Confira as 6 melhores dicas de como vender online!

Como vender online

Quer ouvir o conteúdo sobre vender online? É só clicar no player abaixo!

Vender online hoje em dia, não é tão difícil como parece. O mais importante é seguir um plano personalizado para seu nicho de mercado.

Tanto as empresas ou empreendedores que não investem na expansão dos seus negócios digitalmente estão perdendo uma grande oportunidade de mostrar-se no mercado e de alavancar suas vendas.

Depois da pandemia em 2020, as compras online aumentaram consideravelmente pela praticidade e conforto do processo.

Por isso, esse momento é perfeito para começar a dar os primeiros passos em direção às  vendas online.

Criamos um guia e você pode navegar entre os tópicos clicando abaixo:

Com esse post você irá aprender 6 dicas de como vender online e como estruturar esse bem esse tipo de venda. Vem comigo!

Como vender online?

Vender online é estar a disposição para que seus clientes ideais encontrem seu produto, até mesmo quando você estiver dormindo, sim é verdade!

A internet já é a maior expositora para vendas online que se tem notícias e estar fora dela é fazer menos com muito, pelo fato de que seus objetos de venda podem se vender sozinhos.

Expor sua marca na rede de uma maneira única, faz com que seja reconhecida entre todos os outros que fazem ou vendem a mesma coisa.

Além de que como seria se sua loja ou serviço estivesse aberto o tempo todo, todo dia. Sem contar que é possível segmentar para quem seu anúncio e/ou divulgação pode chegar e ainda obter classificação de clientes.

Veja essas vantagens:

Maior abrangência

Sua loja virtual não vai ter paredes, isso quer dizer que ela pode chegar até aos confins da terra. Mas não se iluda com essa proposta, pois seu produto não é para todo mundo e nem é para ser usado de qualquer modo, mas é muito legal a exposição, né? Então é preciso pesquisar para que seu trabalho consiga entregar exatamente o que promete, onde você definir.

Vendas por pedido

Essa com certeza é um grande benefício de vender online, pois não é preciso ter um estoque muito grande e ainda dá para especificar na hora da compra que o pedido vai levar ‘X’ tempo para ser entregue. Dessa maneira, o combinado não sai caro.

Agora se atente para essas 6 dicas valiosas de como vender online, a seguir.

6 dicas de como vender online [+ dica bônus!]

Como vender online

1. Se planeje

Essa é a hora que você define o que e para quem vai vender, entender bem isto, vai estabelecer uma base sólida para seu negócio. Uma dica de ouro aqui é oferecer produtos que atendam necessidades específicas de um público muito bem definido, assim a chance de sua loja atender às suas expectativas será bem grande.

Outro ponto é escolher seus canais de venda, como dissemos anteriormente, nem tudo é para todo mundo e seu meio de vendas precisa combinar com seus recursos.

Saiba quem são seus concorrentes, veja todos os detalhes do produto deles, saiba o valor das mercadorias, como a marca é vista no mercado, que tipo de anúncios fazem, assim também é possível se destacar deles. 

Invista em divulgação, não é porque seu trabalho está na internet que não precisa de visibilidade, como as pessoas vão te conhecer se não chegar até elas. Faça um apanhado de onde seus compradores ideais estão, assim é só estar no mesmo espaço que eles.

2. Conheça seu mercado

Saber exatamente para que tipo de pessoa seu produto serve ou qual a solução ele atende é essencial para direcionar suas vendas para o caminho certo.

Esse é o momento que um mapeamento de mercado fará com que haja clareza onde os seus pés estão querendo pisar. Identificar em qual região do país existem mais produtos parecidos com o seu, entender qual é a qualidade dos produtos que já estão sendo oferecidos, para saber qual o seu diferencial será de grande importância.

Pesquisar também quais processos de venda fazem sentido para sua marca é interessante para se adequar ao seu público alvo, afinal, você não quer ver todo o seu precioso trabalho bater na trave e voltar só porque seus compradores desistem no meio do processo de compras, não é mesmo?

3. Saber qual o investimento necessário

É verdade que vender um online exige um investimento menor do que bancar o comércio tradicional. mas não é por isso que não é preciso pensar em:

  • quanto de matéria-prima vai precisar dispor para as primeiras vendas;
  • vai precisar de uma equipe;
  • vai vender por marketplace (plataformas que vende diversos produtos) ou vai ter uma estrutura particular; 
  • que tipo de contratos vai ter com a empresa de logística.

Pensar e consolidar estes fatores vai trazer eficiência para sua administração online.

4. Mostre o valor do que você vende

Você é o especialista mor no seu produto, é você quem o conhece, confia e acredita nele.

Muitas vezes é você mesmo que o faz, põe sua mão na massa e acima de tudo sabe onde ele se encaixa direitinho.

Fale com paixão de como foi o processo de criação, porque você faz o que faz, humanizar um pouco a sua explicação dos seus produtos não vai fazer mal, ao contrário, vai chegar mais perto das pessoas. Tente entender um pouco mais sobre o marketing Human to Human.

É dessa forma que convencerá seus clientes ideais sobre o motivo que eles devem comprar de você e não do outro. Realce o fato de que seu produto não tem um preço e sim valor agregado. Destaque bem como o que está vendendo resolve um problema, traz uma alegria ou tem um objetivo próprio.

O tanto que você for bem nas descrições do seu produto vai dizer quais resultados vai alcançar, ou seja vender muito.

Não economize nas imagens, elas precisam traduzir em imagens tudo aqui que você está dizendo na descrição do seus produtos.

5. Invista em atendimento inteligente

Nada melhor do que desfrutar de um bom atendimento ao cliente! Pois isso, depois de todo trabalho que você teve planejando, entendendo e investindo no seu trabalho, não pode deixar de lado uma parte essencial do processo: atender bem antes, durante e depois das vendas.

Antes para chamar a atenção, durante para gerar interesse e depois para criar conexão e fidelizar seus clientes. 

Hoje já existe contato inteligente híbrido, que funciona com chatbot e atendente humano. Trazer o contato inteligente para sua estratégia fará com que seu trabalho no ambiente virtual, mesmo que pequeno, seja luxuoso porque mostra que sua marca se importa com o bem estar de seus clientes.

Existem várias propostas adequadas e características para cada segmento de mercado, em Take Blip por exemplo, é possível conhecer os diversos tipos de soluções com certeza uma delas é ideal para seu negócio e com certeza vai te surpreender.

Utilizando um contato inteligente de Take Blip suas conversas se transformaram em vendas e criaram uma conexão genuína com sua marca.

6. Crie uma estratégia de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia digital para atrair as pessoas para um ambiente online com conteúdos que façam diferença na vida das pessoas, que sejam significativos e interessantes.

Para que essa estratégia seja gentil e traga resultados consistentes de vendas é importante que sua loja tenha um blog, onde serão hospedados conteúdos relevantes, onde seu produto seja a resposta para as dúvidas de seus clientes.

É verdade que essa estratégia leva pelo menos 6 meses para começar a trazer os primeiros clientes, mas pense no seguinte cenário: se você trabalha com planos de viagem e quando uma pessoa pesquisa nos motores de busca: a palavra viagem e o primeiro resultado da busca que aparece é o do seu blog. 

Sabe o que isso quer dizer? Que seu blog tem mais chances de ser o primeiro em que seu cliente em potencial vai entrar para buscar seus serviços.

Dica bônus

7. Seja feliz com suas vendas online

Manter um negócio, ainda mais próprio, sempre vai ser desafiador, porque vivemos em um mundo de diferenças. E para não cair na armadilha de desistir antes mesmo de começar, descanse, respire e fique em paz. Com certeza você está fazendo tudo que pode e nem sempre as “coisas” ficaram sob controle.

Dessa forma, manter o prazer no seu trabalho não será um fardo e sim uma satisfação

Agora que você já entende como vender online, descubra por que e como fazer um atendimento automatizado na sua empresa!

Bárbara Georgiane

Bárbara Georgiane

Receba conteúdos como este em seu e-mail!

Sumário

Escolhas do Editor

Os mais lidos da Categoria