção humana. 

Imagem para ilustrar inteligência artificial

De forma prática, entender o comportamento humano permite que as máquinas analisem o ambiente, interpretem as situações, aprendam e tomem decisões, tudo isso de maneira automatizada, e em questão de milésimos de segundos.

Para isso, os computadores trabalham com grandes volumes de dados, que ajudam a alimentar o seu conhecimento e tornam suas ações cada vez mais inteligentes.

Por exemplo, quanto mais músicas você escuta, mais a Inteligência Artificial do Spotify aprende sobre o seu gosto musical e melhores são as recomendações que ela te fará. É por essa capacidade que a Inteligência Artificial é vista como um dos principais recursos da transformação digital das empresas.

Os diferentes tipos de Inteligência Artificial já são usados por diversas companhias que têm revolucionado o mercado, como o algoritmo do TikTok, rede social que mais cresce em todo o mundo.

As estratégias por trás dessa tecnologia vão desde recomendação de produtos até previsão de demanda de um serviço e criação de públicos mais propensos a comprar um produto. 

Vamos conhecer alguns exemplos de como essa tecnologia funciona. 

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

Um ponto muito importante que você precisa entender sobre Inteligência Artificial é que ela não é apenas uma tecnologia. Ela reúne uma série de ferramentas e recursos, que envolvem dados, códigos e algoritmos

Leia também: Click to WhatsApp: aproxime-se dos seus clientes

Agora, vamos conhecer melhor quais são os principais tipos de Inteligência Artificial que podem ser usados pelas empresas. Algumas delas podem ser usadas em conjunto para impulsionar os negócios. 

Artificial Narrow Intelligence (ANI)

Imagem para ilustrar tipos de inteligência artificial

A Artificial Narrow Intelligence é conhecida como um modelo de IA mais fraca, que não se adapta às propriedades de cada sistema.

A sua função é dar foco a um trabalho único, ou seja, ela se dedica apenas a um problema. Ela armazena uma grande quantidade de dados, porém os usa para um único objetivo, que normalmente é uma tarefa de grande complexidade que demanda todo o seu foco. 

Infográfico grátis: 5 aplicações surpreendentes dos chatbots

O seu foco único permite que ela consiga realizar cálculos complexos com muita rapidez, por exemplo. Além disso, essa atenção dedicada garante que esse tipo de Inteligência Artificial seja capaz de executar sua função de maneira completa.

Por mais que a primeira vista pareça uma limitação, na verdade se trata de um recurso poderoso.

Especialistas classificam a ANI como um tipo de Inteligência Artificial que não consegue reproduzir o comportamento humano, apenas simulá-lo. Por isso essa tecnologia é usada apenas para objetivos específicos. 

Você provavelmente já interagiu alguma vez com a ANI, isso porque ela é usada em serviços bastante comuns ao nosso dia a dia, com:

  • assistentes virtuais (Siri, Alexa, Google, entre outros);
  • reconhecimento facial;
  • filtros de spam em e-mails;
  • sistemas de carros autônomos.

Inteligência Artificial Geral (AGI)

A Inteligência Artificial Geral é considerada mais próxima da inteligência humana, graças a sua enorme capacidade de atuação.

Esse tipo de IA consegue apreender e, com base nesse conhecimento, replicar ações para solucionar problemas de todos os tipos. Por isso, ela é considerada uma das IAs mais fortes e versáteis existentes atualmente.

Muito similar a mente humana, a AGI consegue pensar, o que a faz ter interpretações únicas e não 100% robotizadas, como suas irmãs.

Imagem para ilustrar tipos de inteligência artificial

A cada situação em que a AGI é posta, ela consegue criar uma solução nova. A sua adaptabilidade aos diferentes cenários a faz chegar em resoluções muito próximas a da mente humana.

A AGI tem a capacidade de analisar e interpretar diferentes cenários, processos, e até mesmo emoções para determinar qual a melhor solução para cada situação. Essa é sua característica mais forte e o que a faz ser totalmente diferente dos outros tipos de Inteligência Artificial.

Um exemplo prático da sua capacidade, é que a AGI pode ser aplicada para moldar o atendimento de uma empresa de acordo com as dúvidas e necessidades de cada cliente, permitindo criar um suporte muito mais personalizado. 

Superinteligência Artificial (ASI)

A Superinteligência Artificial é considerada a mais completa entre as IAs, uma vez que ela permite que a máquina ou computador se torne consciente e autônoma.

Esse tipo de tecnologia é extremamente avançada, pois em vez de apenas replicar o comportamento humano, ela consegue até mesmo ser mais habilidosa do que nós. 

Embora a sua enorme capacidade de atuação seja enorme, esse é um tipo de Inteligência Artificial que ainda está em desenvolvimento, mas atualmente ela já está em estágio bem avançado e já é usada em alguns computadores.

É a Superinteligência Artificial que você vê nos filmes futuristas, nos quais os robôs têm vontade própria, como no filme Her, ou aqueles em eles dominam a Terra. É claro que essa é uma invenção do cinema, mas que esse tipo de tecnologia é bastante poderosa e trará muitos benefícios para todas as empresas, isso é verdade.

Imagem para ilustrar tipos de inteligência artificial

Independente do tipo de Inteligência Artificial usada, uma certeza que temos é que ela vai permitir que o seu negócio faça muito mais com menos recursos.

A capacidade de otimização e automação desse tipo de tecnologia é o que a faz se destacar e a se tornar cada vez mais essencial para empresas que desejam escalar o seu negócio, oferecer uma experiência mais completa aos clientes e aumentar os seus lucros. 

Continue aprendendo sobre o poder da tecnologia, baixe gratuitamente o nosso ebook sobre Revolução Tecnológica nas empresas

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀