Captação de clientes: o que é + 11 táticas surpreendentes

Aumentar as vendas é um dos principais objetivos de todo negócio e isso não é segredo algum. Pelo contrário, cada vez mais empresas investem em diferentes formas de captação de clientes.

Neste contexto, conquistar novos clientes quer dizer estar presente e atualizado no mercado, resultando no crescimento constante da empresa, independente do ramo de atuação. 

Em geral, uma boa estratégia de captação de clientes consegue fazer com que a empresa não fique tão suscetível a fatores externos. 

Quer aprender o que é captação de clientes e 11 dicas de táticas para conquistar novos clientes? Continue lendo!

Afinal, o que é captação de clientes? 

A captação de clientes é um dos passos mais importantes de um processo de vendas, cujo objetivo é atrair novos clientes e conquistá-los para que fechem negócio. Neste contexto, prospectar clientes faz parte do trabalho das equipes de marketing e vendas dentro de uma empresa. 

Para ter sucesso nessa prospecção ativa de novos clientes é fundamental definir o perfil de cliente ideal. 

Dessa forma, fica mais simples oferecer o maior número possível de novas oportunidades para atrair e acompanhar o cliente em todo o processo de compra

Como captar clientes: 11 táticas surpreendentes 

Dados de captação de clientes

1. Aposte no marketing de conteúdo

Os consumidores quase sempre procuram por informações na internet antes de comprar um produto ou serviço. Muitas vezes eles nem se dão conta do que precisam, mas descobrem graças a estratégias de conteúdo. 

Neste contexto, o Marketing de Conteúdo atua justamente ajudando essas pessoas a encontrarem as soluções que precisam, no momento certo

Uma boa tática é unir práticas de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, guiando os leads até o processo de compra, qualificando e captando novos clientes.

2. Conheça os seus clientes

Já mencionamos a importância de conhecer a persona para acertar na estratégia de captação. Muito além disso, faz parte das boas práticas de captação saber o que os clientes esperam de sua empresa. 

Conhecer a persona é saber sobre os interesses, valores, forma com que se relaciona com a empresa, entre outros. Essas informações servirão como um guia para captar novos clientes. 

3. Esteja onde seu público está

Quando o assunto é comunicação, é muito importante estar alinhado ao público alvo. Por isso, alinhe o discurso e esteja presente nos canais de comunicação que os clientes usam. 

Quais redes sociais eles usam? Que tipo de conteúdo compartilham? Preferem receber e-mails? Qual a melhor forma de estar presente onde o público alvo está? 

Essas perguntas podem ajudar a aprofundar o conhecimento sobre a persona e estabelecer uma comunicação assertiva com novos clientes. Uma forma de fazer isso é implementando uma estratégia omnichannel (ou multicanal).

Confira no vídeo abaixo algumas vantagens sobre ter uma estratégia multicanal:

4. Crie programas de indicação

Você sabia que os seus clientes atuais podem indicar novos clientes? Os programas de indicação e recompensa são uma excelente forma de prospecção de novos clientes. 

Na prática funciona assim: Ao indicar os serviços ou produtos de sua empresa para outras pessoas, os clientes ganham um bônus. Essa troca pode acontecer através de descontos, créditos em compras, cashback, brindes etc. 

5. Faça Inbound e Outbound 

Já vimos a importância de técnicas de Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Mas você ainda pode usar técnicas de outbound em sua estratégia.

Aqui, o objetivo é montar uma equipe de vendas bem preparada para prospectar ativamente. Dessa forma, você estará investindo em mais possibilidades e certamente terá mais formas de chegar até os clientes. 

6. Participe de eventos

Eventos trazem excelentes oportunidades de criar novas conexões e fazer novos negócios. Por isso, a dica é participar dos eventos de relevância para a empresa e seu público. 

Junte a sua equipe e avalie as melhores formas de estar em eventos de formas relevantes para o perfil do cliente ideal. 

7. Faça parcerias

Parcerias também são fatores importantes na captação de clientes e podem otimizar os esforços da empresa na captação de clientes. 

O co-marketing, por exemplo, é um tipo de parceria focada em fazer conteúdo ou eventos entre parceiros. Ações desse tipo podem reduzir os custos de aquisição de novos clientes consideravelmente. 

8. Tenha uma solução clara e definida  

Pode não parecer, mas muitas empresas se perdem na hora de definir o que, como e para quem entrega

Assim como o perfil de cliente ideal, é muito importante ter a solução clara e bem definida, tanto para os clientes quanto para a empresa em si. Somente com isso alinhado será possível ter sucesso na hora de captar novos clientes.  

9. Seja referência em atendimento ao cliente

Ser conhecido por ter bom atendimento ao cliente também é uma tática eficaz para captar novos clientes. Afinal, quem não gosta de ser bem atendido? 

Uma dica é implementar diferentes formas de atendimento e focar em oferecer a melhor experiência ao usuário. Por exemplo, estar disponível em canais onde seu cliente está e oferecer atendimento assertivo são algumas boas práticas. 

Você pode tentar se inspirar se lembrando de situações em que recebeu um bom atendimento de uma empresa. Quais fatores marcaram essa experiência? 

10. Use mídia paga 

Uma das formas mais eficazes de chegar até novos consumidores é através de anúncios pagos em sites de pesquisa e redes sociais. Dentre as maiores vantagens está a possibilidade de segmentar o público alvo e entregar anúncios para quem você deseja

Além de captar novos clientes, a mídia paga também gera tráfego para blogs, sites e outros canais. 

Se bem feita, uma estratégia de mídia paga consegue até mesmo colocar o possível cliente em contato direto com a empresa. Quer saber como? 

11. Aposte nos chatbots

Embora muita gente entenda os chatbots como assistentes virtuais, eles possuem muitas outras funções. Um chatbot pode atuar na captação de novos leads, levantando dados e conseguindo permissão para a empresa entrar em contato direto com o cliente.

imagem falecomumespecialista - Captação de clientes: o que é + 11 táticas surpreendentes

Em outras situações, é possível fazer campanhas Click2 Chat e encurtar o caminho de potenciais clientes até a empresa. 

💡Aprenda mais sobre chatbots com este guia completo

Captação de clientes - bot

Muitas vendas podem até acontecer por acaso. Mas não se pode contar apenas com a sorte quando o assunto são vendas. Afinal de contas, já sabemos que quanto mais clientes, maiores as oportunidades de negócios. 

Por fim, captar clientes é uma forma de gerar oportunidades de vendas, aproximando-se do público e apostando em diferentes estratégias. 

Gostou das nossas dicas? Quer aprender como encantar os clientes e vender mais e melhor? Confira o nosso kit de conteúdo sobre atendimento ao cliente.

Tulio Moura

Tulio Moura

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria

ebook gratuito
ebook gratuito

Saiba como agilizar o seu processo de vendas com os chatbots