Não é novidade que a internet mudou a maneira com que fazemos negócio. Temos cada vez mais pessoas comprando em lojas virtuais. Isso já fazia parte da nossa rotina há um tempo, mas se intensificou bastante com a pandemia. 

Com as pessoas ficando cada vez mais tempo online, usar as redes sociais como canal de vendas é fundamental para o crescimento do negócio. E aproveitar os recursos do Instagram é bem mais simples do que parece

No texto de hoje, vamos abordar conceitos importantes sobre comércio eletrônico e impacto das redes sociais no comportamento do consumidor, e também dar dicas de como utilizar o Instagram como canal de vendas. Bora lá?

Social commerce

O mundo parou em 2020. Com o home office, lojas fechadas, horários reduzidos e protocolos de distanciamento, houve um crescimento super acelerado do número de usuários nas redes sociais: atualmente são cerca de 4,20 bilhões em todo o mundo, um aumento de 13,2% em comparação ao ano passado. É o que revela a pesquisa Digital 2021 realizada pela We Are Social e Hootsuite. 

Dados que mostram o uso das mídias sociais no mundo inteiro.
Fonte: Digital 2021 | We Are Social

Com as pessoas ficando mais tempo online, a compra de produtos e serviços pela internet também aumentou. De acordo com o eMarketer, o e-commerce cresceu 27,6% em todo o mundo durante 2020, alcançando a marca de 4,280 trilhões de dólares. Somente a categoria Moda e Beleza movimentou mais de 665 bilhões de dólares no último ano. E isso não deve mudar com a retomada da “normalidade” pós vacina.

Como consequência, o social commerce, termo utilizado para descrever o comércio realizado por meio das redes sociais, vem se fortalecendo a cada dia. A estimativa é que até 2027 seja comercializado mais de 604,5 bilhões de dólares somente através das redes sociais

Isso significa que, com o comércio social, toda a experiência de compra – desde a descoberta do produto até a conclusão do pedido – acontecerá diretamente através de redes sociais como Facebook e Instagram.

Redes sociais como canal de vendas

Com o consumidor cada dia mais digital, investir no social commerce de forma inteligente é fundamental para potencializar as vendas de qualquer negócio. 

Ainda segundo a pesquisa “Digital 2021”, cerca de 45% dos usuários globais da Internet recorrem às redes sociais para procurar informações sobre produtos ou serviços que estão pensando em comprar. Este número é ainda maior entre os jovens, conforme ilustra o gráfico abaixo:

Os primeiros canais utilizados para se encontrar uma marca.
Fonte: Digital 2021 | We Are Social

No Brasil não é diferente. Para você ter uma ideia, as vendas no e-commerce tiveram uma alta de 57,4% no primeiro semestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 78,5 milhões de compras online em apenas três meses. E, como vimos, as redes sociais são indispensáveis neste processo.

As marcas que buscam obter uma fatia do bolo do comércio social devem estar atentas ao que acontece nas redes e investir nas plataformas corretas, que se encaixam com o público e estratégia de negócio da marca.

Afinal, por que vender pelo Instagram?

Se você ainda não começou a vender no Instagram, pode estar perdendo uma grande oportunidade. Sendo atualmente a quarta maior rede social do mundo, o Instagram já conta com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos em todo o planeta. 

O Brasil ocupa nada menos que o terceiro lugar no ranking dos países com mais usuários! São mais de 99 milhões de contas no país.

Além disso, 70% das pessoas descobrem novos produtos por meio do Instagram, segundo informações da própria rede. Dessa forma, aprender a vender no Instagram ajudará sua empresa a alcançar seu público-alvo assertivamente e impulsionar as vendas. Mas, por onde começar?

Dicas básicas para começar suas vendas no Instagram

Foi-se o tempo em que o Instagram era um mero aplicativo para compartilhar fotos. Com o comércio social, a rede se tornou uma vitrine e loja online para as marcas. Usar a rede para vender é bem mais simples do que parece. 

Se liga nas dicas para deixar sua empresa mais atrativa e converter mais com o Instagram:

  • Invista no perfil: escolha uma boa foto, escreva uma biografia bem elaborada e com um CTA, inclua o link para seu WhatsApp, loja ou site e utilize uma estética visual consistente.
  • Use os anúncios do Instagram para alcançar seu público-alvo e impulsionar as vendas.
  • Faça publicidade nos stories e Reels. Certifique-se de chamar a atenção do usuário nos primeiros segundos.
  • Ofereça código de desconto exclusivamente para seus seguidores.
  • Faça parceria com influenciadores. O marketing de influência oferece às marcas uma oportunidade única de atingir um público engajado.
  • Acerte na legenda e na qualidade da imagem/vídeo. Investir numa legenda atraente e ilustrações chamativas é fundamental para chamar a atenção do usuário.
  • Interaja com seus seguidores. Não adianta só postar. Responda directs e comentários, ofereça conteúdo de valor, seja autêntico e configure um chatbot (spoiler alert: falaremos mais sobre isso adiante).

Recursos de compras no Instagram

O Instagram Shopping é um recurso que permite que contas comerciais identifiquem produtos com links compráveis. Isso torna o Instagram não apenas um canal de alcance e engajamento, mas também uma vitrine digital para as marcas que investem na rede.

Funciona assim: depois de fazer o cadastro dos seus produtos, basta marcá-los nos posts para fazer as vendas direto do seu feed ou stories. Dessa forma, os usuários conseguem comprar os produtos apresentados nas fotos e vídeos de qualquer lugar no aplicativo.

São várias funcionalidades agregadas ao Instagram Shopping.

Exemplo de como usar o Instagram Live Shopping para vender na plataforma.

Loja da marca

Após cadastrar seu catálogo de produtos, uma loja dentro da rede é criada para você. Funciona como uma vitrine digital que permite aos usuários comprarem diretamente nas páginas de perfis comerciais.

Loja do Instagram

Esta é uma seção dedicada a postagens de produtos que possibilitam aos usuários descobrirem novas marcas. Aqui, se encontram uma série de recursos:

  • Wishlist: lista de desejos das postagens “salvas” pelos usuários.
  • Lojas: são sugeridas marcas de acordo com o perfil de interação de cada usuário.
  • Coleções e Guias: funcionalidades que permitem às empresas personalizarem suas lojas com agrupamento de produtos. Funcionam como catálogos digitais.
  • Vídeos: como também é possível indicar produtos disponíveis nos vídeos, essa seção é similar ao explorar, mas apenas com este formato de post.

Página de detalhes do produto

Aqui se encontram todas as informações importantes do produto: descrição, imagem, preço e botão com link para compra.

Tags de compras

Ao utilizar uma tag, você consegue marcar produtos de seu catálogo nos stories ou demais postagens do Instagram. Ao clicar nesta opção, o usuário é direcionado para a página do produto no Instagram.

Anúncios com etiquetas de preço

Também é possível promover produtos com as tags de preço. Esta é uma ótima estratégia de vendas, uma vez que possibilita à marca ampliar seu alcance no Instagram trabalhando o fundo de funil. 

Desta maneira, você consegue indicar a milhares de pessoas do seu público de interesse que aquele produto está disponível para compra e já fornecer ali mesmo informações adicionais sobre o seu produto: descrição, preço, tamanho e, o mais importante, link direto para compra.

Finalizar a compra no Instagram

Também conhecido como check-out, esta nova funcionalidade permite ao usuário finalizar a compra diretamente no aplicativo. Por enquanto, o recurso está disponível somente para algumas contas nos Estados Unidos, mas já está nos planos do Instagram disponibilizar a finalização da compra em outros países.

Todos os recursos citados acima estão disponíveis para perfis comerciais no Instagram. Caso a sua conta esteja configurada como um perfil pessoal, não se preocupe, pois é bem fácil alterar. Você também precisa realizar algumas configurações para desbloquear o Instagram Shopping. Confira o passo a passo completo aqui.

Invista no atendimento ao cliente e venda mais

Para a maioria das marcas, o Instagram não costuma ser usado como um canal de atendimento ao cliente. Mas, se você quer impulsionar seu negócio, prepare-se para atender pela plataforma.

Sabemos que escalar o suporte ao cliente não é tarefa fácil, mas a API do Messenger para o Instagram veio para te ajudar (e muito!) nesta tarefa.

Atendimento e vendas com a Messenger API no Instagram

A abertura da API do Messenger para Instagram é um divisor de águas para as marcas. Com a novidade, sua empresa poderá automatizar o atendimento na rede social proporcionando uma maior satisfação aos seus clientes, além de reduzir os custos de operação.

A solução de mensageria no Instagram vai muito além do suporte, é parte da mudança do comércio conversacional. A nova Messenger API permite que as empresas integrem as mensagens no Instagram com seus sistemas de atendimento ao cliente. 

Além disso, também é possível criar respostas automatizadas e realizar facilmente o transbordo para um atendente humano. Assim, a marca não quebra a experiência do usuário, automatizando processos triviais e direcionando para o agente quando necessário.

E, claro que, se você já é um cliente Blip, pode aproveitar essa novidade! Algumas regras devem ser seguidas para a liberação da API no Instagram, mas são bem simples e nosso time de suporte está preparado para ajudar! 

Com a Blip, seu negócio será capaz de:

  • responder e segmentar todas as mensagens de tráfego;
  • criar e dar permissões às equipes de serviço;
  • formatar relatórios personalizados;
  • oferecer ao cliente a melhor experiência de suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Veja mais sobre como escalar o atendimento no Instagram.

Recapitulando: 

Com as pessoas recorrendo às redes sociais para conhecer marcas e produtos com mais frequência, oferecer uma boa experiência de suporte e vendas nesses canais se torna um diferencial para qualquer negócio, independente do segmento ou tamanho.

Como vimos, o Instagram está evoluindo cada vez mais para possibilitar uma experiência mais interativa entre marca e cliente, eliminando qualquer obstáculo da jornada de compra.

Além de disponibilizar vários recursos para tornar a plataforma um local de vendas, o Instagram aprimorou sua plataforma para suportar o atendimento ao cliente.

Utilizando a Messenger API do Instagram, a marca consegue fornecer uma experiência aprimorada e de alta qualidade para o seu cliente.  Quer saber mais sobre integrar o Instagram com a sua empresa? Agende agora mesmo uma reunião com nossos especialistas e impulsione suas vendas no Instagram.

Se você gostou da leitura, confira alguns textos que podem ajudar você a decolar seu negócio digital:

Converse com nosso time e descubra como conversas inteligentes podem transformar o atendimento do seu negócio

Mais Lidos

Gostou do nosso conteúdo?

Agora que já chegou até aqui, adoraríamos saber o que tem achado de nós 😀