O que esperar da Black Friday de 2021, a data comercial mais aquecida do ano?

Os últimos anos foram marcados pela pandemia e pelas mudanças repentinas trazidas com ela: distanciamento social, uso de máscaras, restrições e grandes transformações de hábitos. Em 2021 vimos o cenário mudar, porém, as tendências mostram que algumas das mudanças nos hábitos de consumo vieram para ficar

E você, já sabe como reagir a essas novas formas de consumo? Entenda neste artigo como atender melhor seus clientes utilizando novas tecnologias para engajar e turbinar as vendas na Black Friday! 

O que é a Black Friday?

black friday 2021

A Black Friday, data tão esperada pelo comércio atualmente, surgiu nos Estados Unidos como o início das compras para o Natal. Nesta data, empresas costumam promover descontos atrativos com intuito de aumentar o giro de estoque e atrair novos clientes. 

O evento por lá sempre acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças, comemorando na última quinta-feira de novembro. Portanto, ela acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

Black Friday no Brasil

Com o passar do tempo, diversas empresas brasileiras também começaram a participar da festividade. Com o intuito de impulsionar as vendas e seguindo o mesmo calendário estadunidense, a nossa Black Friday está marcada para o dia 26/11.

black friday 2021

 

A Black Friday 2021 no Brasil será no dia 26 de novembro.

 

Inicialmente feita de forma online, com descontos e marketing focados e posteriormente com ações em lojas físicas, atualmente, a temporada é bastante esperada por todos e já virou tradição no país.

Aproveitando um aquecimento da economia e uma melhora na confiança do consumidor, a expectativa é que, aqui no Brasil, a data movimente R$ 110 bilhões de reais neste ano. 

Porém, com as mudanças nos hábitos e formas de consumo trazidas pela pandemia nos últimos anos, devemos nos perguntar: será que as empresas estão prontas para atender às novas necessidades do mercado?

Mudança no padrão de consumo

compras na black friday 2021

É inegável que nos últimos dois anos muita coisa mudou. A pandemia forçou todo o mercado a se adaptar, aproximar de seus clientes, explorar canais digitais e melhorar a comunicação. 

Por sua vez, segundo algumas pesquisas de tendências, os consumidores se tornaram mais exigentes e criteriosos, mais planejados e mais conscientes do seu papel.

Uma pesquisa realizada para a Globo mostrou que:

  • 80% dos clientes já realizaram compras através de novos canais de vendas como WhatsApp ou redes sociais de lojas,
  • 10% participaram de eventos de live commerce, um modelo bastante novo aqui no Brasil. Não sabe o que é essa tendência? Assista ao vídeo abaixo para aprender!

Ou seja: os clientes agora exigem soluções digitais mais ágeis e inovadoras e também uma maior clareza no posicionamento das marcas. 

💡 Quer saber mais sobre o que mudou nos hábitos de consumo? Leia aqui sobre as compras online durante a pandemia!

Analisando em retrospectiva, em 2020 essas mudanças criaram uma vantagem competitiva para aquelas empresas que disponibilizaram canais digitais e que possuíam maior presença em mídias sociais. Porém este ano, a batalha por estes mesmos clientes está muito mais equalizada.

O que pode ser feito para se destacar?

Existem alguns pontos que podem ajudar as empresas a ganhar mais relevância durante este período tão competitivo:

1. Tenha foco no consumidor, na boa experiência e no atendimento humanizado. Crie conexões!

2. Tire proveito dos canais já utilizados pelos seus clientes (WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outros). Lembre-se de criar uma experiência única e marcante, independente do canal escolhido para contato!

3. Atente-se aos prazos de entrega, tenha transparência nas informações de compra e devolução e forneça um atendimento rápido para solução de dúvidas e problemas.

4. Flexibilize as opções de pagamento e considere oferecer benefícios como cashback, programas de fidelidade, entre outros.

5. Utilize soluções tecnológicas para disparo de conteúdos relevantes e também para melhora da performance e direcionamento para canais de dúvidas e vendas.

Mas como tudo isso pode ser feito e como isso pode ajudar a vender mais na Black Friday? Uma das soluções é através do uso de novas tecnologias e do comércio conversacional, vamos entender um pouco mais abaixo.

Novas tecnologias e o comércio conversacional

Quando se escuta na utilização de soluções tecnológicas para impulsionar vendas e atendimento automatizado, quase sempre escutamos a utilização de dados no uso de Machine Learning e Inteligência Artificial.

Para muitos, a primeira impressão é que estamos lidando com uma coisa do futuro, sempre muito distante. Porém, na realidade, soluções de inteligência artificial estão presentes no nosso dia-a-dia, quando surfamos na internet ou nas redes sociais.

Uma aplicação destas tecnologias que vem crescendo bastante é na utilização conjunta com o comércio conversacional. Onde empresas fazem uso de aplicativos de mensagem, em sua grande maioria disponíveis em redes sociais, para atendimento dos clientes. 

A viabilização e escalabilidade deste tipo de comércio pode ser executada de maneira facilitada por soluções que oferecem camadas de abstração e integração de outras plataformas. Um exemplo claro, é a utilização de chatbots. Os mais completos, oferecem atendimento automatizado, ofertas, notificações customizadas e ajudam no direcionamento de clientes de forma mais fluida para canais de transbordo humano como centrais de SAC e de Vendas. 

Estes tipos de soluções integram o que nós chamamos de Contatos Inteligentes. Uma forma mais natural de comunicação que ajuda as empresas a engajar e promover uma melhor experiência com seus clientes. Em contrapartida, os contatos mais eficientes da marca reforçam sua imagem, aumentam a taxa de conversão e diminuem os custos de ineficiência.

Como vender na Black Friday?

São nos desafios para se aproximar e se adaptar com mudanças de comportamento de seus clientes que as empresas conseguem uma maior diferenciação. Sabendo disso, trouxemos algumas dicas para você vender mais nesta data!

Todos os passos abaixo são importantíssimos para aproveitar as oportunidades que a Black Friday 2021 irá trazer. Confira:

1. Ter foco na experiência do cliente

2. Se comunicar nos canais que os clientes mais utilizam de forma a criar uma experiência unificada

3. Ter um posicionamento claro dos produtos

4. Oferecer soluções e informações de forma ágil e inteligente.

Quer conhecer um pouco mais sobre as soluções de Take Blip e como elas podem auxiliar na sua estratégia de vendas e na otimização dos seus canais de atendimento durante ou até mesmo após a Black Friday 2021?

Acesse Take Blip: conheça a plataforma que une chatbots ao atendimento digital ou o nosso website take.netAté a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *