O Blip Chat é o canal próprio da plataforma de chatbots da Blip. Através dele, é possível estabelecer contato com o seu público dentro do seu próprio site, no seu aplicativo móvel e até mesmo em áreas logadas. Saiba mais sobre as vantagens desse canal neste post!

Estar em contato com o seu cliente quando ele procura uma solução já deixou de ser uma vantagem competitiva e se transformou em um fator crítico de sucesso para os negócios do século XXI.

Eliminar os pontos de fricção existentes na experiência do cliente com o atendimento é fundamental, seja antes ou depois de uma compra.

Os chatbots surgiram para facilitar e melhorar toda essa experiência, porque eles possibilitam que haja um canal de comunicação e atendimento instantâneo, 24 horas por dia, para seus atuais e futuros clientes.

Para haver interação entre ambas as partes, é necessário que o chatbot esteja disponível em algum canal. Através da Blip, nossa plataforma de chatbots, esse canal pode ser o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram, ou até mesmo o seu próprio canal. E é sobre ele que falaremos hoje!

blip chat

O que é o Blip Chat

O Blip Chat é o canal próprio da plataforma Blip. Através dele, é possível estabelecer contato com o seu público dentro do seu próprio site, no seu aplicativo móvel e até mesmo em áreas logadas, por exemplo.

É possível que, por trás desse canal, haja um chatbot com:

  • conversa totalmente automatizada (por meio de inteligência artificial ou de conversas estruturadas, com regras pré-estabelecidas);
  • atendimento humano;
  • atendimento híbrido, que consiste em ter um chatbot com transbordo para atendimento humano, quando necessário.

Como funciona o Blip Chat?

Para desenvolver um chatbot que seja um canal de comunicação eficiente com seu cliente, você precisa primeiramente definir:

  • o conteúdo e regras da conversa;
  • as integrações necessárias;
  • o transbordo para atendimento humano, caso haja, dentre outros fatores.
blip chat


Tudo isso você pode aprender acessando nossa plataforma que ensina como criar um bot com o Builder da Blip, por meio de vídeo.

Após concluir esse passo, é possível escolher entre várias opções de canais de publicação de chatbot na Blip. É possível publicar o mesmo chatbot em diferentes canais.

Cada canal possui suas vantagens, desvantagens, limitações e possibilidades.

Leia tambémChatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger: qual devo usar na minha estratégia de mobile marketing?

Como citado acima, é possível e vantajoso que você publique o seu chatbot no Blip Chat. Confira os motivos a seguir.

3 vantagens de ter o seu chatbot no Blip Chat

1. Segurança

A segurança da informação é um assunto que veio para ficar. Com o crescimento da disponibilidade e uso de dados de terceiros na internet, vários acontecimentos envolvendo o mau uso dessas informações vieram à tona e ressaltaram a importância de ter responsabilidade e procedimentos corretos para tratá-las.

Daí surgiram leis e regulamentações sobre o uso de dados na internet, a exemplo da europeia GDPR (general data protection regulation) e da LGPD (lei geral de proteção de dados), no Brasil.

Nesse sentido, por ser um canal desenvolvido pela própria equipe de Blip, o Blip Chat apresenta várias vantagens de segurança, como o gestor ter o controle sobre os dados armazenados em seu chatbot.

Isso é um benefício, visto que, nesse caso, as informações e dados de seus clientes não são enviados para terceiros, como pode acontecer em outros canais.

1.1. E como isso funciona?

Para evitar que dados disponibilizados pelos usuários do seu chatbot sejam utilizados por pessoas não autorizadas, o Blip Chat possui um centro de permissões por usuário, onde o gestor define quem faz parte da equipe do bot e quais acessos aquela pessoa tem.

É possível, por exemplo, tornar alguém membro do seu time para visualizar e editar o fluxo conversacional do chatbot, mas barrar o seu acesso às conversas armazenadas, para garantir que determinados conteúdos só estejam disponíveis para quem realmente precisa trabalhar com eles.
Tudo isso reduz muito as chances de que informações indevidas sejam vazadas.

O chat da Blip leva segurança da informação muito a sério, por isso nossa empresa contratou duas consultorias especializadas no assunto: uma delas atua internamente e a outra é externa.

A última delas testa o nosso sistema de segurança constantemente através de black box testing, que consiste em tentar quebrar a segurança da empresa de todas as formas possíveis, como testes exploratórios e outros tipos de ataque, sem nenhum tipo de informação interna partindo da empresa contratante.

Assim, quando alguma falha é detectada, o time interno trabalha em conjunto com a consultoria para desenvolver soluções imediatas. Isso é importante, pois é como garantimos que teremos sempre visões complementares à nossa.

2. Privacidade

A privacidade de dados é outro ponto forte no Blip Chat, pois ele não coleta informações sobre os seus usuários, exceto se eles as forneçam. Dessa forma, você empodera o seu cliente e, assim, aumenta a confiabilidade com a sua marca.

Sabemos também que existem dados que são mais sensíveis e que, dependendo do uso, a LGPD recomenda que não sejam sequer armazenados. Para facilitar o cumprimento dessa regra, existem opções dentro da Blip que possibilitam não armazenar tais dados referentes a:

  • informações bancárias;
  • informações médicas;
  • orientação sexual;
  • convicção religiosa, ou quaisquer outros que o dono do bot julgar necessário.

Em casos onde a criptografia for a melhor opção para a privacidade, o Blip Chat oferece a opção de criptografar todas as conversas que os clientes têm com o seu chatbot. Dessa forma, ninguém terá acesso ao conteúdo das conversas, nem mesmo os gestores.

3. Personalização

Ao implementar o canal da Blip em seu site, você pode chegar à conclusão de que ele não se encaixa totalmente no design e estilo da sua marca. Se for o caso, não se preocupe, pois o nosso canal próprio vem com ferramentas de personalização embarcadas, para que você possa adequá-lo ao estilo de sua página. É possível, por exemplo:

  • alterar cores;
  • personalizar o botão flutuante;
  • mudar o plano de fundo e até mesmo como o chatbot chama atenção do usuário proativamente.

Tudo isso permite que esse canal tenha a identidade da sua marca, tornando a experiência do usuário mais fluida e consistente.

blip chat

Em que situações/empresas é mais interessante usar a Blip Chatbot

Os chatbots se tornaram muito utilizados para:

  • aumentar a satisfação dos clientes;
  • gerar vantagem competitiva;
  • reduzir custos de atendimento.

Assim, empresas como bancos, seguradoras e fornecedores de meios de pagamento, que lidam com dados sensíveis dos seus clientes e precisam mantê-los de forma mais segura, devem optar pelo canal da Blip, o Blip Chat, para estar à frente quando o assunto é:

  • segurança;
  • privacidade;
  • personalização.

Ao oferecer para o cliente uma experiência segura e que tenha a identidade visual que se encaixa com a sua marca, é estabelecida uma relação de confiança e consistência durante toda a jornada dele. 🙂

Quer saber mais sobre nossa plataforma de chatbots e como podemos te ajudar a alcançar mais resultados? Converse agora mesmo com nosso time de vendas!


Texto escrito por: Guilherme Valadares, Marketing de Produto na Blip

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀

ebook gratuito