Quando se fala em comércio, existem duas modalidades que são as principais do mercado: atacado e varejo.

Em um contexto geral, o comércio faz parte do setor terciário da economia, ou seja, um dos setores que mais cresce no Brasil.

Segundo pesquisa feita pelo IBGE, as vendas do comércio varejista aumentaram em 1,4% em 2021, enquanto o setor atacadista cresceu 7,1%, no mesmo período.

Esses dados mostram a importância das duas modalidades para a economia nacional. Mas você conhece as diferenças entre atacado e varejo?

Como funciona o atacado

O comércio atacadista ou atacado é uma modalidade de vendas cuja principal característica é a comercialização de produtos em grandes quantidades.

Geralmente as vendas no atacado têm como público-alvo pessoas jurídicas, ou seja, outras empresas e revendedores de produtos. Além disso, os preços no mercado atacadista são menores, pois as vendas acontecem em lotes maiores e têm como foco os revendedores. 

Um bom exemplo de comércio atacadista são as distribuidoras, depósitos e lojas que recebem produtos diretamente das fábricas.

Preciso ter CNPJ para comprar no atacado?

Apenas se for uma exigência do estabelecimento ou se as compras no atacado forem feitas para revender. Logo, qualquer pessoa pode comprar no atacado ou no varejo, mesmo se não possuir um CNPJ.

Como funciona o varejo

Ao contrário do comércio atacadista, as vendas no varejo acontecem em pequenas quantidades de produtos. Por este motivo, o varejo é mais comum na vida das pessoas. 

Normalmente, os varejistas compram os produtos no comércio atacado, para então venderem a preços mais altos para os clientes. 

São exemplos de comércio varejista:

  • farmácias, 
  • perfumarias,
  • livrarias,
  • lojas de roupas
  • papelarias,
  • supermercados etc. 

Confira também: KPIs de vendas: descubra os principais e como mensurar

Qual a diferença entre atacado e varejo

Como listamos acima, atacado e varejo são os dois tipos mais comuns de comércio da atualidade. Mas quais as diferenças entre eles? 

Produtos à venda

A primeira e talvez a principal diferença entre varejo e atacado são os produtos vendidos. Enquanto os produtos no mercado atacadista são vendidos em grandes quantidades, no varejo, as vendas acontecem por unidades.

Concorrência

Por ter como foco outras empresas, o comércio atacadista geralmente tem menos concorrência que o varejo. Isso porque o varejo vende produtos para pessoas físicas, logo, deve se preocupar mais com a concorrência e encontrar formas de conquistar o público. 

Preços 

Outro ponto que diferencia o atacado do varejo são os preços. Por venderem produtos em lotes, caixas e maiores quantidades, o atacado tem preços mais baixos que o varejo. 

Além da quantidade, um fator que influencia a precificação é o fato de os varejistas venderem produtos comprados no comércio atacadista. 

Normalmente as formas de pagamento também são diferentes. No varejo, encontramos mais opções de pagamento, podendo parcelar compras, por exemplo. 

Localização

Os varejistas devem se preocupar mais com a localização do que os atacadistas. Isso porque têm como público-alvo o consumidor final. 

Enquanto os atacadistas precisam de mais espaço para os produtos e são procurados por outras empresas, os varejistas devem estar localizados onde o consumidor final possa ver. 

Uma das formas de ser notado pelos consumidores é marcar presença online e ter uma loja virtual

Marketing

O marketing do comércio atacadista também é diferente do varejo. Um dos fatores determinantes para isso é a diferença de público-alvo. 

Enquanto um comerciante do varejo deve anunciar para o consumidor final, os atacadistas fazem ações de marketing mais voltadas para empresas, ou seja, fazem marketing B2B (Business to Business).

Continue aprendendo:

Modelo híbrido: atacarejo 

Além das duas modalidades que mencionamos acima, existe o modelo híbrido de comércio, conhecido como atacarejo. 

Como o nome já diz, este modelo trabalha com vendas em grandes e pequenas quantidades. Neste contexto, quanto mais se compra, menores são os preços. 

Em termos de estrutura, os atacarejos são bem rústicos e se assemelham a grandes depósitos, sendo um espaço grande e apropriado para compras em pequenas e grandes quantidades. 

Atacado ou varejo, qual a melhor modalidade para investir?

Na hora de escolher a modalidade para investir, é muito importante observar vários fatores, como o crescimento e as tendências do mercado.

Mas, em geral, não existe uma modalidade que seja melhor que a outra, tudo depende de cada investidor. O mais importante é se preparar para os desafios do mercado e ter foco nos clientes.

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀